Como esta o ruby no brasil?

Gostaria de saber do pessoal que esta usando ruby on rails, como esta o mercado no brasil ? Está crescendo ? Alguem ja viu alguma oportunidade de estágio com ruby on rails ?

Venho estudando ruby a um tempo e gostei muito da linguagem, queria saber a opniao de voces quanto ao futuro do ruby on rails no brasil.

vai la na APINFO e pesquisa ué…

pesquisa la vagas deste mês por exemplo, com a palavra chave ruby, depois faz o mesmo com php para comparar, depois faz o mesmo com perl por exemplo, depois java, depois c#…

maior_abandonado,

Vou pesquisar no apinfo. Voce ja trabalhou com ruby ? Tem alguma opniao sobre o futuro da linguagem no brasil ?

A maioria das empresas que conheço que trabalha com Ruby não coloca vagas no apinfo.

O mercado tem crescido no Brasil, tem muitas empresas em São Paulo hoje trabalhando com Ruby, tende dar uma verificada nessas empresas, mande cv, participe da comunidade… oportunidades não faltarão, garanto!

[]s

Acredito aos poucos as linguagens dinâmicas, vão ganham popularidade.

Felipe,

Se voce esta procurando um estagio presumo que voce é jovem (talvez tenha condições de nao precisar estagiar)

Por que não empreender? Faça um sistema que resolva um problema seu, ou de alguem, voce vai ser muito mais feliz e acaba aprendendo mais do que num estagio.

to vendo falar desse negocio de ruby on rails desde 2006 pra 2007 e até hoje meia dúzia apenas em um mar de empresas e projetos utilizam-no efetivamente.
muita conversa e pouca ação mesmo, parece que quem cresceu muito de lá pra cá foi o .Net. não adianta perder tempo estudando algo que não paga suas contas, devemos estar atentos ao mercado.

Assunto antigo mas achei bom dar uma passada para dar uma perspectiva.

Para facilitar a explicação gosto de dividir o mercado em 3:

  • Agências (campanhas, sites institucionais, produtos voláteis e temporários em geral)
  • Fábricas de Software (software corporativo, automação de processos)
  • Novos produtos (startups, principalmente, ou grandes empresas entrando em novos mercados ou querendo se destacar com novos produtos)[/list]

Na primeira a prevalência ainda é PHP. Na segunda é Java e .Net. Na terceira estão a maioria das linguagens e plataformas de nicho, que inclui Ruby, Javascript, Python, Scala, etc.

O terceiro nicho era pouco expressivo e quase inexistia 5 anos atrás, hoje é bem mais expressiva. Claro que é uma generalização, não levem ao pé da letra, mas deve servir pra ilustrar porque alguns acham que não se vê Ruby ou outras plataformas no mercado onde atua.

Grandes empresas utilizam largamente Ruby no Brasil. Uma quantidade significativa de software na Editora Abril é Ruby (http://www.akitaonrails.com/2010/12/26/ruby-na-editora-abril-alexandria). Na Locaweb quase todos os novos produtos e muitas ferramentas internas são Ruby. Esses são dois grandes exemplos.

Mais do que isso, fundei uma empresa em setembro de 2011 com foco principal em Ruby e novas tecnologias (que inclui Mobile, por exemplo). Somente a minha empresa cresceu para 50 funcionários em 4 escritórios pelo Brasil em pouco mais de um ano. Tenho quase 10 projetos Ruby em andamento para startups e empresas estabelecidas (grandes nomes) dentro e agora fora do Brasil. E isso ainda é a ponta do iceberg.

No Vale do Silício a demanda é ordens de grandeza maior, no mundo todo existe falta de bons profissionais nessas novas tecnologias. Vários programadores brasileiros estão sendo “exportados” para esses mercados porque a demanda é grande mesmo. E falta programador com capacidade para lidar com esses novos produtos.

Por outro lado, há pouco interesse das comunidades nas novas tecnologias de ingressar nos mercados mais tradicionais e menos interessantes, por mais que o valor seja grande (um ERP numa Fortune 500 tem valor obviamente ordens de grandeza maior que a maioria das startups), mas aí é uma questão de “trend” mesmo. Mesmo assim minha empresa já implementou um pequeno projeto (semente) em Ruby para consumir dados de SAP numa farmacêutica que está entre as Top 10 do mundo. Quando estive na Europa soube de bancos na Suíça implementando projetos internos em Rails também. Empresas como a Suse usam Ruby (http://susestudio.com/) e dezenas de ferramentas que talvez vocês utilizem hoje como Crazyegg, Slideshare e muitos outros são em Ruby e nem todos sabem disso.

Só meus 2 cents.

[]'s

1 curtida

Estou estudando Ruby a pouco tempo e estou gostando muito.
É uma abordagem muito diferente das linguagens tradicionais as quais já trabalhei (Java e C#).
Atualmente trabalho num projeto de e-commerce de uma grande empresa do varejo brasileiro. Usamos Python Java e alguns módulos são .Net.

