Como é feita a distinção Programador Jr, Pleno e Sênior?

Acho que vcs mostraram a tal da carreira em Y. A da Anime é claramente o braço gerencial. Coordenar mais, ou invés de programar mais. A do gomesrod é o braço técnico.

[quote=gomesrod][quote=Anime]

  • Junior ? Codificação de programas simples e médios, codificação de testes unitários, desenvolvimento de documentação de programas, conhecimento de conceitos de sistema operacional, preparação de documentos de programa, compreensão técnica de inspeção de programa e de código, planejamento próprio, reporte de trabalho em nível de tarefa, desenvolver cenários de teste de programas e componentes, diagnósticos de problemas de aplicativos, elaboração de fluxogramas, conhecimento de linguagens e tecnologia.
  • Pleno ? Elaboração de projetos de componentes, documentações de projetos, desenvolvimento de planos de testes, projeto de interfaces.
  • Sênior ? Experiência em planejamento de equipe, gestão de pessoas, diversas linguagens de programação e sistemas operacionais.

Gostei dessas regrinhas,por elas acho que posso me considerar Sênior rsrsrs…[/quote]

Só tem uma coisa que não me parece certo nessa maneira de classificar, é que ela separa como se fossem funções diferentes, cada um faz um certo tipo de coisa nada a ver com o outro…

  • O Júnior programa e faz o serviço chato (documentação).
  • O pleno faz o design.
  • O senior é um tipo de gestor.

Eu acho que a diferença está mais no nível de conhecimento e em algumas caracteristicas pessoais (como a iniciativa e a liderança, que vc citou)

Minha classificação seria assim:

O Júnior conhece a linguagem, mas não tem muita experiência e ocasionalmente precisa recorrer a ajuda em tarefas do dia-a-dia.
O pleno se vira perfeitamente nas coisas do dia-a-dia, mas não tem conhecimento para as questoes técnicas mais profundas.
O Senior é aquele cara que não tem ninguém para pedir ajuda, ou ele sabe ou ele sabe rsrsrs. Precisa ser um bom mentor para auxiliar os demais.

Isso, é claro, em um mundo ideal. Em toda empresa tem distorções, já vi muito Junior e Senior com os cargos trocados :slight_smile: [/quote]

Concordo!

Vivendo e aprendendo…não sabia o que era então corri atrás…

http://www.zap.com.br/revista/empregos/tag/planos-de-carreira-em-y/

Valeu galera
com todas essas informações
já tenho uma definição!

[quote=Anime]Bom Dia,

  • Junior ? Codificação de programas simples e médios, codificação de testes unitários, desenvolvimento de documentação de programas, conhecimento de conceitos de sistema operacional, preparação de documentos de programa, compreensão técnica de inspeção de programa e de código, planejamento próprio, reporte de trabalho em nível de tarefa, desenvolver cenários de teste de programas e componentes, diagnósticos de problemas de aplicativos, elaboração de fluxogramas, conhecimento de linguagens e tecnologia.
  • Pleno ? Elaboração de projetos de componentes, documentações de projetos, desenvolvimento de planos de testes, projeto de interfaces.
  • Sênior ? Experiência em planejamento de equipe, gestão de pessoas, diversas linguagens de programação e sistemas operacionais.

Bibliografia:http://www.profissionaisti.com.br/2010/04/cargos-de-ti-programador-juniorplenosenior/
[/quote]

gestão de pessoas, planejamento da equipe??? desde quando estas atribuições são tarefas de um desenvolvedor senior?
isto é tarefa do gestor…

Pessoal

Vamos lá:

  • Trainee: estag que temos que ensinar todos os macetes, dar as orientações, conferir suas tarefas e dar constante feedback

  • Junior: estag sênior que já responde sozinho por tarefas de complexibilidade baixa e pode participar de tarefas de complexibilidade mais alta desde que ela seja executada com um Pleno/Sênior

  • Pleno: desenvolvedor que já consegue projetar, documentar, liderar frentes de trabalho de complexibilidade baixa/média e dar apoio a um determinado número de juniores e trainees

  • Senior: desenvolvedor que projeta, arquiteta, documenta, lidera, negocia, executa tarefas de gestão de pessoas (time), recursos (budget) e consegue traçar estratégias de implementação que viabilizem as premissas de prazo/esforço/qualidade estipulados para o projeto.

