Oi Bruno Laturner ,
Já passei por coisa parecida, e acho que quem caia nessa situação tá ferrado. A não ser que tenha uma gerencia compreensiva e prazos tranquilos.
A primeira equipe éra mesclada, havia gente sem experiencia e gente com experiencia apenas em manutenção, nunca havia monta um sistema desde o início; a situação éra bem conturbada pois havia muita cobrança e detalhe - Não foi eu quem escolheu os componentes. Comecei com algumas coisas de SCRUM / XP e começou a ocorrer muitas brigas em função da divergencia de opinião, alguns não queria ceder a idéia do outro e tava difícil e bem desgastante; a produtividade éra muito baixa em função do entrosamento ruim. Acabei adotando a arquitetura J2EE que eram o que eles sabiam mesmo sendo por leitura. Montei a proposta da infraestrutura do projeto apresentei à eles; foi aceita após algumas críticas e sugestões que logo depois foram incluidas gerando assim a primeira versão. Logo depois disto eles tinha o “esquema” de trabalho; cada um recebia um funcionalidade para desenvolver éra só pegar a máquina e começar a “fritar” os códigos.
Com isso eu fragmentei a equipe e acabei com as brigas e o dono do projeto conseguia fazer reuniões com cada um da equipe que estava cuidando de determinada funcionalidade, ele adorou o esquema se sentia o dono da bola; éra só mandar incluir uma funcionalidade e ZAZ um maluco já começava a ralar o peito em cima daquilo.
Bom, eu consegui resolver o projeto, mas internamente a coisa ficou ruim, havia muita redundancia de código, o sistema não éra nada otimizado. A equipe não evoluiu nada tecnicamente, sem falar que havia casos do desenvolvedor malandro, só ficava “embassando” e não rendia nada enquanto alguns se matavam. Eu não éra o líder de fato, eu era aquele cara que surge quando tudo esta perdido e a direção é apenas uma, o fundo do poço com muita força.
No outro projeto, no mesmo local, com alguns brigões fora da equipe e novos componentes afim de uma idéia diferente. Conseguimos adotar o XP e o projeto saiu muito melhor mesmo porque eu já tinha uma lista enorme do COMO NÃO FAZER para me basear.
Resumindo, a carga de trabalho e responsabilidade sempre cai em cima de quem sabe mais / está afim nesta hora. Se tiver sorte da equipe ser tranquila, saber discutir ideias, ser colaborativa etc… adote SCRUM / XP. Caso contrario e seu “coro” depender disso pegue o J2EE monta uma receita de bolo (BOLOVO rsrsrs) e bota os macaquinhos pra pressionar os botões quando eles estiverem mais adaptados vc tenta uma…outra coisa.
flws