Como entrar de vez no mundo da programação?

Olá,
Iniciei neste semestre o curso de Sistemas de Informação, onde estou tendo o primeiro contato com linguagens de programação.

O que vem acontecendo é o seguinte, tenho uma matéria relacionadas a Algoritmos, onde todo o assunto esta sendo passado através linguagem Pascal, resumidamente já consegui entender a estrutura da linguagem, como os comandos principais funcionam, já aprendi como uma linguagem de programação trabalha.
Meu problema é que as vezes falho na hora de interpretar algum exercício ou na hora de encontrar a lógica correta, o que me impede de acertar 100% a questão.

Penso em começar a estudar em outra linguagem mais usada atualmente, como Java por exemplo, pois não tenho motivação alguma para estudar em Pascal.

Pois se eu aprender a programar realmente, interpretar as questões, desenvolver uma boa lógica, o que vai mudar de uma linguagem para outra vai ser basicamente a semântica.

Tenho vontade e facilidade de aprender e a forma que eu me vejo profissionalmente no futuro é atuando na área de desenvolvimento de software.

O que eu gostaria, é que o pessoal que já atua nesta área, que já tem experiência, relatassem como conseguiram finalmente desenvolver uma boa lógica, o que precisaram melhorar para que finalmente conseguisse resolver qualquer tipo de problema e se tornaram programadores de verdade.

Você já esta no caminho certo, estude algorítimos e lógica de programação e terá uma boa base de conhecimento. É importante não pular processos, aprofunde-se em algorítimos ( pode utilizar qualquer linguagem) mas aconselho você a ficar no pascal mesmo que sempre é o inicio de todo programador. Agora, não se afobe e tenha disciplina pois este momento é de grande, ou talvez, o de maior importância na carreira de um programador.

Não vá contra só por que não gosta. Faculdade é assim mesmo, se estivesse estudando sozinho poderia escolher a linguagem C, mas não vale a pena ir contra o fluxo, aproveita para além de exercitar lógica, conhecer mais uma linguagem, e no final a prova vai ser em cima de Pascal mesmo. Terá um longo caminho pela frente com outras linguagens. Claro que nada impede de você brincar com Java nas horas vagas.

Blz pessoal, sendo assim vou manter a calma, focar no Pascal até terminar esse semestre, pois as provas serão em Pascal. Aprimorar meu desenvolvimento em Algoritmos e minha lógica de programação.
Semestre que vem vou ter a matéria de POO que será em Java, o que já é mais um motivo para eu estudar Java.
Tenho outra linguagem em vista também que é o C#.

Na área de desenvolvimento WEB, voltei a ter contato com HTML, e tive primeiro contato com CSS3.
Como é de meu interesse inicial na área WEB, vou dar uma atenção a HTML5, CSS3 e JS, que são linguagens que já me classificam como Front End.

Valeu pessoal, pelos conselhos. Quem tiver mais dicas, agradeço.

[quote=DesTroiT_BR]Blz pessoal, sendo assim vou manter a calma, focar no Pascal até terminar esse semestre, pois as provas serão em Pascal. Aprimorar meu desenvolvimento em Algoritmos e minha lógica de programação.
Semestre que vem vou ter a matéria de POO que será em Java, o que já é mais um motivo para eu estudar Java.
Tenho outra linguagem em vista também que é o C#.

Na área de desenvolvimento WEB, voltei a ter contato com HTML, e tive primeiro contato com CSS3.
Como é de meu interesse inicial na área WEB, vou dar uma atenção a HTML5, CSS3 e JS, que são linguagens que já me classificam como Front End.

Valeu pessoal, pelos conselhos. Quem tiver mais dicas, agradeço.[/quote]

então, programadores mais novos guardam pequenos blocos de código no cerebro, pequenos mesmo, 1 linha…2 linhas… 3linhas…

quando você vai montar um algoritmo de 20 linhas por exemplo, certas lógicas você ja tem gravado na cabeça, então você vai montando, e testando e então adequando de acordo com a sua intenção.

conforme você vai programando mais…(PRÁTICA) você vai começar a encontrar padrões…estes padrões geralmente acumulam mais linhas 7 até n, conforme você vai “copiando e modificando” estes padrões você começa a desenvolver os seus próprios.

conforme você vai programando mais ainda, você começa a buscar código de outras pessoas que resolvem os seus problemas da melhor forma possivel…mais clareza, performance etc… e começa a segui-los.

tudo isso é um pouco automático, mas é a prática que faz a roda girar.

Use o seguinte lema: “Se você não entendeu porque o problema foi resolvido, então ele não foi resolvido”.

No resto, é só sentar a bunda na cadeira e fazer exercício e programas até se sentir confortável. Não tem como aprender a programar, sem programar (e errar) muito.

Entendi pessoal,
To me dedicando, praticando e aprendendo.
Nessa segunda já tive um bom resultado, consegui nota máxima em um teste em pascal.

Valeu pelas dicas.

O Vini já deu a dica, estude, estude e estude… Não tem outro jeito!