Como fica a modelagem usando Hibernate

1 resposta
gfronza

Olá,

Começei a estudar o framework Hibernate, porém surgiram umas dúvidas onde não estou conseguindo chegar em consenso.
A dúvida é, como deveriam ser divididas as camadas da aplicação. Lendo sobre patterns vi que é muito importante manter alta coesão dos dados e dos comportamentos, mas por outro lado vejo que muita gente usa classes DTO (só para conter os dados) e classes Services (operações sobre as classes DTOs), isso acaba com a coesão. Então, na camada de modelo, uma classe assim:

public class Produto {
    private String nome;
    private Double preco;

/*getters e setters suprimidos*/

public void insert();
    public void delete();
    public void update();
    public void load();
}

…seria correto?
Só que fazendo assim, eu poderia estar colocando as Anotations do EJB nesta classe (para o hibertante fazer o mapping)? Lembrando que nesta classe eu estaria colocando as minhas regras de negócio relacionadas produto.
Seria interessante ter uma DAO para a classe de Produto só para tratar da persistencia com o hibernate? se estou errado, como eu deveria dividir a estrutura das minhas classes?

Obrigado pela atenção galera!

1 Resposta

T

Cara, eu aconhelharia a utilização do DAO sim… Não gosto muito dessa ideia de objetos que sabem se persistir, embora me falta conhecimento no assunto para ser contra.

Criado 25 de abril de 2007
Ultima resposta 25 de abr. de 2007
Respostas 1
Participantes 2