Como é no mercado de trabalho .. trabalhar como programador

Pessoal e no mercado de trabalho, como foi o primeiro emprego de vocês, um estagio … antes de vcs trabalhares vcs ja tinha mexido com interface gráfica ou só programado no console mesmo?
Eu tenho vontade de trabalhar mas sei la… onde eu estudo nós só programamos para exibir na console do programa… nunca criamos programa com interface… é tranquilo pegar um estágio? depende da empresa… mas quando entramos no estágio ja pegamos projetos para fazer ou recebemos algum material, algumas instruções mais ou menos do que vamos fazer ?

Em estágio você com certeza vai trabalhar em projetos reais. Quando o estágio é de verdade você pode ficar tranquilo que você vai ter auxílio com relação aos padrões da empresa, com APIs internas, etc., ou mesmo com conceitos da linguagem, afinal você é estagiário. Agora, tem que tomar cuidado com aqueles casos em que o pessoal pega estagiário pra explorar … contrata o cara com bolsa pra fazer projeto de senior.

felipevs,

Eu começei fazendo estágio durante a facu, aprendi um pouco, tmb estudou muito sozinho, msm assim foi dificil arrumar o primeiro
emprego na área, pq eles não aceitavam o estágio como experiência profissional. uma certificação OCJP ajuda bastante.

sei…
é porque a minha dúvida é a seguinte…
onde eu estudo nós só programamos para exibir no programa mesmo (console) netBeans / Eclipse … e no estágio nós vamos programas com interface gráfica… como não vi isso ainda… ai pode ficar um pouco complicado não é não ?

Existem muitas empresas sérias que vão te apoiar seus avanços e te ajudar no estágio.
Mas tem empresas que vem o estágio como uma mão de obra barata, a maneira de nós fazemos melhor isso é escolhendo as empresas na qual nós vamos atuar.
Como estágio ou até mesmo no trabalho.

Mas com vcs… foi tranquilo no começo ?
Ja tinha desenvolvido algum programa ?

Mas no estágio o funcionamento é do tipo aquele que TOME AI E SE VIRE ? ou sempre tem uma mao amiga?

Cara, ninguém sabe tudo… a maioria das empresas estão mais preocupadas com a sua lógica do que com os conhecimentos e tecnologias que você sabe ou está acostumado, mas, de uma forma ou de outra, vai estudando por conta, que isso pode também ser um diferencial na hora de conseguir uma vaga…

Eu trabalho com desenvolvimento pra web, por exemplo, e no teste que eu fiz a maioria era sobre lógica/algoritmos etc…

Tive muitos desafios no meu serviço (fiz coisas que até me espantei, nem imaginava que iria conseguir) mas isso você vai aprendendo é com a necessidade, não tem como você estar preparado pra absolutamente tudo (inclusive, pra isso que estamos aqui hehe compartilhando experiência e trocando conhecimentos…)

Eu também não trabalho na área ainda, mas pelo que conheço das equipes aqui (Java, C, .Net, etc) os gestores realmente se preocupam com os estagiários. Pagam curso de especialização na Impacta e isso agrega muito valor ao curriculo do funcionário.

Não sei se existem, mas acho dificil uma empresa contratar um estagiário e ter todo o trabalho junto ao departamento de RH (burocracia pura) pra deixar o estagiário sem auxílio e deixar que ele faça besteira no software está sendo desenvolvido pela empresa.

[]´s

eu também queria saber, vejo nos requisitos pedindo tantos conhecimentos, até de frameworks, e experiências na área também…

que ao meu ver só o conhecimento da faculdade não é nem um pouco suficiente para conseguir um estágio de desenvolvimento.

eu participo do fórum, faço sistemas e sites freela em php, mesmo assim ta difícil arrumar estagio de java/c#, se bem que vou começar o 2° ano, então acho que deva ser difícil mesmo

comentando o post do rmendes…o melhor é fugir das pequenas empresas que não são de Ti e contratam estagiários de TI com experiência, provavelmente são 2° intenções…você entra e não tem ninguém pra te guiar apenas você e os problemas, como um contratado.

