Como desenhar um polígono arredondado? E como fazer blend e alpha?

Falaê galera!

Bom, minhas aulas de computação gráfica são em java, e pro trabalho, estava querendo desenhar um jatinho voando.

Então apareceram 2 problemas logo de cara:
[list]como eu vou desenhar um polígono arredondado, cheio de curvas?[/list]
[list]como eu vou fazer efeitos de blend (pro sol) e alpha (transparência - pra fazer um desfoque radial, dando impressão de movimento) ?[/list]

Alguém tem alguma solução melhor do que desenhar cada curva separada?

poligono redondo nao existe… ehehhehehhe

pra fazer alguma coisa realmente redonda, basta usar NURB. (Non-uniform, rational, b-spline), desfoque radial é outra tecnica, não é simples assim nao… só com shader language.

Se voce quer fazer algo quase-redondo, aquilo é efeito de iluminacao. Basta usar muitos poligonos e ajustar as normais que a iluminacao faz smooth, e parece ser “redondo”.

dá pra usar opengl em java, mas acho que o pessoal costuma usar um tal de java3d.

na boa? esqueça java… em CG a linguagem é o menor dos teus problemas, e java é um SACO pra fazer calculos por causa da tipagem

http://nehe.gamedev.net esse cara faz tutoriais de opengl para iniciantes

Cara, aprender a trabalhar com matrizes e algebra linear é essencial antes de começar a querer desenhar. Ou entao use algum toolkit por que codificar cameras e movimento para quem nao sabe o que tá fazendo é chato…

O cálculo com matrizes e álgebra linear é o de menos, já lido com isso há um tempão.

O problema era o java mesmo… se fosse C++, fazia com o DX ou com o OpenGl tranqüilo.

Vou ver se consigo com o opengl.

Valeu cara! =]

[quote=Ken Himura]O cálculo com matrizes e álgebra linear é o de menos, já lido com isso há um tempão.

O problema era o java mesmo… se fosse C++, fazia com o DX ou com o OpenGl tranqüilo.

Vou ver se consigo com o opengl.

Valeu cara! =][/quote]

opa, ontão o que você é o JOGL, acho que isso resolve seus problemas hehe

será que java 2d não resolve!?..

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/2d/overview/shapes.html

Java 2d resolve, mas agora não dá mais tempo…

Fiz um fractal mesmo, ficou bonito e “complexo”. xD

Valeu galera!