Estou motivado com Ruby, após ter tido um pouco de influência da própria equipe.

Abs a todos!

O problema é que tem gente que acha que se não tem vaga no apinfo, aquela tecnologia não existe no mercado, ao invés de tentar procurar com profissionais que já trabalham com elas pra ver como está a demanda e que perfil de empresa tem empregado mais determinadas tecnologias.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]A maioria das empresas que conheço que trabalha com Ruby não coloca vagas no apinfo.

O mercado tem crescido no Brasil, tem muitas empresas em São Paulo hoje trabalhando com Ruby, tende dar uma verificada nessas empresas, mande cv, participe da comunidade… oportunidades não faltarão, garanto!

[]s[/quote]

Realmente é muito raro ver vagas de ruby em sites como apinfo, tens ideia do motivo para não ter anúncios?

[quote=AkitaOnRails]
Mais do que isso, fundei uma empresa em setembro de 2011 com foco principal em Ruby e novas tecnologias (que inclui Mobile, por exemplo). Somente a minha empresa cresceu para 50 funcionários em 4 escritórios pelo Brasil em pouco mais de um ano. Tenho quase 10 projetos Ruby em andamento para startups e empresas estabelecidas (grandes nomes) dentro e agora fora do Brasil. E isso ainda é a ponta do iceberg.
[]'s[/quote]

Qual é a sua empresa? Vi uma apresentação sua no FISL uns 2 ou 3 anos trás. :smiley:

[quote=Sparcx86]to vendo falar desse negocio de ruby on rails desde 2006 pra 2007 e até hoje meia dúzia apenas em um mar de empresas e projetos utilizam-no efetivamente.
muita conversa e pouca ação mesmo, parece que quem cresceu muito de lá pra cá foi o .Net. não adianta perder tempo estudando algo que não paga suas contas, devemos estar atentos ao mercado.[/quote]

Pode crer, desde de mil novecentos e bolinhas eu escuto que o Ruby vai bombar e nada, tem meia duzia de empresas usando e meia duzia de blogueiro tentando gerar um hype por anos e nunca conseguem.

Empresa trabalhando com Ruby eh igual enterro de anao, nunca vi. :slight_smile:

[quote=wagnerfrancisco][quote=AkitaOnRails]
Mais do que isso, fundei uma empresa em setembro de 2011 com foco principal em Ruby e novas tecnologias (que inclui Mobile, por exemplo). Somente a minha empresa cresceu para 50 funcionários em 4 escritórios pelo Brasil em pouco mais de um ano. Tenho quase 10 projetos Ruby em andamento para startups e empresas estabelecidas (grandes nomes) dentro e agora fora do Brasil. E isso ainda é a ponta do iceberg.
[]'s[/quote]

Qual é a sua empresa? Vi uma apresentação sua no FISL uns 2 ou 3 anos trás. :smiley: [/quote]

[quote=windsofhell][quote=Sparcx86]to vendo falar desse negocio de ruby on rails desde 2006 pra 2007 e até hoje meia dúzia apenas em um mar de empresas e projetos utilizam-no efetivamente.
muita conversa e pouca ação mesmo, parece que quem cresceu muito de lá pra cá foi o .Net. não adianta perder tempo estudando algo que não paga suas contas, devemos estar atentos ao mercado.[/quote]

Pode crer, desde de mil novecentos e bolinhas eu escuto que o Ruby vai bombar e nada, tem meia duzia de empresas usando e meia duzia de blogueiro tentando gerar um hype por anos e nunca conseguem.

Empresa trabalhando com Ruby eh igual enterro de anao, nunca vi. :)[/quote]

Pois eh, cara, talvez voce esteja certo quanto as vagas, mas uma coisa não se pode negar. O Ruby on Rails revolucionou a forma como se faz aplicacoes web. O conceito de simplicidade por tras do rails foi portado para Java. Hoje frameworks velhos como Struts e JSF 1 não são mais aceitos pela maioria dos programadores, e boa parte disso se deve a conceitos trazidos pelo rails.

Sem rails provavelmente nao existira grails, nem vraptor, nem play, nem nada disso. Pelo menos não com a simplicidade que trazem hoje.

Se o rails vai tomar o lugar do java no futuro ou não eu não sei, se vai crescer ou não eu nao sei, mas ainda que nada disso aconteça ele já fez muita coisa por nós programadores. Então, querendo ou não, rails já “vingou”.

Trabalho em uma startup no RJ, sou o único que trabalha com Java lá, os
Outros trabalham com Ruby. Incrível que eles fazem tudo muito rápido, tudo muito simples. Por isso quero aprender.

Felipe e demais interessados: estamos entrevistando programadores Ruby. Local de trabalho: Alphavile. CLT e beneficios. Fvr encaminhar CV atualizado com pretensão salarial para rh@peela.com.br.