Como fazer um DFD para Contas a Pagar?

Bom dia Pessoal,

Estou com uma dúvida:

Como poderia fazer um DFD nível 0 e 1 de um sistema de Contas a pagar?

Pelo que eu entendi sobre esse documento, eu estaria setando as entradas e as saídas que alimentam meu sistema, além das entidades externas, por exemplo:

Entrada = Usuário
Saída = Relatórios
Entidades Externas = Departamento de Compras (que não faz parte do módulo).

Alguém tem um exemplo mais prático? Se puderem me ajudar, agradeço.

Bicho quem te pediu isso?

isso é do tempo do guaraná com rolha

Eu só queria um auxilio em como desenvolvê-lo. Cobol, Fortran, Delphi tbm são do tempo do Guaraná com rolha, e tem gente que usa. rsrs (nadar contra a corrente, às vezes é vantajoso, pq vc não tem mta concorrência) Isso pode não se aplicar a DFD, mas enfim… rsrs. Se puderem me ajudar, agradeço.

Se eu bem me lembro…
DFD nível 0 é a própria definição do módulo do sistema, ou seja, o contas a pagar.
O nível 1 deve apresentar os principais elementos que fazem parte do contas a pagar.
A idéia central é, cada novo nível detalha o(s) elemento(s) do nível anterior, num processo chamado explosão.
Sinto te dizer, mas todos os lugares que vi, trabalhando com Cobol hoje em dia, usam UML como base e não mais Análise Estruturada.

Isso é trabalho de faculdade?

Eu queria entender melhor essa ferramenta, mas não consigo abstrair o que é necessário para fazer o nível 1.

Alguém poderia me ajudar?

Cara, é a mesma coisa que você desmembrar um algoritmo em funções. A diferença é que ao invés de usar código você usa “bolhas”. Agora, o que você precisa entender é que o diagrama representa entrada/saída de dados, sendo assim, “Usuário” não pode ser nem entrada nem saída, mas uma entidade externa, a não ser que você esteja falando especificamente de “Dados do Usuário” .