Como encontrar um objeto através do String: Para os armazenamentos dos dados estou usando um Collections que armazena os objetos

Com isso quero saber como eu faço para encontrar um objeto que está armazenado dentro de uma Collections por uma String.
Alguém pode me ajudar por favor ! Desde já agradeço !

Olá.
Você precisa saber ( e informar quando precisa de ajuda) qual é o valor do parâmetro que busca já que quer utilizar uma Sting para encontrar.
Fiz um exemplo baseado no que entendi do seu enunciado, veja se te ajuda.

package aaparametros ;

import java.util.ArrayList ;
import java.util.Optional ;

public class Atividade {

    public static void main ( String [ ] args ) {
	ArrayList < Pessoa > collectionPessoas = new ArrayList < Pessoa > ( ) ;
	collectionPessoas.add ( new Pessoa ( "Joao" , 30 ) ) ;
	collectionPessoas.add ( new Pessoa ( "Maria" , 25 ) ) ;
	collectionPessoas.add ( new Pessoa ( "Zeinho" , 10 ) ) ;

	String buscarpessoapelonome = "joao" ;

	//forma 1
	for ( Pessoa pessoa : collectionPessoas ) {
	    if ( pessoa.getNome ( ).equalsIgnoreCase ( buscarpessoapelonome ) ) {
		//Se achar o objeto pessoa pelo parametro nome voce podera usar os dados aqui
		System.out.println ( "Achei a " + pessoa.getNome ( ) + "\nO nome é : " + pessoa.getNome ( ) + "\nA idade é : " + pessoa.getIdade ( ) ) ;
	    }
	}
	System.out.println ( "\n" ) ;
	//forma 2
	Optional < Pessoa > pessoa = collectionPessoas.stream ( ).filter ( p -> p.getNome ( ).equalsIgnoreCase ( buscarpessoapelonome ) ).findFirst ( ) ;
	if ( pessoa.isPresent ( ) ) {
	    //Se achar o objeto pessoa pelo parametro nome voce podera usar os dados aqui
	    System.out.println ( "Achei a " + pessoa.get ( ).getNome ( ) + "\nO nome é : " + pessoa.get ( ).getNome ( ) + "\nA idade é : " + pessoa.get ( ).getIdade ( ) ) ;
	}
    }

}

//Classe pessoa
class Pessoa {

    String nome ;
    int	   idade ;

    public String getNome ( ) {
	return nome ;
    }

    public void setNome ( String nome ) {
	this.nome = nome ;
    }

    public int getIdade ( ) {
	return idade ;
    }

    public void setIdade ( int idade ) {
	this.idade = idade ;
    }

    public Pessoa( String nome , int idade ) {
	super ( ) ;
	this.nome  = nome ;
	this.idade = idade ;
    }

}

Compreendi perfeitamente, muito obrigado !
Mas é que eu preciso pedir para adicionar o nome e com este nome imprimir apenas os dados que estão neste nome, é basicamente isso, não sei se deu para compreender, mas muito obrigado !
Tenho um objeto que está com seus devidos atributos, e um desses atributos está “Nome” e os demais dados como matricula e disciplina.
Eu quero que somente adicione o nome, e o programa procure todos os dados que estão somente com este nome e imprima.

Se precisar de mais ajuda coloca o código que você já fez aqui. Assim podemos ajudar você acompanhando sua linha de reciocionio na hora de elaborar seu código.