Como implementar um de Sistema de Gerenciamento de Projetos?

2 respostas
desenvolvimentojava
V

Galera, pesquisei aqui no fórum e encontrei alguns tópicos que mencionava projetos open source que teoricamente responderia minha pergunta, porém, não totalmente.

Meu cenário é o seguinte:

A empresa na qual trabalho precisa de um sistema de gerenciamento de projetos, pois os mesmos são gerenciados por meio de planilha excel.

A planilha persiste as seguintes variáveis: ID, Nome do projeto, Responsável, Número da proposta (para controle financeiro), Dia e hora do projeto inciado, Dia e hora de entrega, situação (status) etc.

Possuo conhecimentos básico em programação Java Web,JSF com Hibernate +JPA para persistência, além de modelagem física do banco de dados. Iria utilizar o AdminLTE para fazer o trabalho da camada View.

O que eu não conheço é após fazer o build da aplicação, colocá-la em um domínio.

Já ouvi dizer que não é tão simples subir uma aplicação Java em um domínio.

Alguém pode me ajudar, citando qual processo que devo fazer para coloca-la em ambiente de produção?
Ou pelo menos indicar uma documentação, apostila ou algo do tipo?

Obrigado

2 Respostas

peczenyj

Honestamente: vcs poderiam usar um Scrum e controlar o projeto através de post-its.

Mas se vc quiser fazer para testar e aprender, eu tentaria algo mais simples como, de cara, um CRUD simples com autenticação em um segundo momento ( ai pode fazer algo divertido como oauth com google ou facebook ).

existem algumas alternativas mais simples para deploy como o Heroku e Google App Engine ( tem amazon tb, as brasileiras eu nunca tentei pois qq coisa mais complicada q php era muito caro ).

https://cloud.google.com/appengine/docs/java/quickstart

mas basicamente vc gera um .WAR com a sua aplicação e faz o deploy, ou prepara um script maven ou ant que vai preparar o ambiente, iniciar o servidor, etc.

vc pode pegar uma instancia na Amazon EC2 e montar a sua estrutura na unha, colocando glassfish, mysql, nginx, etc tudo na mão mas sai caro. a cloud ( ou PaaS ) vai te ajudar em algumas coisas mas pode ser magica demais ( ou o preço pode nao ser interessante )

hoje em dia a infraestrutura de um projeto pode ser abstraida com a ajuda de projetos tipo Capstrano, Vagrant, Terraform, Docker e por ai vai.

V

Obrigado. Vou analisar esses casos que citou.

Minha ideia é fazer um CRUD simples com base no banco de dados e telas geradas com o primeFaces.
Teria um Dashboard na qual retornaria alguns Somatórios, Joins etc.
A parte de gerar relatório seria feita por ferramenta de BI (como QlickView, BlueMix etc).

Temos alguns servidores contratados, porém Locaweb.

O que eu não sei é saber como cotar um serviço de hospedagem cujo suporte MySQL, páginas XHTML além dos arquivos Java fazendo as regras de negócio.

Obrigado.

Criado 28 de setembro de 2016
Ultima resposta 28 de set. de 2016
Respostas 2
Participantes 2