Como interpretar problemas com vetores?

Estou começando a aprender vetor, matriz e função na faculdade. Lá, usa-se portugol na maioria das aulas e java(em menor quantidade). Estou com uma questão a ser resolvida, mas não estou entendendo.

Implemente uma função que receba um vetor de N valores inteiros já digitados e retorne verdadeiro se o mesmo não possuir nenhum quadrado perfeito ou falso, caso contrário.

Desde o começo do curso venho lendo um livro de lógica de programação(Forbeloni), tenho apostilas de lógica baixadas do apostilando.com e mesmo assim, não estou desenvolvendo a lógica.

Voltando ao problema, tenho que criar uma função que receba um vetor de valores que não se sabe quantos são. A questão pede uma função pra receber um vetor. Como pode? Daí, a dúvida abaixo:

Dúvida 1: É pra criar um algoritmo como função ou um algoritmo como vetor? Porque muda a maneira de se iniciar o algoritmo.

Exemplo com vetor:

Algoritmo logico;
Tipo qualquer_nome= vetor[1…n]{tipo de dado}
{área das variáveis}

Exemplo com função:

Algoritmo logico;
{área das variáveis globais}
Função qualquer_nome({área de variáveis}) : ({tipo de dado})
{área de variáveis locais}

É pra escolher qual dos dois exemplos? Ou ambos?

Dúvida 2:
Como eu faço um teste pra ver se um número é quadrado perfeito? Nem na época de escola aprendi isso. Só agora fui saber que é um n° que tirando a raiz quadrada, dá um inteiro.

3: Sei que aqui não é o local pra aprender lógica. Se puderem dizer o nome de algum site pra isso…

Vamos pegar sua calculadora. Como você mesmo disse, se você tirar a raiz quadrada, dá um inteiro.

Como é difícil testar se um valor é um inteiro devido a erros de arredondamento (vai que você tire a raiz quadrada de 15241578750190521 e o Java lhe volte 123456788.999989 em vez de 123456789), vamos fazer uma outra coisa:

• Achar a raiz quadrada do número (digamos 10 -&gt 3,1622776601683793319988935444327…) - use Math.sqrt