Como faço para rodar um programa em c++ no pc dos usuarios?

Olá sei que aqui é mais assunto de java mais.. como faço para rodar um programa de estoque por exemplo , escrito em c++ no pc do cliente tipo sou novo nisso ta, preciso baixar o que no pc dele para pegar o meu programa preciso baixar um compilador ?

Não seria uma ide né ? eu comecei a estudar c++ hoje então se alguem poder me falar empresas que usam a linguagem e produtos que foi criado em c++ agradeço >< Obrigado :slight_smile:

Quando você compila seu código em C++ no Windows ele gera um arquivo .exe. Este arquivo é o que você irá colocar no computador do usuário. Bastará o alguém dar um duplo clique nele para começar a executá-lo.

Para programas que requerem maior controle sobre como e onde ele será instalado você precisará de um outro programa que vai lhe ajudar a criar um instalador, como o InnoSetup. Ele criará um pequeno programa que será responsável por guiar o usuário durante a instalação do SEU programa, entendeu?

Se o seu programa usar bibliotecas de terceiros é importante que o usuário já tenha esta biblioteca instalada no PC, ou que você mande a tal biblioteca junto com seu programa para que tudo rode corretamente.

Muito obrigado por responder, então se for um programa mais simples em c++ não preciso baixar nada no pc do cliente certo ?

Sei que é uma pergunta boba mais até agora eu não entendi o verdadeiro significado de bibliotecas e API sabe? Tipo em que caso eu usaria um biblioteca e API? Obrigado por responder e desculpe pelas perguntas idiotas :joy:

Digamos que você queira desenvolver um jogo. Este jogo tem que rodar em Window, Linux e OS X.

O problema é que cada sistema operacional disponibiliza sua própria API para lidar como coisas como criar janelas, desenhar imagens e capturar eventos de teclado e mouse.

A API, no caso, é o conjunto de funções que o sistema disponibiliza para você usar para poder controlar as diversas tarefas que ele é capaz de realizar.

Você não quer ter que aprender a API de 3 sistemas operacionais diferentes, pois isso levaria muito tempo e poderia causar vários bugs. Então, uma possível solução seria utilizar uma biblioteca chamada SDL.

Uma biblioteca é um conjunto de código que pode ser distribuido independentemente para ser reutilizado em vários tipos de programas. Seria algo assim, todo mundo que vai criar um jogo precisa lidar com as mesmas tarefas toda vez, como desenhar imagens e controlar o teclado.

Para cada novo jogo que voce cria, voce percebe que o código básico é muito parecido com o jogo anterior. Então você pega este código que voce sabe que sempre se repete e cria uma biblioteca com ele. A partir dai, a cada novo jogo tudo o que voce precisa fazer é pedir pro compilador incluir esta biblioteca para que voce possa reutilizar suas funções.

A SDL é exatamente isso, um conjunto de funções comuns utilizadas em qualquer tipo de aplicação que preciso desenhar imagens e lidar com teclado, mouse, etc… que alguém criou e disponibilizou para qualquer um poder utilizar.

SDL é multiplataforma, isso quer dizer que ela serve para criar jogos para os 3 sistemas que citei e o melhor é que a única API que você precisa aprender é a que a própria SDL disponibiliza pra vc.

Ai é simples, vc vai no site, baixa a biblioteca, adiciona ao seu projeto e usa suas funções.

Desculpe se não fui muito claro, mas me esforcei, acredite ^^

Pensei assim:

  • Biblioteca é toda a base de código criado com uma finalidade especifica (como desenvolvimento de jogos)
  • API é a parte que esta biblioteca disponibiliza para que nós, programadores, possamos explorar seus recursos. (isso é porque a base de código contém certas funções que não são interessantes para o programador de jogos, logo, ficam escondidas de nós embrulhadas por funções de mais alto nível que compõem a API da biblioteca)

Segue alguns links de referencia:



http://www.aeciocosta.com.br/index.php/adicionando-bibliotecas-frameworks-apis-em-sua-aplicacao/

Espero que ajude.

Muito Obrigado :smile: me ajudou muito com sua resposta, agora é estudar né ? kkkkk tchau amigo !