Oi pessoal, estou com uma dúvida: qual a tendencia de mercado para organizar os perfis nos projetos?
Quando comecei este negócio de analista, arquiteto, programador, testador etc era tudo unificado em um mesmo carinha que praticamente só trocava os bonés! :lol:
Geralmente era muita responsabilidade na mão de um único cara ou um grupo logo se ele fosse embora, devido a falta de documentação o projeto tava perdido!
O tempo passou, quando trabalhei na TATA só em um projeto era bem estratificado com analista, arquiteto e vários implementadores mas isso era exceção. Lá na fábrica a maioria dos projetos eram do tipo gerente e desenvolvedores, onde os desenvolvedores faziam de tudo mesmo que não gerenciar projeto. Tirando levantamento de requisitos o resto agente matava no peito.
Vantagens:
O profissional se torna muito mais pro ativo e claro muito mais experiente já que atua em várias frentes.
Desvantagens:
O projeto pode ficar muito dependente dos profissionais.
O profissional pode ficar muito sobrecarregado.
Modelo estratificado (estilo RUP):
Vantagens:
Profissional atua especializado, pode com isso fazer algo de melhor qualidade.
Menor dependencia dos profissionais ao projeto.
Desvantagens:
Jà imaginou voce só programar? Pegar o que um projetista fez e transformar em código e mais nada? O profissional torna-se em alguns perfis preso em um serviço maçante e pouco desafiador, com isso perdendo experiencia para novas oportunidades.
Trabalhei nos dois modelos, o que mais odiei foi a divisão rigida de papéis. Como era somente implementador eu só pegava os diagramas UML de sequencia e classes e transformava para código fonte Java. Era horrivel.
Nos projetos em que mais aprendi eu atuei como arquiteto, analista e também como desenvolvedor de caso de uso junto com a equipe. Desta linha que eu gosto mais!
E voces como funciona aonde voces trabalham?
Bonus: