Olá!
Estou começando com Java, e não uso nenhuma IDE. Todos os tutoriais que leio sobre conexão com banco, usam recursos do Eclipse ou NetBeans. Eu preciso criar uma conexão com um banco de dados MySQL sem utilizar IDE. Já baixei o mysql-connector-java-5.1.38-bin.jar, mas, honestamente, não sei o que faço com ele.
Desde já, grato!
Depende do ponto de vista. Pensando assim você pode fazer no papel ou numa máquina de escrever que aprende mais huehue
Segue minha classe de conexão:
package DAO;
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
import javax.swing.JOptionPane;
public class Conectabd {
public static Connection conectabd() throws ClassNotFoundException {
try {
Class.forName("org.postgresql.Driver");
Connection conn = DriverManager.getConnection("jdbc:postgresql://localhost:5432/BancodeDados","postgres","senhapostgres");
return conn;
}
catch(SQLException error) {
JOptionPane.showMessageDialog(null,error);
return null;
}
}
}
Opa, me enrolei, editei minha resposta e respondi sua pergunta depois, malz
Muita gente aprende usando IDE, e se precisar compilar um Hello World na mão, não consegue.
Aprendendo da forma difícil, garanto que saberei da forma fácil também, enquanto o oposto não é verdade.
Em um ambiente de produção, logicamente deve-se usar uma IDE, mas, para aprendizado, não é vantajoso…
2 curtidas
Eu particularmente não gosto de usar o import qqcoisa.* porque entope o ambiente de lixo que você nunca vai usar, prefiro usar import n vezes e pegar especificamente o que minha aplicação vai usar.
Sou novo só em Java mesmo, já programo a um tempinho.
1 curtida
O código do @AlessandroGois está correto. No entanto, como vc não está usando nenhuma IDE, vc precisa passar o jar do JDBC pela linha de comando.
Para compilar:
javac -classpath external.jar com/mycompany/myClass.java
Para executar:
java -classpath external.jar com.mycompany.myClass
Vc não precisa do ‘‘com.mycmpany’’ se estiver na mesma pasta do seu .java
1 curtida
Embora eu tb não goste do import *, ele não traz prejuízo ao desempenho no run time.
O java é ‘‘inteligente’’ o bastante para desconsiderar imports não utilizados (na verdade existe umas das etapas de compilação é a otimização do código). Naturalmente, o mesmo não pode ser dito ao processo de compilação (este sim pode tornar-se mais lento).
Tentei dessa forma, mas recebo o seguinte erro:
Minha classe de conexão:
package Dao;
import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;
import javax.swing.JFrame;
public class Conecta {
public Conecta(JFrame principal) {
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
Connection conexao = DriverManager.getConnection(
"jdbc:mysql://mysql.hostinger.com.br/u998360457_a2", /* String de conexão, contendo servidor e banco */
"usuario", /* Usuário */
"senha" /* Senha */
);
JOptionPane.showMessageDialog(principal, "Conectado!");
conexao.close();
} catch (SQLException e) {
JOptionPane.showMessageDialog(principal, e.toString(), "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
} catch (ClassNotFoundException cnf) {
JOptionPane.showMessageDialog(principal, cnf.toString(), "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
}
}
}
Estou compilando da seguinte forma:
javac -classpath .:mysql-connector-java-5.1.38-bin.jar Agenda/Agenda.java
Esse erro está acontecendo pois não foi possível se conectar ao banco. Sua url está correta?
Edit: Testei aqui e meu DNS não resolve mysql.hostinger.com.br. Será que eles não liberam conexão apenas interna (código PHP no server deles)? Sugiro que você instale o mysql em sua máquina para testar.
1 curtida
Beleza!
Vou testar e respondo aqui!
Muito obrigado!!
Esses vídeos do youtube chegam a ser engraçados, os caras colocam musica de fundo, aparecem efeitos especiais, etc. e o que voce realmente quer está no final quando está.
Dá uma olhada nesse video, faz junto com a pessoa.
Aproveitando uma propaganda do post que preciso de ajuda, se alguem puder dar uma força lá com o JInternalFrame como classe pai ajudaria bastente .
Abraços,
2 curtidas