é… eu tambem tenho estes mesmos receios… ja conheço java ah um ano e meio mais ou menos… ja fiz alguns cursos, projetos pra mim mesmo… CRUDs e coisas simples… nesse ano agora começo Analise e Dev. de Sistemas… ai como estagiario… fico com receio de realemente aprender e participar de um pojeto real… com um bom aprendizado. ou ficar entregando cafezinhos…

Meu primeiro estágio foi com o recém lançado Visual Basic 4. Migramos uma aplicação de patrimônio de um computador COBRA para um computador rodando o então novíssimo Windows 95.

É ótimo trabalhar com tecnologia de ponta. Exploramos novos paradigmas com a orientação à eventos.
Na época, era um show de multi-tarefa, interatividade e design.

E foi num dos departamentos da UFPR, onde eu estudava…

é…também estou passando por isso. Trabalhei numa área nada haver um tempão pra conseguir pagar a facu, já que me mantenho sozinho numa cidade grande.
Agora saí do emprego pq estou pra me formar e o preço é que tive que deixar o estágio agora pro final do curso, mas realmente me desanimo quando olho o CEVIU, e as vagas pra estagiário as empresas abusam pra caramba, pedindo conhecimento em diversos frameworks, experiência, e as vezes conhecimento em 3, 4 idiomas como uma que eu vi esses dias atrás. Tudo isso pra ganhar 800,00 reais. Como ainda não tenho experiência e na faculdade mta coisa aprendi sem nem saber direito o que estava fazendo, agora fico sujeito a ter que pegar qualquer estágio que seja.(Vou poder correr atrás de estágio JAVA,por um tempo, mas senão conseguir, vai ter que ser outra coisa mesmo - menos infraestrutura, pelo amor de Deus). A única solução que vejo é tirar certificação, já que não tenho experiência. Espero que essa seja minha salvação. Pq faculdade é como me disseram, é praticamente uma referência bibliográfica. Te ensinam o básico, brutalmente.
Pra se ter uma idéia agora estudando pra SCJP é que fui entender uma série de coisas que antes era automático,até pq wizards de IDE como o eclipse geram pra gente, e as vezes nem nos preocupamos entender o porquê, alguns conceitos básicos.
Valfrido, como não aceitam o estágio como experiência profissional? O cara fica um ano fazendo estágio desenvolvendo e ainda por cima isso não é experiência?
O que esse pessoal quer afinal de contas, que a gente já nasça sabendo e tenhamos começado a programar desde o ensino fundamental???
Olha o impasse. A gente não consegue entrar no mercado porque não tem experiência, e não tem experiência porque não consegue entrar no mercado. Praticamente um deadlock!!!

Então, você realmente aprende tecnologia quando está em uma empresa, no dia a dia,
tendo um prazo curtíssimo e tendo que desenvolver algo com qualidade e que funcione sempre.
Somente a teoria e alguns projetinhos na faculdade não são base de comparações com projetos comerciais. :-o

Á 4 anos atrás fui contratado como estagiario por uma software house em minha cidade. Mas o objetivo da empresa
não era oferecer conhecimento e dar oportunidade de os empregados evoluirem. A unica coisa que eles queriam
era contratar estagiarios, diminuir os custos com os projetos para que os chefes lucrassem ainda mais. :frowning:

Infelizmente naquela epoca eu somente estudava JSE e não sabia quase nada de JEE, mas fui alocado num projeto EXTREMAMENTE
COMPLEXO utilizando um framework legado JEE, sendo que o framework ainda estava em construção paralelamente e sempre dava
problemas em vários componentes. :-o

O pior foi que a empresa não deu tempo para que eu aprendesse o funcionamento do framework, :frowning: e ela somente queria que tudo funcionasse e que os prazos de Casos de Usos ultra gigantes fosse compridos a todo custo. O Framework legado da empresa era super complexo e nada que eu aprendi naquele
projeto consegui utilizar fora pois para tudo eles tinham criado seus modelos, tags, views. O problema era que o framework não era documentado
e era expressamente proibido contatar os profissionais que sabiam sobre os detalhes do framework legado. Nesse framework eu tive
que várias vezes chutar uma solução para resolver um bug porque o sistema era fechadissimo e nem google podia ajudar. :?

