Como lidar com esse tipo de problema programadores:

Programo em um PC aqui no servico e como vcs lidam em relacao a proteger os arquivos, vcs salva no HD! os codigos fontes? e so qualquer um chegar copiar o codigo fonte e ja era? como vcs lidam com isso?

Aqui uso processo ágil de desenvolvimento, e um repositório para versionar. É muito arriscado não possuir esse tipo de documentação.

Controle de versão não tem nada a ver com métodos ágeis. Você pode usar controle de versão sem usar uma metodologia ágil.

Ponha um pitbull na porta da empresa para não deixar entrar ninguém desconhecido, e um bom advogado para processar quem roubar os códigos-fontes. :stuck_out_tongue:
Na prática o que ocorre é que códigos-fontes costumam ser inúteis sem os programadores que os fizeram, portanto mesmo em empresas grandes não há tanta neura assim contra “roubo de códigos fontes”.
Como o Neófito disse, é melhor ter os fontes sempre bem protegidos contra falhas no computador (ou deleções indevidas) em um (ou mais) servidores de controle de versões.

O legal é você possuir um servidor onde possa salvar os projetos, e um sistema de controle de versão ajuda a controlar quem acessa.
Leia isto, pode ser útil pra vc http://gc.blog.br/2009/09/24/colaboracao-e-open-source-dentro-da-empresa/

E não se esqueça do backup 8)

Ponha um pitbull na porta da empresa para não deixar entrar ninguém desconhecido, e um bom advogado para processar quem roubar os códigos-fontes. :stuck_out_tongue:
Na prática o que ocorre é que códigos-fontes costumam ser inúteis sem os programadores que os fizeram, portanto mesmo em empresas grandes não há tanta neura assim contra “roubo de códigos fontes”.
Como o Neófito disse, é melhor ter os fontes sempre bem protegidos contra falhas no computador (ou deleções indevidas) em um (ou mais) servidores de controle de versões. [/quote]
Considero isso um indício de código ruim.

Use um controlador de versão, CVS, SVN, GIT, Clear Case, escolha.
Faça backups.
Boa sorte :smiley:

[quote=elomarns][quote=entanglement]
Na prática o que ocorre é que códigos-fontes costumam ser inúteis sem os programadores que os fizeram
Considero isso um indício de código ruim.[/quote]
[/quote]
Pois é, também concordo com isso. Mas… assim é a vida.

Controle de versão não tem nada a ver com métodos ágeis. Você pode usar controle de versão sem usar uma metodologia ágil.
[/quote]

Claro que não, vidente. Isso foi uma citação.

Aprenda a usar SVN ou CVS ou outro que voce preferir.

Não deixe tudo no pen-drive que nem eu fazia e um dia derrepente voce perde na rua o pen-drive.

Bom primeiramente obrigado pela ajuda de todos vcs, mas alguem sabe se realmente existe isso?
Andei pesquisando a um tempo atraz e achei algo relacionado com o netbeans que parece que ele tem uma funcao na qual posso acessar remotamente o netbeans ex:
dexo meu pc ligado em casa e la com o codigo fonte, e no meju servico eu abrir meu netbeans e abrir em rede os arquivos isso eh possivel? thanks

[quote=biluquinha]Bom primeiramente obrigado pela ajuda de todos vcs, mas alguem sabe se realmente existe isso?
Andei pesquisando a um tempo atraz e achei algo relacionado com o netbeans que parece que ele tem uma funcao na qual posso acessar remotamente o netbeans ex:
dexo meu pc ligado em casa e la com o codigo fonte, e no meju servico eu abrir meu netbeans e abrir em rede os arquivos isso eh possivel? thanks[/quote]

Cara. Leia sobre SVN. Se está querendo deixar o código longe da empresa (algo ultra anormal, pois se a empresa te paga é justamente porque ela quer o software), você pode contratar um servidor de hospedagem que permita acesso à shell e daí tu instala svn e atualiza dele.

Outra é tu usar FTP, mas eu mesmo acho um lixo trabalhar com projetos remotos (sem cópia na workspace).

Leia sobre SVN.

Abraço.

Em momento algum falei que trabalho em uma empresa(software), disse que no meu servico(pode ser loja de sapato),nas horas vagas eu programo e preciso proteger esses arquivos!!

Opções:
[list]Fazer um backup dos teus arquivos constantemente, guarde-o fora de casa[/list]
[list]Contrate um serviço de hospedagem de repositórios, como o GitHub[/list]
[list]Alugue um servidor normal, ou contrate uma conta livre e instale um software de controle de versões nele[/list]

Certo dei uma boa pesquisada e optei pelo svn, consegui instalar ele na maquina cliente(windows), e agora precisava instalar ele na maquina servidor(windows), alguem sabe se preciso instalar o svn la tambem? alguem ja fez isso e pode me da uma forca?

Nesse caso vc pode simplesmente colocar uma senha na pasta que contém os seus fontes…
Ou tbm zipa-la e cadastrar uma senha pra descompactar…

Servidor SVN baba de instalar.

http://www.visualsvn.com/server/

Certo baixei a versao server e instalei mas nao to sabendo uma coisa! preciso colocar a pasta do meu projeto dentro da pasta c:/repositorios? e como pego o endereco desse repositorio para poder acessar via cliente? obrigada mais uma vez

Deixe seu workspace em um volume criptografado. Um bom utilitário para isto é o truecrypt. Ele utiliza um arquivo no HD como um drive virtual que, para ser montado, necessita de uma senha ou um arquivo-chave (tipicamente em um pen-drive).

Na hora de ir embora, deslige o micro ou desmonte o volume e, voilá, o seu código não poderá mais ser acessado.

Eu uso o mais moderno sistema, eu gravo tudo num disquete (http://farm2.static.flickr.com/1341/1297168869_53350334fe.jpg?v=0)

Brincadeiras a parte, eu acho que eh importante ter um repositorio de codigo tipo TFS (pra quem programa .net), CVS, etc etc etc… Mas eh importante pra ter copias, gerenciar as versoes, criar diferente branches e por ai vai. Eh uma boa ideia ter back disso tb, com certeza.

Outra coisa, quando alguem copiar o codigo, isso eh um pouco dificil de controlar na minha opiniao, todas as empresas que eu comecei a trabalhar eu assinei um termo de confidencialidade, acho que isso ja eh o suficiente pra pegar os funcionarios malandrinhos que copiam os codigos desenvolvidos na empresa e distribuem por ai.

//Daniel