Como instalar/configurar o hibernate?

E ai pessoal…

Baixei a versão 2.1.8 do hibernate, gostaria de uma dica de como instala-lo/configura-lo…

Muito obrigado,

Olá, o Hibernate não se instala, ele deve ser incluido no classpath da sua aplicação, o arquivo .jar, se é o hibernate 2 o arquivo é o hibernate2.jar, e um tutoral básico para usa-lo vc encontra aqui

Olá Bruno,
desculpe a ignorancia kra,
Mas então quer dizer que a unica coisa q devo fazer eh adicionar na var de ambiente CLASS_PATH o diretorio onde esta o hibernate?

Sim, o diretorio e o .jar, tipo:

CLASS_PATH: libs/hibernate2.jar

Conselhos, se tiver usando uma ide, é só acrescentar ele nos jar’s de seu projeto, mas se for passar o parametro na mão é +/- isso que você disse.

Kra seguinte,
Estou seguindo o manual do guj (aquele mesmo q vc indicou inclusive), cheguei na última classe AmigoDAO e tentei compilar ele diz: package cirrus.hibernate does not exist. Acredito que o class_path ainda n. esta ok, atualmente ele encontra-se assim:
CLASS_PATH=C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0;C:\hibernate-2.1\lib;C:\hibernate-2.1\hibernate2.jar

Que tem de errado será?

Tá, mas no hibernate 2 o pacote a ser importado é o net.sf.hibernate, ou algo parecido, pq mudou o pacote do hibernate 1 para o 2, e o tutoral foi escrito usando o hibernate 1, o cara que escreveu o tutoral fala sobre isto no final do tutoral, dá uma lida lá.

Parece que o class_path tá legal.

Mesmo assim n. funciona…
não sei o q esta havendo…

como vc tá setando o class_path?

Sim estou como lhe disse acima.
Fiz um teste que poderá nos ajudar: Estou usando atualmente 2 IDE’S: Eclipse e JCreator LE. Em nenhuma das duas funciona. Mas se eu compilar em DOS está funcionando. O que poderá ser nas IDES?
Obs: não estou usando pacotes nem nada dou import net.sf.hibernate.*; e começo a classe…
kra

Há, você tá esquecendo de incluir no class_path das ide’s, para que elas reconheçam o pacote, no eclipse faz o seguinte:

com o butão direito no mouse, clique no projeto, escolha “properties”;
na arvore a esquerda da janela que se abre, escolha “java build path”;
escolha a filepeta “libraries”, o butão “add external jars” e ache o hibernate no seu hd e pronto.

No JCreator eu não sei te orientar, pois faz uns 2 anos que não o uso, e quando usava era o pro…

Pois eh, qdo me dei conta que no eclipse tb nao funcionava (pq estava tentando no JCreator) tentei achar uma opção para incluir o hibernate2.jar e fui exatamente onde vc acabou de comentar…(ateh criei um user library para a pasta lib…não sei c eh necessario…acredito q não neh?)…
mas ainda tenho um detalhe o objeto DataStore não existe para o eclipse… q será?

(desde jah agradeço sua admirável paciencia com os os principiantes!)

Achei um trecho de codigo em um site que resolve o problema…
Configuration cfg = new Configuration();
cfg .addClass(Amigo.class);
SessionFactory factory = cfg.buildSessionFactory();

tem q tratar umas exceçõezinhas ai mas eu acho q eh esse o caminho…

É isso ai, no tutoral que te passei ele não tratou pq ele lança a exception.

Em relação a paciencia, fica tranquilo, pq ajudando a gente aprende tb, alem do mais, eu começei por este tutoral que te passei, mas ainda não tive tempo de fazer o que você tá fazendo agora, que é codifica-lo, eu só tenho a teoria…

Bruno vc tem ideia do que pode ser esse erro:

og4j:WARN No appenders could be found for logger (net.sf.hibernate.cfg.Environment).
log4j:WARN Please initialize the log4j system properly.

em um forum vi um comentario de usar uma transação (Transation) e dar commit() no fim…tentei tb da esse mesmo problema…

É, ai já fugiu aos meus conhecimentos, mas deixe ai, que a galera aqui é boa nisso e vai ajudar apartir daqui, valeu