Como é feita a distinção Programador Jr, Pleno e Sênior?

Tou começando a fazer um curso de Java na Quality Recife-PE colado com o Porto Digital e tenho algumas dúvidas.

1º - O que diferencia um programador Jr, Pleno e Sênior(Qual os requisitos de avaliação).

2º - O que difere o JSE e o JEE em syntaxe e estrutura de programação?

[quote=italo.gai?]Tou começando a fazer um curso de Java na Quality Recife-PE colado com o Porto Digital e tenho algumas dúvidas.

1º - O que diferencia um programador Jr, Pleno e Sênior(Qual os requisitos de avaliação).

2º - O que difere o JSE e o JEE em syntaxe e estrutura de programação?[/quote]

Oi,

1 - Geralmente o tempo de experiencia.

2 - Sugiro que você mesmo analise, quem sabe por meio de apostilas:

Java e orientacao a objetos.
http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf

Java para Web
http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf

Java para Web, desenvolvimento agil.
http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-web-fj28.pdf

Tchauzin!

Pleno: Só domina as disciplinas do fogo, terra e água.
Ainda não é capaz de moldar o ar, ou materializar código onde ainda não existe.

Sênior: Domina o ar, materializa código onde não existe, extermina bugs com o olhar.
É respeitado em ciclos nerds e o título de “programador” já não é suficiente para ele.

Sabe programar em equipe, mas não precisa. Ele é a equipe.
É razo, largo, profundo e nasceu a 10.000 anos atrás.

Se era casado, larga a mulher e volta a morar com a mãe.

J2EE é uma especificação. Ela abrange um conjunto de classes para atuar em ambientes corporativos. Dentre os serviços dessas classes incluem persistência, distribuição, comunicação, etc.

Diferentes fabricantes então fazem diferentes implementações dessas classes, para atender a essa especificação.

A linguagem Java em si não muda.

3 curtidas

ViniGodoy, muito boa sua definição, principalmente a parte "Se era casado, larga a mulher e volta a morar com a mãe. " kkkkkkkkkkkkkkk.

[quote=ViniGodoy]1º - O que diferencia um programador Jr, Pleno e Sênior(Qual os requisitos de avaliação).

Pleno: Só domina as disciplinas do fogo, terra e água.
Ainda não é capaz de moldar o ar, ou materializar código onde ainda não existe.

Sênior: Domina o ar, materializa código onde não existe, extermina bugs com o olhar.
É respeitado em ciclos nerds e o título de “programador” já não é suficiente para ele.

Sabe programar em equipe, mas não precisa. Ele é a equipe.
É razo, largo, profundo e nasceu a 10.000 anos atrás.

Se era casado, larga a mulher e volta a morar com a mãe.

[/quote]

Hahahaha! Faltou a definição do jr., Vini! Que elementos dominam? hehehehe

Oi,

Simplesmente não respondeu nada ¬¬

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Simplesmente não respondeu nada ¬¬

Tchauzin![/quote]

O problema é que não há muito o que responder

Cada empresa pode ter(e geralmente tem) sua própria forma de mensurar isso.

[quote=raf4ever][quote=lina]Oi,

Simplesmente não respondeu nada ¬¬

Tchauzin![/quote]

O problema é que não há muito o que responder

Cada empresa pode ter(e geralmente tem) sua própria forma de mensurar isso.[/quote]

Oi,

Pronto, acabasse de responder a pergunta. Simples assim, não?

Tchauzin!

Bom Dia,

  • Junior ? Codificação de programas simples e médios, codificação de testes unitários, desenvolvimento de documentação de programas, conhecimento de conceitos de sistema operacional, preparação de documentos de programa, compreensão técnica de inspeção de programa e de código, planejamento próprio, reporte de trabalho em nível de tarefa, desenvolver cenários de teste de programas e componentes, diagnósticos de problemas de aplicativos, elaboração de fluxogramas, conhecimento de linguagens e tecnologia.
  • Pleno ? Elaboração de projetos de componentes, documentações de projetos, desenvolvimento de planos de testes, projeto de interfaces.
  • Sênior ? Experiência em planejamento de equipe, gestão de pessoas, diversas linguagens de programação e sistemas operacionais.

Bibliografia:http://www.profissionaisti.com.br/2010/04/cargos-de-ti-programador-juniorplenosenior/

Esse tópico já foi bastante discutido aqui no guj, segue…http://www.guj.com.br/posts/list/37183.java.

Euler Homero

[quote=lina][quote=raf4ever][quote=lina]Oi,

Simplesmente não respondeu nada ¬¬

Tchauzin![/quote]

O problema é que não há muito o que responder

Cada empresa pode ter(e geralmente tem) sua própria forma de mensurar isso.[/quote]

Oi,

Pronto, acabasse de responder a pergunta. Simples assim, não?

Tchauzin![/quote]

Lina, para complementar, aqui na empresa onde eu trabalho a mensuração é feita com base em alguns fatores: cursos feitos (graduação, pós, etc.), certificações tiradas, notas em 3 provas ( por exemplo Java, C# e sql) e avaliação do gerente (o mais complicado…). Conforme o raf4ever falou, varia a cada empresa.

italo.gai?, para a sua 2ª questão, é um pouco avançado mas sugiro uma olhadinha nesse link: http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/

Eu já ouvi uma definição totalmente diferente sobre isso.
É o seguinte, voce bate no peito e fala o que é, se tiver argumentos pra sustentar, voce é.
Hehe

E só faltou o nivel avatar na definição do ViniGodoy.

kkkkkkkkkkkkkkkk grande Vini!

