Como faze .getRowCount começar do 1

3 respostas
netbeansjava
I

Estou usando o Jtable do NetBeans para fazer uma tabela e adicionar dados de pessoas.
Procurei saber como adicionar, só achei DefaultTableModel, li bastante que não é recomendável, mas como sou iniciante queria testar para saber como funciona.
Agora não estou procurando saber como colocar o .getRowCount começar com número 1.
Desculpa a pergunta idiota, mas é que estou aprendendo.
Queria saber.
(caso conheçam aulas por vídeos gratuitas ensinando Java, eu aceito muito, estou precisando aprimorar.)

3 Respostas

Rodrigo_Void

Olá,
DefaultTableModel não vale nem apena pra ver como funciona, pois já está começando errado.
Quanto ao getRowCount, não há como faze-lo começar em 1. Vc apenas pode fazer getRowCount+1 para simular isso.
Acredito que deva ser algo de principiante, relutar para que as coisas comecem em 1. Precisa adaptar-se, pois na programação o primeiro é 0.

Jederson_Andre

Ola,
eu uso DefaultTableModel em um aplicação minha, pq ele não é recomendado?? achei tão simples de implementar, e muito facil

Rodrigo_Void

Pq ele não é orientado a objetos. Ele basicamente é uma matriz, onde vc precisa acessar um valor por linha/coluna.
Um ObjectTableModel, possui uma lista de objetos de um determinado tipo que vc consegue recuperar completo.
Pensa na seguinte situação: vc faz uma consulta no banco em busca de Produtos cadastrados. Em uma aplicação que seguiu o mínimo de padrão(MVC) oque deve retornar é uma List de Produto para o form. O form então precisa colocar esta lista em uma tabela. Se for DefaultTableModel vc precisa quebrar estes objetos e seus atributos em Arrays para jogar na no model e na hora de pegar o item selecionado deve montar o objeto novamente para enviar ao banco. Mas se for um ObjectTableModel vc manda a lista original pro model da tabela e tbm consegue pegar o objeto Produto da tabela (o selecionado por exemplo) sem precisar fazer conversões, adaptações…
É terrível oq vou dizer, mas se for por facilidade então vai pra Delphi. :disappointed_relieved:
O que vc disse ser fácil é na verdade uma verdadeira dor de cabeça se for seguir o padrão. É “fácil” quando vc implementa todo código no próprio form, sem usar um Model e DAO.

Criado 1 de abril de 2017
Ultima resposta 3 de abr. de 2017
Respostas 3
Participantes 3