Olá galera. Eu sou estudante e daqui a dois anos termino a faculdade. Eu pretendo seguir programando principalmente em linguagem C e também em C++, porém eu gostaria de saber com vcs que são mais experientes, se o mercado precisa de profissionais nessa área, com desenvolvimento de programas em baixo nível.
Eu sei que Java é muito procurado, pois é mais usado para fazer GUI’s e também é orientado a objetos, ja C é mais usado “por trás dos bastidores”.
Eu moro em São José dos Campos. Eu sei que a empresa Embraer da minha cidade usa essa linguagem, porém não imagino outras empresas que a usam, portanto corro o risco de ficar desempregado ou de não não encontrar empregos para trabalhar?
Eu sei muito pouco de C, pois na faculdade usamos mais Java e C#, mas eu já comprei um livro chamado “C - Total e Completo - Herbert Schildt” e quero investir mais nessa linguagem, inlcusive tirar alguns certificados.
Então, vocês sabem me dizer se vale a pena investir a fundo nessa linguagem??
Olá tudo bem ?
Posso falar um pouco dessa área na Bahia.
As vagas em termo de número é um pouco menor em relação as linguagens web, por exemplo, Java e .Net.
No entanto os salários são bem maiores.
Conhecimento nunca é d++, vale a pena estudar sim.
Mas conheça também outras linguagens para ser um programador poliglota.
Veja bem, a especialização de um profissional não é determinada pela ferramenta que ele usa, mas no ramo em que ele atua. Ao invés de pensar em se especializar em Java, C#, C ou qualquer outra coisa, você tem que pensar no tipo de aplicação que você quer desenvolver: aplicações Web, dispositivos embarcados, jogos, e por aí vai. Depois que você escolheu o seu ramo é que você pode escolher uma ferramenta.
Em termos de mercado, acho muito difícil alguma empresa desenvolver aplicações em C hoje em dia. Em compensação, é provável que você encontre muitas vagas no mercado de dispositivos embarcados.
@rmendes08 Entendi. Então, área de jogos ou desenvolvimento web é interessante, mas eu acho que Sistemas Embarcados pra mim seria ótimo. Eu quero me especializar em fazer softwares mais voltados para o hardware, ou controle de equipamentos de rede, e etc, e um dia pretendo desenvolver um pequeno sistema operacional.
Java é legal, mas já tem muita coisa pronta, e eu gosto de fazer as coisas do começo, ver como funciona e eu também me importo muuito com performance. Até porque, eu brinco com HTML e JavaScript e, como vocês devem saber, o Javascript é compilado só quando chega no navegador, e eu implemento várias alternativas para gerar códigos com o melhor desempenho possível/velocidade de execução.
Muitas empresas usam Java, C#, VB porque resolvem problemas comuns mais rápido, e já tem muitas coisas prontas. Não é isso?
[quote=Erick Ribeiro]@rmendes08 Entendi. Então, área de jogos ou desenvolvimento web é interessante, mas eu acho que Sistemas Embarcados pra mim seria ótimo. Eu quero me especializar em fazer softwares mais voltados para o hardware, ou controle de equipamentos de rede, e etc, e um dia pretendo desenvolver um pequeno sistema operacional.
Java é legal, mas já tem muita coisa pronta, e eu gosto de fazer as coisas do começo, ver como funciona e eu também me importo muuito com performance. Até porque, eu brinco com HTML e JavaScript e, como vocês devem saber, o Javascript é compilado só quando chega no navegador, e eu implemento várias alternativas para gerar códigos com o melhor desempenho possível/velocidade de execução.
Muitas empresas usam Java, C#, VB porque resolvem problemas comuns mais rápido, e já tem muitas coisas prontas. Não é isso?[/quote]
Basicamente é isso. Se você tivesse que implementar o protocolo de comunicação com o banco de dados cada vez que você fizesse um CRUD , você demoraria uns 6 meses pra fazer um cadastro de clientes.
Bom, se você gosta da área de sistemas embarcados, tenha em mente que a linguagem C é o menor dos problemas, afinal, ela é basicamente manipulação de ponteiros. Nesse caso, você deveria aprofundar os seus estudos em hardware mesmo.
Sabem me dizer se assim que eu terminar a faculdade, posso conseguir um emprego para trabalhar com C (tipo, programador júnior em C existe?) ou o primeiro emprego é sempre com linguegens de alto nível? obs.: faço estágio e usamos PHP/MySQL e VB aqui na empresa.
É perfeitamente possível. O fato de trabalhar com linguagens de baixo nível não faz ninguém melhor do que ninguém. A questão é se existe demanda na sua região.
É perfeitamente possível. O fato de trabalhar com linguagens de baixo nível não faz ninguém melhor do que ninguém. A questão é se existe demanda na sua região.[/quote]
Concordo com vc, até porque cada linguagem tem um propósito e, tanto programadores de alto nível como de baixo nível, conseguem fazer softwares interessantes, funcionais e que satisfaçam seu público alvo.
E eu tenho que saber como está o mercado na minha região para essa linguagem. Eu gostaria de trabalhar em outras cidades também, seria legal. Mas de qualquer forma eu vou começar a estudar profundamente C, começando com o livro que eu comprei, e também vou continuar praticando outras linguagens.
[quote=rmendes08]
Em termos de mercado, acho muito difícil alguma empresa desenvolver aplicações em C hoje em dia. [/quote]
Em compensação, precisamos de alguns programadores C++ decentes (os que temos aqui têm mais de 35 anos e são engenheiros etc - o carinha aqui com 24 anos a gente trata aqui como “novato” para ter uma idéia - ) em várias áreas que exigem computação de alto desempenho.
