Como instalar e configurar java jdk em windows 7?

Olá a todos, preciso de um Oraculo !!!

Estou querendo aprender a programar em java, já comprei o livro "use a cabeça java"já assisti alguns tutoriais, mas não tô conseguindo configurar o java no meu windows 7.
Já fiz tudo que vi nos tutoriais de como baixar, instalar e configurar java jdk, mas não deu certo. Obs. todos os tutoriais que vi mostravam como instalar e configurar em windows XP.
Gostaria que alguém me falasse como eu faço para instalar e configurar em windows 7 ???

Agradeço desde já, pela orientação dos senhores(as).

Você sabe o que é a variável de ambiente PATH no Windows?

Já mexeu com linha de comando (Command Prompt)?

Sabe o que ocorre quando você digita “dir” no DOS?

É a única coisa que você precisará saber (eu acrescentaria também, ao rodar o instalador, mudar o diretório padrão c:\Arquivos de Programas\Java\JDK1.7_03 para um outro mais simples e sem espaços no nome, como C:\JDK1.7.0 )

Amigo tbm estava com a mesma dúvida, e um amigo me ajudou no topico que eu criei Link

Se liga pra vc não apagar as coisas do Path se não vc não vai conseguir mais da ping e etc …

Eu fiz tudo, e acho que fiz certo. eu baixei e instalei o JDK 7 para windows, ai eu fui lá em “computador, SYSTEM_OS(C:), arquivos de programas(x86), java, jre6, bin” copiei.
Ai eu fui lá em variáveis de ambiente, fui na peth coloquei (:wink: e colei, dei ok, ok e ok. Ai fui pro Prompt de comando digitei javac, ai apareceu aquela frase chata:

Microsoft Windows [versão 6.1.7600]
Copyright © 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Cleber>javac
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

C:\Users\Cleber>

[quote=carloshsamaral]Amigo tbm estava com a mesma dúvida, e um amigo me ajudou no topico que eu criei Link

Se liga pra vc não apagar as coisas do Path se não vc não vai conseguir mais da ping e etc …[/quote]

Eu fiz tudo, e acho que fiz certo. eu baixei e instalei o JDK 7 para windows, ai eu fui lá em “computador, SYSTEM_OS(C:), arquivos de programas(x86), java, jre6, bin” copiei.
Ai eu fui lá em variáveis de ambiente, fui na peth coloquei (:wink: e colei, dei ok, ok e ok. Ai fui pro Prompt de comando digitei javac, ai apareceu aquela frase chata:

Microsoft Windows [versão 6.1.7600]
Copyright © 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Cleber>javac
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

C:\Users\Cleber>

a mesma coisa que nas versões anteriores.
http://camilolopes.wordpress.com/2008/03/27/instalando-java-em-ambiente-windows-5-minutes/

[quote=entanglement]Você sabe o que é a variável de ambiente PATH no Windows?

Já mexeu com linha de comando (Command Prompt)?

Sabe o que ocorre quando você digita “dir” no DOS?

É a única coisa que você precisará saber (eu acrescentaria também, ao rodar o instalador, mudar o diretório padrão c:\Arquivos de Programas\Java\JDK1.7_03 para um outro mais simples e sem espaços no nome, como C:\JDK1.7.0 )

[/quote]

Engraçado entanglement, essa semana instalei o jdk e o eclipse em uma máquina Windows 7 de um amigo que começou à se aventurar no mundo Java. Estranhamente eu apenas instalei o JDK e não configurei variável de ambiente nenhuma, o Eclipse reconheceu o JDK automaticamente. Será que o Eclipse olha para o registro do Windows pra procurar alguma chave corresponedente ao diretório de instalação do Java? Pra tirar a prova dos nove, ao digitar javac no prompt do DOS, o programa não foi reconhecido (embora o comando java tenha sido reconhecido). Sabe dizer algo à respeito?

[quote=matheuslmota][quote=entanglement]Você sabe o que é a variável de ambiente PATH no Windows?

Já mexeu com linha de comando (Command Prompt)?

Sabe o que ocorre quando você digita “dir” no DOS?

É a única coisa que você precisará saber (eu acrescentaria também, ao rodar o instalador, mudar o diretório padrão c:\Arquivos de Programas\Java\JDK1.7_03 para um outro mais simples e sem espaços no nome, como C:\JDK1.7.0 )

[/quote]

Engraçado entanglement, essa semana instalei o jdk e o eclipse em uma máquina Windows 7 de um amigo que começou à se aventurar no mundo Java. Estranhamente eu apenas instalei o JDK e não configurei variável de ambiente nenhuma, o Eclipse reconheceu o JDK automaticamente. Será que o Eclipse olha para o registro do Windows pra procurar alguma chave corresponedente ao diretório de instalação do Java? Pra tirar a prova dos nove, ao digitar javac no prompt do DOS, o programa não foi reconhecido (embora o comando java tenha sido reconhecido). Sabe dizer algo à respeito?[/quote]

eu tenho instalado aqui sem configurar as variaveis de ambiente. Não é preciso para que funcione no Eclipse, mas se tu for rodar por fora e mandar compilar no prompt de comando do windows ai tu precisa.

O Eclipse tem um compilador próprio, não usando o javac.