Na época essa empresa me pagava 750 como estagiario e queria que tivesse o desenvolvimento de 50% de produtividade de seniors da empresa
com 15 anos de experiencia e anos de experiencia no framework legado.
Não preciso nem dizer que esse projeto não foi para frente e que depois de 6 meses quase todo mundo saiu e que essa software house fechou
o escritorio.

De todos os projetos que já participei esse do tempo do estagio foi com toda certeza o mais complexo e mais dificil que já trabalhei. Eu lembro de
um dos gerentes dessa empresa (único mané que eu conheci até hoje em TI) que era de outro projeto sempre tirava sarro da minha cara e de meus amigos porque nós não conseguiamos entregar no prazo deles. Mas quando esse cara foi para nosso projeto não conseguiu sequer criar um aplicativo simples nesse framework e pediu na mesma semana para sair do projeto e saiu. :lol: :lol:

Então, o meu periodo de estagio me preparou bastante e mostrou o que eu iria enfrentar dali para frente(estresse, prazos impraticaveis e cobrança
do chefe a cada minuto e muitas horas extras sem ganhar nada). Se você quer estresse entre em empresas pequenas com framework legado, mas se
você quiser trabalhar em uma empresa que valorize o empregado, então tente entrar em multinacionais em projetos bons.

Então ao entrar nesse ramo, não espere flores porque você irá passar por muito estresse e geralmente não será pago o suficiente.

kkkk
entendo …
mas assim… então quem trabalha no ramo ja sabe que quando uma pessoa entra ela nunca sabe muita coisa?
é normal um novato nã coonseguir fazer alguma coisa que te deram?
no meu curso só programamos para o console do programa mesmo… mas ja peguei a matéria orientação a objeto e tirei boas notas
pq assim… eu faço curso tecnico no cefet, o que o professor ensinou, a parte do que eu estudei la eu me garanto, mas la nunca criamos nenhum projeto…
então fico com esse receio do mercado de trabalho…

eu descobrir essa semana, que deveria ter feito ortopedia, medicina, pois pagar 130,00 em uma consulta para o ortopedista olhar e falar que nao quebrou e vai precisar engessar, em 10min, é melhor programar por 1 hora e nao ganhar nem a metade que um medico ganha em 1 hora.

hehe, mas isso foi serio.

Bem, o mais importante nao é fazer telinhas e desenvolver logica, se vc está so fazendo coisa no console e na faculdade, pergunte ao seu professor pq?, talvez ele queira que desenvolva a logica, aquela parte de estrutura de dados etc. tudo depende da disciplina. Fazer telinas nao é algo tao complexo, quanto parece.

Ola,
também tenho essa preocupação com o estagio pois acabei de acabar o primeiro ano do técnico integrado ao ensino médio e aqui no técnico também só fazemos telas só em console (previsão pra ver interfase gráfica só mo 3° ano) e aqui teve tipo um bate papo com representantes de empresas de TI da região e pelo que eles falaram eles se preocupam com o aprendizagem dos estagiários (não sei se é verdade).

mas sobe o conhecimento acho que é de suma importância estudar por fora, eu por exemplo enquanto acabamos o ano vendo o que era métodos eu estava estudando swing e agora nas ferias comecei a estudar Hibernete e o padrão MVC e parece que estudar por fora não só vai me ajudar futuramente como já ajuda agora com as notas prova disso ta ai 9,5 9,8 10 10 :smiley:

e garanto que só com o que se aprende na escola não da de ser um bom programados, meu professor mesmo me disse que o que é ensinado não nos deixa preparado para o mercado de trabalho, devido ao tempo e a velocidade com que as coisas tem que ser passadas!

até e espero que se torne um ótimo programador!

InSeOfKn

É isso mesmo, eu tbm faço o técnico, mas não é o integrado … o tempo é bem corrido mesmo…

terminei o primeiro e segundo periodo eu ja vi
algoritmo, java básico, especificações do sistema, php, html, css, java orientada a objeto, banco de dados e programação II