Como faço a verificação do Codigo?

Eu tenho uma coluna em MySQL com diversos códigos, quando eu faço a consulta recebe de volta a coluna com todos os códigos como eu posso fazer para verificar se o código existe ou não no banco?

Eu tentei fazer verificando se o código informado existe mas esta dando erro de ResultSet vazio?

[quote=zopo]Eu tenho uma coluna em MySQL com diversos códigos, quando eu faço a consulta recebe de volta a coluna com todos os códigos como eu posso fazer para verificar se o código existe ou não no banco?

Eu tentei fazer verificando se o código informado existe mas esta dando erro de ResultSet vazio?[/quote]

Nao entendi muito bem, mas supondo que voce queira saber se um determinado valor esta presente um uma determinada coluna, essas opcoes resolveriam:

  • SELECT COUNT(1) AS qtde FROM tabela WHERE codigo = valor; (se qtde retornar 0, nao existe, do contrario existe).

  • SELECT codigo FROM tabela WHERE codigo = valor; (se resultset vazio, nao existe; senao existe).

Dentre outras opcoes…

Marcio Kuchma

Quem popula sua lista de codigos nao eh uma consulta ao proprio banco? Entao teoriacamente todos estes codigos deveriam existir no mesmo, certo?

Qual sua duvida expecificamente, fiquei meio confuso :smiley:

Grande valew…

SELECT codigo FROM tabela WHERE codigo = valor; (se resultset vazio, nao existe; senao existe).