Oi Edmauro,
primeiramente, voce nao precisa extender de Object explicitamente. Ou seja, fazer
public class TransformadaRP extends Object
eh a mesma coisa que
public class TransformadaRP
Em relacao a sua duvida, package nao eh um metodo, mas sim o “endereco” da sua classe. O nome do pacote representa uma estrutura fisica de diretorios, onde a classe devera estar localizada. No seu primeiro codigo, a declaracao
package livrojava.ch05;
informa que o pacote atual eh o “livrojava.ch05”, que precisa necessariamente estar no diretorio “livrojava\ch05”.
Ou seja, se voce esta testando seus programs em Java no diretorio “c:\java”, a seguinte estrutura de diretorios deve existir:
c:\java\livrojava\ch05
onde, entao, o arquivo TransformadaRP.java deve estar localizado.
Para usar as classes, voce precisa importar (import) elas, caso estejam em pacotes diferentes. Ou seja, se voce tem uma classe no pacote “meu.sistema” e deseja usar a TransformadaRP, voec deve fazer o import:
import livrojava.ch5;
O seu segundo exemplo esta com o import corretamente, porem nao fica claro qual eh o pacote da classe ConversaoRP. Se for o mesmo, o import nao eh necessario.
O que voce precisa prestar bastante atenaco eh na hora de compilar o programa. Voce sempre deve estar na raiz dos pacotes, e nao dentro deles, caso contrario o compilador nao conseguira encontrar as dependencias. Portando, considerando que voce tem os pacote “livrojava.ch05” e “meu.sistema”, a seguinte estrutura de diretorios deve existir em disco:
c:\java\livrojava\ch05
c:\java\meu\sistema
com os respectivos .java em cada um deles. Para compilar, voce precisa estar no diretorio “c:\java”, e invocar o javac assim:
cd c:\java
javac livrojava\ch05\*.java
javac meu\sistema\*.java
Para executar o programa, fique no c:\java e faca assim:
java livrojava.ch05.NomeDaClasse
Note que agora usamos a mesma notacao usada nos imports, ao contrario da hora de compilar, quando nos referimos ao nome dos diretorios. Eh muito importante prestar atencao nesse detalhe.
Basicamente eh isso 
Rafael