Como funciona o mercado de trabalho Hoje

Olá Amigos

Estou enviando uma pergunta nenhum poco objetiva mais que cada um pode expressar sua opnião e creio que não é só minha duvida, mais sim de muitos.

Sempre programei desde meus tempos de PHP até agora com o Java passando pelo C entre outros, mais sempre fui autonomo nunca trabalhei em uma empresa, entao quando começava um projeto eu modelava, programava, testava, e implantava, ou seja fazia tudo.

Como funciona o Mercado de Trabalho em empresas especializadas, os programadores como é feito a divisão de serviços, exemplo: como é uma equipe fica responsável pelo JSP a outra pelo EJB, a outra pelos Controllers, ou cada equipe faz um poco de tudo.

Bem essa é minha duvida, valew

Acredito eu os famosos lobos solitarios já não tem mais a vez no mercado de trabalho…

Ou trabalha em grupo ou roda! Tudo hj está baseado em processos ageis para desenvolvimento (XP, SCRUM, RUP entre outros).

A construção de um software é feita por todos paralelamente, o CVS e ou Subversion proporcionam isso aos desenvolvedores…

Se vc é um lobo solitário que faz tudo sozinho! Então aconse-lho a mudar a formas de trabalho… Tudo funciona a base de interação direta…

essa é minha opnião!

:stuck_out_tongue:

Eu nunca trabalhei em um lugar que tivesse essa divisão que vc cogitou…
geralmente te dão um caso de uso e vc executa do início ao fim. Dependendo da padronização da empresa e dos frameworks utilizados, vc faz até a camada visual (pois segue um padrão e ela já está especificada na documentação).

Dependendo da empresa vc vai fazer tb uma parte de análise e de teste…bem, depende da empresa…

[quote=luciene.silva]Eu nunca trabalhei em um lugar que tivesse essa divisão que vc cogitou…
[/quote]

Tirei essa conclusão depois de ter assistido uma palestra do Fernando Lozano!
Acredito que ele tenha uma vivencia mais aguçada nas grandes empresas.

È claro que não funciona assim em todas! Existem empresas e empresas!
:stuck_out_tongue:

Analyser, a forma que se trabalha depende do tipo de empresa:

Tem empresa com alta demanda de projetos, que acaba usando os funcionario pra cada parte especifica do sistema, por exemplo um programador vai fazer somente a parte de view, outro vai desenvolver somente a camada de negocios, outro a camada de persistencia, isso torna o cara especialista em determinada area, se tornando muito mais produtivo para a empresa.

Em outras empresas com pouca demanda de projeto, um unico programador pode fazer o projeto sozinho, dependendo do prazo.

O que eu mais vejo são empresas que dividem o projeto por funcionalidades que não são muito dependentes uma das outras, podendo assim trabalhar com cvc sem muitos problemas, ou seja o programador conhece todas as camadas da funcionalidade que ele desenvolveu.

Na questão de documentação geralmente o programador ajudara mais com relação a diagramação(Classes, Sequencias), deixando a analise do sistema (Requisitos, Caso de uso) pro analista.

Mais isso tudo depende da metodologia utilizada em empresa.

Acredito que nas maiores empresas existe uma divisão bem definida.
Quando trabalhava em Brasília, tinha DBA, implantador, testador, programador, analista de OEM, analista de sistemas, etc tudo bem divididinho. Empresas menores costumam ter programalistas! Enfim, como já disseram por aqui, existem empresas e empresas.

Zakin,

[quote] Tirei essa conclusão depois de ter assistido uma palestra do Fernando Lozano!
Acredito que ele tenha uma vivencia mais aguçada nas grandes empresas. [/quote]Vc. sempre se baseia na opinião dos outros e palestras assistidas, acho melhor vc. começar a ter a suas próprias opiniões. O fato de alguêm como o “Lozano” ou outros falarem que ou sobre ou como, expressa somente a opinião dele “Fernando Lozano” e não tome isso como uma verdade absoluta ok.
Temos casos concretos de grandes palestrantes e articulistas que fizeram n…comentários e suposições (erradas) e hj. mordem a lingua de raiva por não poderem voltar atrás pois já estava escrito e publicado.
sds

Existem empresas (especialmente as que fingem que aplicam RUP) que separam muito bem analistas, projetistas, programadores e testers, especialmente colocando estes em fábricas. Cada um tem sua fila, recebe uma requisição e cospe um produto, sejam modelos UML, casos de uso, código ou testes.

Cansado de perder dinheiro e clientescom isso, as empresas de nome estão adotando o que os grandes nomes do software como Fowler, Ambler e Beck falam há décadas: agilidade.

Basicamente existe todo tipod e divisão no mercado. Com tantas vagas de emprego disponíveis só se trabalha em empresa com fábricas se você quiser (i.e. quiser passar um bom tempo sem conseguir sair do lugar por problemas de processo, quiser entregar projetos de péssima qualidade e sempre atrasados, quiser mudar de emprego a cada seis meses, etc.)