Pessoal estou desenvolvendo uma aplicação em Java com o intuito de fornece-la de forma open source, contudo me ocorreu agora uma dificuldade, para os usuários comuns que querem apenas utilizar a aplicação pronta como posso disponibillizar junto com ela o banco de dados já configurado. Por exemplo, suponde que minha aplicação acesse o MySQL, como disponibilizar a minha aplicação em Java já com o banco configurado e pronto para uso. Tem jeito?
Uma solução seria você utilizar o HSQLDB.
Ou adicionar ao instalador da sua aplicação o banco de dados que você utiliza já configurado.
Mas, nesse caso, eu acho que juntamente com a instalação da sua aplicação teria de ter a instalação do banco que você utiliza e após instalar o banco, você teria de rodar toda a estrutura do banco (tables, procedures, etc.).
Se o intuito disso é apenas disponibilizar para que possam apenas utilizar, ver como funciona é melhor utilizar o HSQLDB (esse é o meu ponto de vista).
Assim ele (HSQLDB) poderá ir “junto” e você não precisará instalar mais nada além da sua aplicação.
Tem tb o Derby do grupo Apache que vc pode incluir dentro do teu projeto e é bem leve (tamanho).
Olá pessoal !!! Também fiquei curioso de como disponibilizar num pacote único, a sua aplicação com o seu Banco de Dados !!!
Realmente é possível ?
Como funciona, de forma breve, o Derby ?
[]'s
[quote=Vinicius - StakeHolder]Olá pessoal !!! Também fiquei curioso de como disponibilizar num pacote único, a sua aplicação com o seu Banco de Dados !!!
Realmente é possível ?
Como funciona, de forma breve, o Derby ?
[]'s
[/quote]
Sim é possivel disponibilizar tudo num pacotão e dá até para usar Hibernate
Resumão: ele pode operar em 2 modos principais.
-
Como um SGDB servidor normalmente funcionaria (pense em como o oracle ou mysql funcionam).
-
Como um SGDB stand-alone, isto é, o derby é carregado quando sua aplicação e é “desligado” quando ela termina.
Para maiores informações, baixe o derby (são só 10 mb) descompacte e dentro dele você encontrará uma pasta chamada docs. Lá tem tudo o que você quer saber.
Outro lugar bom para você começar: http://java.sun.com/developer/technicalArticles/J2SE/Desktop/javadb/
Embora o artigo fale sobre um tal Java db, esse tal Java db é o derby.