Como excluir um objeto de um array

Bom pesssoal , gostaria de saber como excluir um objeto de um array ?? :cry: :lol:

Em cada posição de um array de Object vc tem uma referência para um objeto, oq vc pode fazer eh fazer com q uma posição do seu array passe a apontar para null, assim ele deixará de apontar para o objeto q apontava.

public class Classe {

        public static void main(String[] args) {
        Object[] array = new Object[10];
        array[0] = new Object();
        array[0] = null;
        }
}

vlww ai , lembrei agora , mas vlww a ajuda :lol:

Porque você não usa uma coleção, como ArrayList??

T+

Concordo com o colega quanto ao uso do ArrayList.

sou novato , ainda tenho muito o que aprender , to meio perdido ainda

heh √© assim mesmo nao se preocupe tudo aqui come√ßou com array ate conhecer o ArrayList‚Ķ mais em um array vc nao pode excluir um objeto‚Ķ entao o que vc pode fazer √© percorrer o array e nao incluido a posicao do objeto ou referenciar a null a posicao do porem‚Ķ porem sabemos que null √© um valor v√°lido‚Ķ e pode cair na ideia de usar null e lancar um NullPointerException‚Ķ entao tem que ter essas aten√ß√Ķes tb‚Ķ

int array[] = new int [5]; for(int x=0;x<4;x++){ System.out.println(array[x]); }

observe que anulei a ultima posicao mais tb poderia especificar qual seria a posicao‚Ķ quando o seu array recebe elemento do tipo primitivo nao tem problemas com exce√ß√Ķes do tipo NullPointerException(assunto ainda q vai se nao viu‚Ķ na sua linha de estudo). Mas se o seu array fosse to tipo Integer,Double‚Ķ ai vc pode ter problemas‚Ķ bom nao se preocupe com isso so falei de forma supercial‚Ķ para vc ter ideia ¬Ī do funcionamento‚Ķ mas continuei seus estudos com array‚Ķ vai chegar a hora certa de conhecer o conjunto‚Ķ caso esteja usando um livro ou alguma apostila completa‚Ķ que aborde o assunto,

flw!

pra ‚Äúexcluir‚ÄĚ o item do array vc seta o valor dele pra null, excluir entre aspas pq vc nao exclui o item s√≥ sumiu com a referencia dele naquele array (se vc tentar um array.length vai ver q ela continua a mesma). O que vc pode fazer √© pular os items que est√£o null (pq vc excluiu ou pq ainda n√£o setou) faz assim:

for(int i = 0; i < array.length; i++){ if(array[i]!=null) System.print("\t" + array[i]); }
partindo do mesmo conceito acho que fica facil fazer coisas parecidas tipo quantos items o array realmente tem ou aonde é possivel colocar mais itens dentro do array(e quando isso é possível).

[quote=moises.trovo]pra ‚Äúexcluir‚ÄĚ o item do array vc seta o valor dele pra null, excluir entre aspas pq vc nao exclui o item s√≥ sumiu com a referencia dele naquele array (se vc tentar um array.length vai ver q ela continua a mesma). O que vc pode fazer √© pular os items que est√£o null (pq vc excluiu ou pq ainda n√£o setou) faz assim:

for(int i = 0; i < array.length; i++){ if(array[i]!=null) System.print("\t" + array[i]); }
partindo do mesmo conceito acho que fica facil fazer coisas parecidas tipo quantos items o array realmente tem ou aonde é possivel colocar mais itens dentro do array(e quando isso é possível).[/quote]

mais lembre-se que null é um valor… null nao é o mesmo dizer que a variavel é vazia… qdo o coletor de lixo passar quem referencia a null vai ser coletado… mas nunca se sabe qdo o coletor é executado… so a jvm…