Galera, to iniciando no java, to lendo um livro aki do deitel… num manjo praticamente nada… porém me surgiu a necessidade de fazer um programinha bem simples…
eu preciso de um programa, com um único botão, q quando clicado, chame um outro executável externo, bem simples… algo do tipo
OnClick.Open(“notepad.exe”);
tipo isso, mas nem sei fazer isso…
Alguém pode me ajudar urgentemente… ficaria muito GRATO!!!
Vlw Carlos Martins… era isso mesmo que eu precisava… valew mesmo!
tRuNkSnEt
Olhando seu codigo inicial observa-se que voce esqueceu de adicionar o botão ao ouvinte. O Ouvinte como o proprio nome diz fica ouvindo o botão para ver se vai acontecer algum evento. Ao acontecer algum evento ele executa o evento que voce programou para aquele botão.
Comentando o codigo para ver se te acresce alguma coisa …
// Sua classe implenta o ouvinte ActionListener que é uma classe abstrata//por isso o metodo actionPerformed precisa ser implementado.publicclassLauncherextendsJFrameimplementsActionListener{privateJButtonbotao1;privateJPanelpanel;//metodo construtor, e nele que tudo vai ser inicializado....publicLauncher(){//voce esta sentado o nome Teste na sua Classe PAI (JFrame) .. lembra//do extends.... perceba a herança......super("Teste");setSize(500,400);setLocation(100,100);panel=newJPanel();panel.setLayout(newBoxLayout(panel,BoxLayout.Y_AXIS));botao1=newJButton("Botão 1");//Adicionando o botao1 ao ouvinte.... agora sim ele fica monitorando o /botaobotao1.addActionListener(this);panel.add(botao1);getContentPane().add(panel,BorderLayout.SOUTH);setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);setVisible(true);}//esse aqui é o metodo necessario para executar os eventospublicvoidactionPerformed(ActionEvente){//caso o acontessa algum evento no botao1 executa as açõesif(e.getSource()==botao1){try{Runtime.getRuntime().exec("notepad");}catch(IOExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(null,e.toString());}}}publicstaticvoidmain(Stringargs[]){newLauncher();}}
São detalhes que achei importante voce saber, caso nao tenha te acrescido em nada é so ignorar!!
Flw até a proxima…
L
leoloko
Opa… valew, qto mais detalhes, eh lógico q fica melhor pra entender… eu to iniciando ainda, então algumas coisas pra mim ainda eh chinês… essa coisa de orientação a objetos e meio embaçado… mais eu to pegando aos poucos… valew mesmo…
no lugar de e.toString() substitua por ex.toString(). Observe q ex e a execeçao disparada caso acontença um problema no try{} e nao o evento disparado pelo clique no botao.