A razão disso é que, para ele poder dar diagnósticos precisos, precisa de mais informação que o javac.exe era capaz de dar. Tanto é que quando o NetBeans precisou disso, e como era desenvolvido também dentro da Sun, eles forçaram o pessoal do Javac a criar uma versão mais amigável (em termos de diagnósticos internos) para o Netbeans poder usar.

Para provar isso, basta apagar (ou renomear) o javac.exe da máquina onde está instalado o Eclipse e veja que ele continua a compilar os programas.

Outra forma de provar isso é que o javac.exe não gera .class para programas que estejam com erro de compilação; o Eclipse gera os .class assim mesmo e faz com que uma exception seja lançada quando você alcança o ponto do programa que tinha erro de compilação.

Ele só precisa do javaw.exe ou java.exe (que o instalador do Java sempre põe em c:\windows\system32\java.exe ou javaw.exe). Como o c:\windows\system32 normalmente está sempre no PATH, o Eclipse sempre acha o java.exe. Se mesmo assim não achar, ele procura no Registry do Windows, tal como você suspeitava.

[quote=entanglement]Você sabe o que é a variável de ambiente PATH no Windows?

Já mexeu com linha de comando (Command Prompt)?

Sabe o que ocorre quando você digita “dir” no DOS?

É a única coisa que você precisará saber (eu acrescentaria também, ao rodar o instalador, mudar o diretório padrão c:\Arquivos de Programas\Java\JDK1.7_03 para um outro mais simples e sem espaços no nome, como C:\JDK1.7.0 )

[/quote]Cara tô mais perdido q sego em tiroteio. Baixei, instalei, fui lá na variaveis de ambientes criei a pasta JAVA_HOME com o caminho:

C:\Program Files (x86)\Java\jre6\bin

, criei a pasta CLASSPATH com o caminho:

%JAVA_HOME%\lib;.;

fui na pasta path que estava assim:

C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Program Files (x86)\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;%PROGRAMFILES%\Internet Explorer

coloquei ponto e virgula, e colei:

%JAVA_HOME%\bin;.;

reiniciei o computador, fui no DOS digitei java -version, ele mostrou a versão, mas quando eu digitei javac, o sistema novamente não reconheceu o comando.
oq devo fazer agora, cometo suicídio? ou ainda á alternativas?

Tá tudo certo na pasta path ???

[quote=carloshsamaral]Amigo tbm estava com a mesma dúvida, e um amigo me ajudou no topico que eu criei Link

Se liga pra vc não apagar as coisas do Path se não vc não vai conseguir mais da ping e etc …[/quote]
Cara tô mais perdido q sego em tiroteio. Baixei, instalei, fui lá na variaveis de ambientes criei a pasta JAVA_HOME com o caminho:

C:\Program Files (x86)\Java\jre6\bin

, criei a pasta CLASSPATH com o caminho:

%JAVA_HOME%\lib;.;

fui na pasta path que estava assim:

C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Program Files (x86)\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;%PROGRAMFILES%\Internet Explorer

coloquei ponto e virgula, e colei:

%JAVA_HOME%\bin;.;

reiniciei o computador, fui no DOS digitei java -version, ele mostrou a versão, mas quando eu digitei javac, o sistema novamente não reconheceu o comando.
oq devo fazer agora, cometo suicídio? ou ainda á alternativas?

Tá tudo certo na pasta path ???

Nesse post as explicações tem até screenshots:

Classpath

.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar

Java_HOME

C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03

A path

C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Program Files (x86)\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;%PROGRAMFILES%\Internet Explorer;%JAVA_HOME%\bin;.; 

pelo que eu vi vc colocou a pasta do java_home com /bin e não necessita

Cleber Antonio,

Observe o seguinte:
No JAVA_HOME você disse que está o caminho C:\Program Files (x86)\Java\jre6\bin. Esse caminho é do JRE (Java Runtime Environment). O JRE não serve para criar programas Java. Só serve para executar.
Você precisa ter o caminho do JDK no JAVA_HOME, e não o caminho do JRE. No exemplo do carloshsamaral o caminho do JDK é C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03.
O JDK (Java Development Kit) cria programas Java e possui o javac.exe.
Se você não tiver instalado um JDK, precisa baixa a versão para Windows do site da Oracle e instalar na sua máquina. Após instalar, procure em C:\Program Files (ou C:\Arquivos de Programas) qual o diretório que foi criado para o JDK (esse diretório tem o texto jdkxxxxxx).
Após fazer tudo o que diz no tutorial, abra o cmd (prompt de comando) e digite path. Verifique se tem o caminho C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\bin (ou o diretório que você instalou o jdk\bin). Esse é o caminho onde fica o javac.exe. Se tiver este caminho, você consegue chamar o javac e compilar os programas Java.

Opa, alguns anos depois… to com mesmo problema, segui os passos direitinho coloquei o PATH e tal… mas nada, Quando rodo java no promt, beleza ta ok, o q acredito, indentifique q fiz o path correto, mas o javac, nada. Entao dei uma olhada na pasta, bin, e nada de javac la, de executaveis, pelamordem vai de java para javaclp…
Sera q o javac nao vem mais junto com o kit, q tenho q instalar separadamente…so achei javac no diretorio jre7\docs\jdk, que eh documentacao…