Estas são as competências que são cobradas por mim e em COMUM A TODAS ELAS É A EXPERIÊNCIA, MATURIDADE, POSTURA E CONHECIMENTO TÉCNICO. Se fossemos fazer uma analogia a Star Wars:

  • Trainee = Droids

  • Junior = Padawans

  • Pleno = Cavaleiros Jedi

  • Sênior = Mestres Jedi

  • Master = Mestres do Conselho/Sith (Yoda, Palpatine, Wintu, Doku)

Hehe … At+

1 curtida

ae, eu sou SÊNIOR e faço tudo, sou o prório time de desenvolvedores da minha empresa: fiz sozinho um projeto de 1.000.0000 de reais.

Mas quase tudo do meu sistema peguei pronto do google dando uns crtl+c e crtl+v, frameworks, componentes etc…

!

[quote=fabiomariner]um programador jr é tratado como lixo, tudo q ele toca é tratado como lixo na empresa e nos fóruns de discussão, aqui mesmo no guj já mostrei alguns códigos em q tive dúvidas (enquanto for jr não farei isso novamente) e bizarro foi o termo mais agradável q usaram pra descreve-los, sem falar q os profissionais seniores estão pouco se lixando pro q vc pensa e quando der um vacilo (e vc dará vários) eles não exitarão em mostrar como realmente é um programador mostrando uma completa desunião do setor disparando críticas destrutivas pra todos os lados… é eles adoram isso, no início eu gostava de programar até sentir isso, hj quando faço uma linha de código vejo lixo e não gosto de fazer lixo na verdade odeio, estou sempre estudando menos q antes assumo pq antes achava q poderia conseguir de forma rápida algum conhecimento pra ser respeitado, hj vejo q estou longe disso… já um pleno acredito q não seja assim menos ainda um sênior.

desculpem o desabafo

é possível q abaixo venha mais críticas destrutivas[/quote]

Bom… ressuscitou um tópico xD

Eu discordo, eu sou Junior e não passo por isso…

Mas se você não gosta muito do seu código, você pode melhorar, leia sobre isso, veja como outros trabalham com isso… vá em foruns e coloque se codigo, peça ajuda no que pode melhorar…

O ideal é você ter isso no ambiente de trabalho também, onde você tenha uma orientação de pessoas mais experientes para definir qual o melhor modo de organizar/desenvolver o sistema… pena não ser sempre essa realidade…

Se você trabalha numa equipe que tenha mais pessoas, veja o código deles e a diferença entre o que eles fazem e o que você faz…

[quote=fabiomariner]um programador jr é tratado como lixo, tudo q ele toca é tratado como lixo na empresa e nos fóruns de discussão, aqui mesmo no guj já mostrei alguns códigos em q tive dúvidas (enquanto for jr não farei isso novamente) e bizarro foi o termo mais agradável q usaram pra descreve-los, sem falar q os profissionais seniores estão pouco se lixando pro q vc pensa e quando der um vacilo (e vc dará vários) eles não exitarão em mostrar como realmente é um programador mostrando uma completa desunião do setor disparando críticas destrutivas pra todos os lados… é eles adoram isso, no início eu gostava de programar até sentir isso, hj quando faço uma linha de código vejo lixo e não gosto de fazer lixo na verdade odeio, estou sempre estudando menos q antes assumo pq antes achava q poderia conseguir de forma rápida algum conhecimento pra ser respeitado, hj vejo q estou longe disso… já um pleno acredito q não seja assim menos ainda um sênior.

desculpem o desabafo

é possível q abaixo venha mais críticas destrutivas[/quote]

Engraçado, vi seu histórico aqui no GUJ cheio de dúvidas bastante básicas e um pessoal te respondendo de maneira bem educada. Claro que as vezes vem um ou outro menos cordial, mas enfim, não é a regra geral.

