Oi,
na minha opinião, a primeira coisa a se pensar é quais são as farramentas que eu vou utilizar. Qual o banco de dados? qual IDE? com visual ou sem visual?
Segunda coisa, é a modelagem… bom, que tipo de tela eu preciso? um cadastro de clientes? fornecedores? claro, não posso me esquecer da tela de Entradas e saidas de material no estoque…
com isso vou formulando o meu banco, assim você pode pensar em suas tabelas, classes e view que o banco vai conter.
Logico, não só pensar… e sim passar seus pensamentos no papel mesmo, desenhando o modelo do banco… para não ter falhas… porque pode ter ‘n’ opções para seu banco e suas telas…
ex: Você pode fazer uma Entidade (tabela) só para o endereço… na qual você pode fazer isso em uma tela do seu sistema… ou então fazer varias tabelas no banco, uma para cidade e código da cidade, que liga com estado e cd… com isso você pode criar telas separadas…
Eu pensaria desta maneira… sempre visualizando o que meu cliente ira precisar. e até mesmo se possivel, uma conversa com a pessoa resposavel que ira adiquiri seu sistema.
Cara eu não sei o certo mas é bom você fazer os modelos primeiro depois a parte de persistencia(se for usar) depois execução(liga os modelos com a visualização) e a visualização(Desktop ou Web,etc)
Acho que primeiramente você precisa consolidar os conceitos de Orientação a Objeto. Dê uma olhada na apostila da Caelum FJ-11.
[url]http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf
Após isso levante os requisitos que seus sistema deva atender. Extraia as classes que você acha que são necessárias.
Comece por uma pequena parte do sistema, como produto x fornecedor.
Pense em como seus objetos irão se comunicar! Deixe a implementação para depois.
Separe as partes que não se modificam daquelas que tem seu comportamento modificado ao longo do tempo. Espero que inicialmente lhe tenha ajudado.
a, e acho que a primeira classe seria a de conexão com o banco… =)
crie um banco de testes… e tente conectar…
não sei se você já fez isso, mas é o começo!
Vcs todos parecem ter muita experienca com java deixa eu fazer uma pergunta da pra uma stand alone em java ,não tem um visusliozador de relatorio maduro o swing e fraco não se adapta e nocivo a plataforma
alem disso ha necessidade de uma instalção de uma jvm ?Sinceramente
gosto do java mas não tem força no desktop.
[quote=Daniel.F]Vcs todos parecem ter muita experienca com java deixa eu fazer uma pergunta da pra uma stand alone em java ,não tem um visusliozador de relatorio maduro o swing e fraco não se adapta e nocivo a plataforma
gosto do java mas não tem força no desktop.[/quote]
Concordo plenamente, sou traumatizado, a aplicação que trabalho é em applet. eca.
[quote=andredeividi][quote=Daniel.F]Vcs todos parecem ter muita experienca com java deixa eu fazer uma pergunta da pra uma stand alone em java ,não tem um visusliozador de relatorio maduro o swing e fraco não se adapta e nocivo a plataforma
Concordo plenamente, sou traumatizado, a aplicação que trabalho é em applet. eca.[/quote]
Oi,
é necessario uma jvm sim…
aaa e outra coisa… java tem força sim no desktop
Recomendo que vc estude muito amigo, precisa consolidar bem seus conceitos sobre a linguagem Java, sobre OO, e como dia o cv, porque vc precisa fazer os diagramas UML?
mas pense nas necessidades que o sistema tem que atender, os requisitos, dessa forma vc consegue ir chegando ao o que o sistema vai precisar, crie as classes “base” do sistema, e vá implementando os requisitos, ou se preferir, os casos de uso.
PS: não vamos desvirtuar o tópico com desktop x web.
[quote=Daniel.F]Vcs todos parecem ter muita experienca com java deixa eu fazer uma pergunta da pra uma stand alone em java ,não tem um visusliozador de relatorio maduro o swing e fraco não se adapta e nocivo a plataforma
Essa conversa de que swing é fraco é da decada passada. AWT+Swing é o melhor framework de UI que existe em java. Mas se vc não gosta existe um outro monte por ai … SWT+JFaces por exemplo, mas ha mais.
Visualizador de relatorios : JasperReports+iReport. Esta ferramenta é simplesmente genial e bate o QuickReport a qualquer nível.
Dá para fazer coisas geniais com swing, seja standalone , applet ou distribuido via Java WebStart. E nos próximos anos Desktop vai voltar a ser importante.
Muitos fatores a considerar… dificil sua pergunta.
E se vc nao for persisitir os dados em Banco de Dados? e se em vez de usar banco, devido ao volume de dados nao ser grande, tu preferir usar um framework de persistencia que serializa os objetos em disco ( Prevayler )?
Minha sugestão é a seguinte: Comece pela logica do sistema… depois vá pra parte de interação com usuario ( view - controller ). no final de tudo vc decide como vai persistir esses dados.
Mas sugiro seguir o conselho do Luiz… primeiro estude bastante OO, pq se for pra fazer isso sem OO, faça em Delphi ou VB, que vai te da 10x menos trabalho.
Olá pessoal, primeiramente agradeço a todos que me
responderam ao tópico…
eu já fiz curso completo de Java, fiz a ‘academia do java’ na
globalcode, mas no curso a gente pega a parte técnica,
mas como programo em Delphi, e nunca fiz um sistema
em Java com OO não sei por onde começar e como vcs.
aqui são experientes em Java, pedi a ajuda de vcs.