[quote=entanglement][quote=rmendes08]
Em termos de mercado, acho muito difícil alguma empresa desenvolver aplicações em C hoje em dia. [/quote]
Em compensação, precisamos de alguns programadores C++ decentes (os que temos aqui têm mais de 35 anos e são engenheiros etc - o carinha aqui com 24 anos a gente trata aqui como “novato” para ter uma idéia - ) em várias áreas que exigem computação de alto desempenho. [/quote]
Pois é, mas neste caso, trata-se de C++ e não C. Além disso, imagino que vocês devem trabalhar com alguma plataforma ou especificação como POSIX, não ?
Mas aconselho que não se apegue em linguagens, pois temos aqui na IBM na conta Oi, projetos em C, Pro-C, C++, Java, AWK, TCL, Shell, Oracle, e linguegens proprietárias de algumas ferramentas de prateleira.
O que você precisa saber é, “logica”, a sintaxe é algo que você pode consultar dependendo da linguegem que o projeto pede.
Tenho um amigo que trabalhava com sistemas embarcados com assembler.
[quote=sergiomaluco]O mercado de telecom usa bastante linguagem C.
Mas aconselho que não se apegue em linguagens, pois temos aqui na IBM na conta Oi, projetos em C, Pro-C, C++, Java, AWK, TCL, Shell, Oracle, e linguegens proprietárias de algumas ferramentas de prateleira.
O que você precisa saber é, “logica”, a sintaxe é algo que você pode consultar dependendo da linguegem que o projeto pede.
Tenho um amigo que trabalhava com sistemas embarcados com assembler.
[/quote]
Obrigado, vou lembrar disso. Eu também quero ser Master em C, me aprofundar o máximo posível nessa linguagem e nas suas bibliotecas.
Vou continuar estudando Orientação a Objetos, MVC, CRUDe outros conceitos.
Se você gosta de jogos e sistemas embarcados o C e o C++ são mesmo suas linguagens. Nesse caso, essa será sua lista de discussão: http://www.ccppbrasil.org/
Também vale a pena conhecer linguagens como o R. E APIs como o QT.
O mercado é grande, mas está mais presente na indústria do que no comércio.
[quote=ViniGodoy]Se você gosta de jogos e sistemas embarcados o C e o C++ são mesmo suas linguagens. Nesse caso, essa será sua lista de discussão: http://www.ccppbrasil.org/
Também vale a pena conhecer linguagens como o R. E APIs como o QT.
O mercado é grande, mas está mais presente na indústria do que no comércio.
É um mercado que atuo faz bastante tempo.[/quote]
Obrigado ViniGodoy, vai ser essa IDE que vou usar. Quanto a linguagen R ela parece ser bem interessante. Você usa ela, ou já usou? Estou precisando mesmo usar uma linguagem que trabalhe com estátistica computacional/matemática.
Me lembrou um pouco do MatLab. Vc já usou? Eu ainda não, mas pretendo usar.
[quote=Erick Ribeiro]Olá galera. Eu sou estudante e daqui a dois anos termino a faculdade. Eu pretendo seguir programando principalmente em linguagem C e também em C++, porém eu gostaria de saber com vcs que são mais experientes, se o mercado precisa de profissionais nessa área, com desenvolvimento de programas em baixo nível.
Eu sei que Java é muito procurado, pois é mais usado para fazer GUI’s e também é orientado a objetos, ja C é mais usado “por trás dos bastidores”.
Eu moro em São José dos Campos. Eu sei que a empresa Embraer da minha cidade usa essa linguagem, porém não imagino outras empresas que a usam, portanto corro o risco de ficar desempregado ou de não não encontrar empregos para trabalhar?
Eu sei muito pouco de C, pois na faculdade usamos mais Java e C#, mas eu já comprei um livro chamado “C - Total e Completo - Herbert Schildt” e quero investir mais nessa linguagem, inlcusive tirar alguns certificados.
Então, vocês sabem me dizer se vale a pena investir a fundo nessa linguagem??[/quote]
É como já foi dito aqui,as vagas existem mas o nicho é mais segmentado,portanto pra vc que tá começando eu aconselharia começar pelas linguagens “comerciais”.
[quote=raf4ever][quote=Erick Ribeiro]Olá galera. Eu sou estudante e daqui a dois anos termino a faculdade. Eu pretendo seguir programando principalmente em linguagem C e também em C++, porém eu gostaria de saber com vcs que são mais experientes, se o mercado precisa de profissionais nessa área, com desenvolvimento de programas em baixo nível.
Então, vocês sabem me dizer se vale a pena investir a fundo nessa linguagem??[/quote]
É como já foi dito aqui,as vagas existem mas o nicho é mais segmentado,portanto pra vc que tá começando eu aconselharia começar pelas linguagens “comerciais”.
[/quote]
Entendo. Mas eu vejo que C também é usada muito em concursos e no exame do POSCOMP(que é para ganhar bolsa para a pós graduação), e é uma linguagem que poucas pessoas jovens usam, portanto já é bom eu começar a estudar e aprender desde já.
Ah, quanto ao mercado, você sabe se a Demanda para a linguagem C++ é grande? Quero aprender C++ também.
O meu livro já chegou hoje, já instalei o programa Code::Blocks e vou montar um projeto hoje.
eu ja trabalhei em uma empresa que tinha sistema nas principais telecons do país, tinha normalmente um módulo web em java e vários módulos batch feitos em c++…
parece ser um mercado menor, mas la eles pagavam mais para programador c do que java (a diferença era pouca)…
Opa, Obrigado Vini. Acabei de me cadastrar, vou dar uma explorada no site. Só não encontrei essa lista de devguys, encontrei apenas o grupo no Google Groups, porém lá eles não enviam anúncio de vagas de emprego.