A experiência (como foi citado) é realmente inerente a essa “distinção”??
Ou “resolver o problema da empresa” é que vai diferenciar “os homens dos meninos”?

Afinal, alguns possuem o conhecimento e não conseguem “provar” para o RH.

[]'s

Só segui a linha de argumentação de uma moderadora aqui do GUJ. A gente ganha pouco mas se diverte, heheh.

Quanto a classificação, realmente, cada empresa tem o seu critério. Algumas empresas, por exemplo, consideram sênior alguém que tenha muito tempo de casa. Até porque, você pode ser o grande mestre ninja em tecnologias, mas não será bom o suficiente até ser também muito bom em atender as demandas de negócio da sua empresa.

Certificações são uma faca de dois gumes. Já conheci péssimos programadores cheios de canudos de certificação, e esse certamente não seria um critério decisivo de diferenciação de cargo numa empresa que eu gerisse. Colocar ele como um dos fatores é uma boa, mas jamais como o único fator.

Quando trabalhei na Siemens, havia uma série de critérios bastante claros do que a empresa esperava do profissional. A cada ano havia uma reunião com a chefia, onde travavam-se planos para o crescimento profissional. E era claro saber quando estavasse progredindo na empresa.

[quote=Marky.Vasconcelos]Eu já ouvi uma definição totalmente diferente sobre isso.
É o seguinte, voce bate no peito e fala o que é, se tiver argumentos pra sustentar, voce é.
Hehe
[/quote]

Eu também!

[]'s

Acho que existe a seguinte abordagem:

Analista Jr. = O chefe ajuda no desenvolvimento do projeto
Analista PL. = O chefe pergunta durante o projeto como andam as coisas e eventualmente pode ajudar durante o projeto.
Analista SR. = O chefe só pergunta se o projeto foi entregue ou não.

1 curtida

Só segui a linha de argumentação de uma moderadora aqui do GUJ. A gente ganha pouco mas se diverte, heheh.[/quote]

Oi,

Não posso negar que não ri desse seu post! rsrs Tentei responder brincando e acabou ficando uma frase pesada! (Dia 10 não é muito bom pra mim, sabe?)

:oops:

Tchauzin!

Hehe assim o Júnior vai fazer mais que todo mundo, deveria ganhar mais.

[quote=gomesrod][quote=Anime]

  • Junior ? Codificação de programas simples e médios, codificação de testes unitários, desenvolvimento de documentação de programas, conhecimento de conceitos de sistema operacional, preparação de documentos de programa, compreensão técnica de inspeção de programa e de código, planejamento próprio, reporte de trabalho em nível de tarefa, desenvolver cenários de teste de programas e componentes, diagnósticos de problemas de aplicativos, elaboração de fluxogramas, conhecimento de linguagens e tecnologia.
  • Pleno ? Elaboração de projetos de componentes, documentações de projetos, desenvolvimento de planos de testes, projeto de interfaces.
  • Sênior ? Experiência em planejamento de equipe, gestão de pessoas, diversas linguagens de programação e sistemas operacionais.
    [/quote]
    Hehe assim o Júnior vai fazer mais que todo mundo, deveria ganhar mais.[/quote]

Gostei dessas regrinhas,por elas acho que posso me considerar Sênior rsrsrs…

[quote=Anime]

  • Junior ? Codificação de programas simples e médios, codificação de testes unitários, desenvolvimento de documentação de programas, conhecimento de conceitos de sistema operacional, preparação de documentos de programa, compreensão técnica de inspeção de programa e de código, planejamento próprio, reporte de trabalho em nível de tarefa, desenvolver cenários de teste de programas e componentes, diagnósticos de problemas de aplicativos, elaboração de fluxogramas, conhecimento de linguagens e tecnologia.
  • Pleno ? Elaboração de projetos de componentes, documentações de projetos, desenvolvimento de planos de testes, projeto de interfaces.
  • Sênior ? Experiência em planejamento de equipe, gestão de pessoas, diversas linguagens de programação e sistemas operacionais.

Gostei dessas regrinhas,por elas acho que posso me considerar Sênior rsrsrs…[/quote]

Só tem uma coisa que não me parece certo nessa maneira de classificar, é que ela separa como se fossem funções diferentes, cada um faz um certo tipo de coisa nada a ver com o outro…

  • O Júnior programa e faz o serviço chato (documentação).
  • O pleno faz o design.
  • O senior é um tipo de gestor.

Eu acho que a diferença está mais no nível de conhecimento e em algumas caracteristicas pessoais (como a iniciativa e a liderança, que vc citou)

Minha classificação seria assim:

O Júnior conhece a linguagem, mas não tem muita experiência e ocasionalmente precisa recorrer a ajuda em tarefas do dia-a-dia.
O pleno se vira perfeitamente nas coisas do dia-a-dia, mas não tem conhecimento para as questoes técnicas mais profundas.
O Senior é aquele cara que não tem ninguém para pedir ajuda, ou ele sabe ou ele sabe rsrsrs. Precisa ser um bom mentor para auxiliar os demais.

Isso, é claro, em um mundo ideal. Em toda empresa tem distorções, já vi muito Junior e Senior com os cargos trocados :slight_smile: