olá senhores programadores do Guj !
Eu estou com um problema com o Java DataBaseConnector.
Eu tenho o compilador java instalado(NetBeans 5.0 e o JCreator), mas não sei como faço para ligar o DB com ele.
Baixei o “mysql-connector-java-3.1.13”, quando eu descompacto ele, me aparecem alguns arquivos(Pastas: debug,docs,src, e uns arquivos entre ele um .jar) mas nenhum deles é executável.
Ou seja eu devo ter que jogar eles em alguma pasta, a questão é Onde???
Concerteza ta faltando alguma coisa.
Desde ja agradeço a atenção .
classpath o que é isso ?
e o local onde os programas vão procurar a maquina java ?
e aquele da propriedad de sistema do XP, botão Váriavel de ambiente ?
onde eu boto esse jar ?
o jar vc coloca no CLASSPATCH do seu projeto.
Isso é o Driver, vc tem o programa MySQL instalado??
juniorsatanas,
Seguinte, na sua IDE como você disse que utiliza o netbeans. Crie um projeto e dentro dele tem uma pasta com nome de “libraries” ou “bibliotecas” - se não me engano.
Clique com o botao direito, vá em add Jar/Folder e coloque o .jar do MySQL. E pronto.
Depois é só criar uma classe para conexao com banco de dados. Tem diversas apostilas sobre isso no google e no GUJ.
[]s
obrigado senhores, só para ratificar ! achei isso no help da ID !
Gerenciando a classpath
Consulte também
A adição de um grupo de arquivos de classe a uma classpath de projeto informa o IDE das classes a que o projeto deve ter acesso durante a compilação e a execução. O IDE também use configurações de classpath para ativar o auto-completar de código, o realce automático de erros de compilação e a refatoração.
Raízes da fonte devem existir em um único projeto e não podem ser compartilhadas com outros projetos, independentemente de serem ou não abertos. Se for necessário usar uma biblioteca em vários projetos, crie um projeto especial onde você a armazene.
Classpath e projetos padrão
Para , o IDE mantém classpaths separadas para compilar e executar o projeto, assim como compilar e executar testes JUnit. O IDE adiciona automaticamente tudo na classpath de compilação do projeto à classpath do tempo de execução do projeto.
Onde você construir um para o qual uma classe principal é especificada, o IDE copia automaticamente quaisquer arquivos JAR na classpath do projeto na pasta dist/lib. O IDE também adiciona cada um dos arquivos JAR no elemento Class-Path no arquivo manifest.mf do JAR do aplicativo. Isso simplifica a execução do aplicativo fora do IDE. Para obter mais informações, consulte Preparando um JAR para implantação fora do IDE
Para editar uma classpath de um projeto padrão:
Expanda o nó do projeto, clique com o botão direito do mouse no nó de bibliotecas e escolha Propriedades.
Na caixa de diálogo Propriedades do projeto, adicione os elementos ncessários à classpath de compilação do projeto clicando no botão apropriado. Você pode adicionar o seguinte:
Projeto. O arquivo JAR ou o arquivo WAR produzidos por outro projeto, assim como os arquivos fonte associados e a documentação Javadoc.
Biblioteca. Uma coleção de arquivos JAR ou pastas com classes compiladas, que podem opcionalmente ter arquivos fonte associados e documentação Javadoc.
JAR/Pasta. Um arquivo JAR ou pasta que contém classes compiladas.
(Opcional) Em aplicativos da Web, clique na caixa de seleção Implantar, se não desejar empacotar um elemento no aplicativo da Web. Por padrão, todos os elementos da classpath são incluídos no aplicativo da Web.
(Opcional) Clique na caixa de seleção Construir projetos na classpath, se não desejar reconstruir todos os projetos na classpath toda vez que construir o projeto atual. Por padrão, todos os projetos na classpath e, em aplicativos da Web, nos projetos listados na página Empacotamento, são reconstruídos quando você constrói o projeto atual.
(Opcional) Clique nos botões Mover para cima e Mover para baixo para alterar a prioridade da classpath.
(Opcional) Clique nas guias Executar, Compilar testes ou Executar testes para fazer alterações nessas classpaths.
Você também pode adicionar projetos dependentes e outros recursos necessários a um projeto simplesmente clicando com o botão direito do mouse no nó Bibliotecas na janela Projetos e escolhendo o item apropriado (Projeto, Biblioteca ou JAR/Pasta) no menu contextual.
Classpath e projetos de forma livre
Em , o script Ant manipula a classpath para todas as pastas da fontes. As configurações da classpath para projetos de forma livre somente informam o IDE que classes tornar disponíveis para a refatoração e o auto-completar de código. Para alterar uma classpath de tempo de execução e compilação actual do projeto de forma livre, você deve edutar o arquivo build.xml diretamente.
Observe que projetos de forma livre não têm nós de biblioteca nem as caixas de diálogo Propriedades do projeto do projeto em forma livre incluem um painel de bibliotecas. Para obter mais informações, consulte Declarando uma classpath em projetos de forma livre.
A declaração classpath do projeto deve corresponder exatamente à classpath usada pelo script Ant.
Consulte também
Criando dependências entre projetos
Definindo a classe principal e argumentos de tempo de execução
Definindo JDK do destino
Adicionando Javadoc a um projeto
Notificações legais