Oi,
na minha opinião, a primeira coisa a se pensar é quais são as farramentas que eu vou utilizar. Qual o banco de dados? qual IDE? com visual ou sem visual?
Segunda coisa, é a modelagem… bom, que tipo de tela eu preciso? um cadastro de clientes? fornecedores? claro, não posso me esquecer da tela de Entradas e saidas de material no estoque…
com isso vou formulando o meu banco, assim você pode pensar em suas tabelas, classes e view que o banco vai conter.
Logico, não só pensar… e sim passar seus pensamentos no papel mesmo, desenhando o modelo do banco… para não ter falhas… porque pode ter ‘n’ opções para seu banco e suas telas…
ex: Você pode fazer uma Entidade (tabela) só para o endereço… na qual você pode fazer isso em uma tela do seu sistema… ou então fazer varias tabelas no banco, uma para cidade e código da cidade, que liga com estado e cd… com isso você pode criar telas separadas…
Eu pensaria desta maneira… sempre visualizando o que meu cliente ira precisar. e até mesmo se possivel, uma conversa com a pessoa resposavel que ira adiquiri seu sistema.
Tchauzin!