Como lidar com diversos tipos cadastrados no banco

Pessoal,

Vou tentar simplificar ao máximo o problema para dar foco somente ao que quero perguntar.

É o seguinte:

Tenho um programa que precisa lidar com diversos diretórios.

Esses diretórios precisam ser cadastrados no banco, pois outras aplicações também acessam esses diretórios.

Cada diretório tem uma finalidade específica, como:

• diretório para chegada de email
    -diretório para chegada de arquivos via ftp
    -diretório para saída de relatórios via email
    -diretório para saída de relatórios via ftp

Então, meu programa tem uma parte específica que utiliza cada um desses diretórios.

O que eu quero perguntar é o seguinte:

Como eu faço para identificar para que serve cada diretório desses?

Pensei em criar uma tabela de diretórios, e para cada diretório criar um tipo.

Como aqui na empresa nós utilizamos stored procedures, as procedures seriam encarregadas de ler cada diretório de acordo com o tipo necessário.

Por exemplo, a spGetDiretoriosEmailEnviar leria o diretório do tipo 2, se 2 fosse o tipo cadastrado para “emailEnviar”.

O problema que vejo nisso é que esses números de tipo ficarão espalhados pelas procedures. Logo se for preciso alterar(não sei se isso será necessário) o tipo de um diretório, vou prcisar vascular cada procedure para poder alterar lá também.

Minha dúvida ficou clara?
Como é que geralmente se resolve esse problema?

Ae , não entendi 100% ainda seu problema.

Mas vou chutar algo aqui para esclarecer mais a conversa. Com sua resposta, vou pensando mais aqui, blz?

Já pensou em incluir um campo nessa tabela ai de diretorios, um outro campo que receba o nome da procedure que vai tratá-lo?

Tipo:

registro 1 , diretorio enviaEmail , procedure xxxxx
registro 2 , diretorio recebeEmail , procedure yyyy

Ai nesse caso, quem quisesse lidar com o diretorio era so chamar a procedure do campo e dispara-la…
Falae o que acha p/ eu entender melhor