Como é o mercado de TI em relação a formação acadêmica?

Oi,

Bom dia, quero saber se, o mercado de TI é realmente “várzea” como muitos dizem ou se difere para uma função em relação sua formação por exemplo, ouço pessoas falarem que qualquer um pode ser programador e trabalhar com isso já que TI não é uma área regulamentada e etc, mesmo se eu fizesse um dos 3 cursos citados, porém se eu fizesse Engenharia da Computação que é um curso que por nome pelo menos é bem “badalado” eu seria mais valorizado, em relação aos citados porém vejo que os cursos tem focos totalmente diferentes, eu ainda penso em ir pra área acadêmica ou profissional mesmo, ou quem sabe ambas, porém vejo que muitas pessoas falam que pra CC,ADS e SI só tem cargos desvalorizados e com condições abusivas…simplificando contratam programadores para serem escravos.

Queria que alguém com experiencia na área pudesse me falar melhor sobre,se isso são mitos ou não,de qualquer forma,valeu.

Isso é muito relativo.
Depende de empresa para empresa.
Isso não é exclusivo do TI outras áreas são assim também rs.
Acredito que empresa pequenas são mais comum de ter esse perfil.
Passei por uma que era assim =X
Atualmente aonde eu trabalho em uma empresa grande,têm várias equipes cada um com um produto diferente.
Nessa não vejo esse perfil muito pelo contrário cada um com suas responsabilidades.
Mais realmente todo lugar vai querer alguém que produza pelo menos o minimo se não está na rua.
Na empresa aonde estou tem muito economista que trabalha muito mais que um profissional de TI só para citar como exemplo :wink:

Formação é essencial em TI. Se não tiver formação vai ficar com o salário sempre lá embaixo.
O status de “cursando” uma graduação em TI já te abre muitas portas.

Em relação ao salário, vc nunca vai ter um salário maravilhoso trabalhando como empregado. Aqui em Curitiba um Analista Java Sênior está entre R$ 4.000,00 a R$ 5.500,00, isso é o que a maioria das empresas pagam inicialmente. Acho que em São Paulo, vc pode colocar uns 30% a mais.

Não importa o quanto vc seja bom, porque o mercado no Brasil ainda é imaturo. Quando eu estava em San Francisco na Califórnia cansei de ver vagas que requeriam super especialização (Mestrado + minimo 8 anos de experiencia). Infelizmente no Brasil se vc for super qualificado vai acabar liderando equipes ou partir para a área de arquitetura, que deve aumentar esse salário em uns 15%.

Abs

É aquele negócio:

• Um bom curso superior irá acelerar muito o aprendizado necessário para você se tornar um bom profissional;
  • Entre um currículo de alguém iniciante com formação acadêmica e sem, as empresas terão mais chances de escolher quem tem;
  • A faculdade muitas vezes auxilia no seu networking. Você conhece pessoas que futuramente te indicarão para empregos;
  • Muitas faculdades tem ótimos programas de estágio, de incubação de empresas e de iniciação científica;
  • Só após a faculdade você poderá cursar cursos de pós graduação, que são ótimos para se adaptar a mudanças do mercado (ou de carreira) e fazer ainda mais networking;
  • A faculdade melhora as possibilidades de concursos públicos e somente com ela você pode pensar em se tornar um professor em nível superior.

Você pode conseguir ter sucesso na área sem uma faculdade? Claro, conheço alguns autonomos hoje que estão muito bem.
Porém, a estrada será bem mais árida e você terá menos mobilidade.

Você pode pensar “mas não tenho interesse em fazer concurso”, ou “não penso em virar professor”. Mas lembre-se que esses pontos valem para sua vida toda. Eu mesmo, só decidi me tornar professor após 12 anos na área, quando senti que tinha muito conhecimento e precisava compartilha-lo.

Só um último ponto: Se for fazer faculdade. Aproveite o curso. Faça pelo conhecimento, não pelo diploma. Destaque-se, dedique-se, seja ético e chame a atenção de professores e colegas. A construção de sua reputação como bom profissional começa ali. E não subestime a importância que isso terá em seu futuro networking.

[quote=ViniGodoy]É aquele negócio:

• Um bom curso superior irá acelerar muito o aprendizado necessário para você se tornar um bom profissional;
  • Entre um currículo de alguém iniciante com formação acadêmica e sem, as empresas terão mais chances de escolher quem tem;
  • A faculdade muitas vezes auxilia no seu networking. Você conhece pessoas que futuramente te indicarão para empregos;
  • Muitas faculdades tem ótimos programas de estágio, de incubação de empresas e de iniciação científica;
  • Só após a faculdade você poderá cursar cursos de pós graduação, que são ótimos para se adaptar a mudanças do mercado (ou de carreira) e fazer ainda mais networking;
  • A faculdade melhora as possibilidades de concursos públicos e somente com ela você pode pensar em se tornar um professor em nível superior.

Você pode conseguir ter sucesso na área sem uma faculdade? Claro, conheço alguns autonomos hoje que estão muito bem.
Porém, a estrada será bem mais árida e você terá menos mobilidade.

Você pode pensar “mas não tenho interesse em fazer concurso”, ou “não penso em virar professor”. Mas lembre-se que esses pontos valem para sua vida toda. Eu mesmo, só decidi me tornar professor após 12 anos na área, quando senti que tinha muito conhecimento e precisava compartilha-lo.

Só um último ponto: Se for fazer faculdade. Aproveite o curso. Faça pelo conhecimento, não pelo diploma. Destaque-se, dedique-se, seja ético e chame a atenção de professores e colegas. A construção de sua reputação como bom profissional começa ali. E não subestime a importância que isso terá em seu futuro networking. [/quote]

++