Como funciona o application server?

Boa tarde…
Neófito é dose! Vamos lá…
Apreciaria compreender como funciona a integração Java/Web. Uma aplicação Java precisa ter, necessariamente, um servidor de aplicações para funcionar?
Este servidor de aplicações opera em conjunto com um servidor WEB? Há integração entre eles?
Tenho o IIS instalado e funcionamento perfeitamente, com PHP e MySQL, em máquina Windows XP SP2 (atualizada).
Há alguma restrição em relação à instalação e funcionamento com o application Server(última versão) que acompanha o JEE?
Agradeceria se alguém tivesse a paciência de nos orientar quanto a isto.
Grato.

Na plataforma Java intregração Java/Web é feita através de aplicações JSP/Servlet.

A implementação padrão de um server para essa arquitetura de aplicações é o Apache Tomcat. Mas, você pode utilizar qualquer outro conteiner JSP/Servlet, como por exemplo o Jetty ou até mesmo o IIS com o uso da ferramenta: JspISAPI que você pode localizar em: http://www.neurospeech.com/Products/JspISAPI.aspx.

Olá Evandro1979, boa noite…

Vi o outro post tbm (e retornei). Obrigado por mais esta.
O Amigo (se me permite!) parece ter amor ao que faz. Vi seu Blog. Parabéns!
É, aos poucos a gente vai entendendo como funciona a coisa… e as dúvidas vão ficando para trás.
Creio que com mais umas duas ou três semanas já terei uma boa noção dos caminhos que tenho pela frente (e são muitos!).
Baixei um ferramental para ninguém botar defeito: JEE e o SDK em www.sun.com; Eclipse Europa de www.eclipse.org; JBoss - www.jboss.org; Oracle JDevelopper de http://www.oracle.com/technology/products/jdev/index.html e duas ferramentas para UML (Taylor e Tinyuml).
Acho que estou “armado até os dentes” - pelo menos, tenho o que ler por uns bons meses… :slight_smile: - e no próximo ano quero ver se migro um portal que tenho publicado, para Java.
Tenho também a ambição de revisitar uma aplicação que criei nos idos de 1991/1992, originalmente em Clipper, depois migrada para DBaseV e logo em seguida para Delphi2.
A idéia será trazer para a WEB uma solução para gerenciamento administrativo (não fiscal) de pequenos negócios (lojas e/ou serviços). Acho que dá para fazer com o Java.
Muito obrigado pelas valiosas informações. Sucesso!

Neofitos cara, só quem conhece esse termo não pode ser considerado um (me faz lembra uma feira de livros de informática onde encontrei OS/2 WARP PARA NEOFITOS).

Como você mesmo falou você está armado até os dentes, mas será que tem as armas certas? Uma questão interessante sobre o Java é que além de linguagem ela é uma plataforma e uma plataforma gigantesca, veja as siglas: JME, JSE, JEE, Servlet, JSP, JSF, Swing, AWT e outras mais. Lembre-se também que o Java não é a única linguagem da plataforma, temos o JSTL, JRuby, JSP (Tá. Essa é forçar a barra).

O que eu aconselho, compre um livro de Java (de preferência Use a Cabeça Java) aprenda e só depois passe para a plataforma Web. Com a sua empolgação em mais ou menos três meses já dá para entrar bem no mercado em Java (Se lembre você já está no mercado migrar será facil e três meses é um tapa).

Qualque coisa estamos aí.

Mais uma vez, um grande obrigado!
O Amigo está coberto de razão quando faz a colocação: “…mas será que tem as armas certas?”. De fato, não sei.
Mas vou saber daqui a mais alguns meses… com certeza.
Estou lendo “Java 2 para programadores profissionais” (Morgan, Michael, Edit.Ciência Moderna, RJ., 2000). Extremamente técnico e não muito fácil de ler, mas já dá uma boa idéia da coisa (é bem abrangente).
De fato, o Java é grande (e muito!), mas não assusta tanto assim… aprecio grandes desafios.
Quando se chega à idade que cheguei, escovando bits, todo o resto é festa!
Cê é grande Cara, muito obrigado mesmo e sucesso!