Bom, minhas aulas de computação gráfica são em java, e pro trabalho, estava querendo desenhar um jatinho voando.
Então apareceram 2 problemas logo de cara:
[list]como eu vou desenhar um polígono arredondado, cheio de curvas?[/list]
[list]como eu vou fazer efeitos de blend (pro sol) e alpha (transparência - pra fazer um desfoque radial, dando impressão de movimento) ?[/list]
Alguém tem alguma solução melhor do que desenhar cada curva separada?
pra fazer alguma coisa realmente redonda, basta usar NURB. (Non-uniform, rational, b-spline), desfoque radial é outra tecnica, não é simples assim nao… só com shader language.
Se voce quer fazer algo quase-redondo, aquilo é efeito de iluminacao. Basta usar muitos poligonos e ajustar as normais que a iluminacao faz smooth, e parece ser “redondo”.
dá pra usar opengl em java, mas acho que o pessoal costuma usar um tal de java3d.
na boa? esqueça java… em CG a linguagem é o menor dos teus problemas, e java é um SACO pra fazer calculos por causa da tipagem
Cara, aprender a trabalhar com matrizes e algebra linear é essencial antes de começar a querer desenhar. Ou entao use algum toolkit por que codificar cameras e movimento para quem nao sabe o que tá fazendo é chato…