E também discordo. Aqui na empresa tratamos bem os juniores. Não generalize sua experiência, pois ela não é regra do mercado. Se em seu trabalho está assim, troque de emprego.

Reclamar no fórum não vai deixar as pessoas de lá mais educadas.
Eles deveriam ter ensinado isso a eles em casa. =(

Jr - conhece alguma teoria, mas tem pouca prática
Pleno - equilibra conhecimento e prática
Senior - já tem sua própria teoria

[quote=ViniGodoy][quote=fabiomariner]um programador jr é tratado como lixo, tudo q ele toca é tratado como lixo na empresa e nos fóruns de discussão, aqui mesmo no guj já mostrei alguns códigos em q tive dúvidas (enquanto for jr não farei isso novamente) e bizarro foi o termo mais agradável q usaram pra descreve-los, sem falar q os profissionais seniores estão pouco se lixando pro q vc pensa e quando der um vacilo (e vc dará vários) eles não exitarão em mostrar como realmente é um programador mostrando uma completa desunião do setor disparando críticas destrutivas pra todos os lados… é eles adoram isso, no início eu gostava de programar até sentir isso, hj quando faço uma linha de código vejo lixo e não gosto de fazer lixo na verdade odeio, estou sempre estudando menos q antes assumo pq antes achava q poderia conseguir de forma rápida algum conhecimento pra ser respeitado, hj vejo q estou longe disso… já um pleno acredito q não seja assim menos ainda um sênior.

desculpem o desabafo

é possível q abaixo venha mais críticas destrutivas[/quote]

Engraçado, vi seu histórico aqui no GUJ cheio de dúvidas bastante básicas e um pessoal te respondendo de maneira bem educada. Claro que as vezes vem um ou outro menos cordial, mas enfim, não é a regra geral.

E também discordo. Aqui na empresa tratamos bem os juniores. Não generalize sua experiência, pois ela não é regra do mercado. Se em seu trabalho está assim, troque de emprego.

Reclamar no fórum não vai deixar as pessoas de lá mais educadas.
Eles deveriam ter ensinado isso a eles em casa. =( [/quote]

Aprender a conviver com críticas é fundamental. Extrair conhecimento delas é o que seleciona os vencedores, colecionar mágoas não faz bem para a saúde.

Bom dia

caros amigos preciso algumas dicas sobre
programação,

estou com um problema repetitivo e infindável , se por gentileza os amigos

se dispor a ajudar, ficarei muito grato,

é o seguinte.

para realizar meu trabalho, sem erros, tenho que encontrar três
letras repetidas na tela ex. ase , ast , ash, rdt etc.

dentro de um infindável texto … poderia fazer isto simples usando a
busca do editor. procurando sequencia por sequencia

só que acaba demorando demais , eu preciso que o editor selecione de
forma automática todos os pontos coincidentes com 3 letras dentro de
todo o arquivo de texto

mesmo se as três letras estando junto com outras ex. asr junto com qasr

ou seja encontrar um valor repetido em um texto de forma automática

o texto esta em formato simples .txt

apenas tenho os programas simples na maquina … word , exccel

att. jose

jonereu, por quê não abre seu próprio tópico em vez de postar em tópicos que nada tem relação com sua dúvida?

desculpa ai amigo…não desejo incomodar

ignore a mensagem

att. jose

gestão de pessoas, planejamento da equipe??? desde quando estas atribuições são tarefas de um desenvolvedor senior?
isto é tarefa do gestor…[/quote]
Depende da empresa, ou melhor, da equipe. As vezes o Sr. acaba acumulando um certo nível de gerenciamento de pessoas (define em qual atividade está alocado, por exemplo).

O que difere um júnior, pleno e sênior é basicamente o tempo de experiencia, e nível de responsabilidade. JEE são especificações do java para aplicações no mundo corporativo, é basicamente o Java voltado para WEB entre outras coisas . O Java JSE é o Java básico aplicações desktop ou só a base do Java sem adições de biblioteca.