Olá pessoal, preciso de ajuda.
O mundo Java é aberto a iniciativas e o usuário tem o poder de decidir que componentes da plataforma quer usar. Isso é uma grande vantagem, mas para mim está sendo uma desvantagem.
Veja: no mundo .NET a Microsoft te dá todas as opções que você precisa para fazer suas aplicações web e você raramente precisa usar algum componente de terceiros. Isso pra mim é péssimo porque você vira refém da Microsoft. Mas a grande vantagem é que a comunidade foca apenas naqueles componentes… todo o esforço de desenvolvimento da comunidade fica nas ferramentas padronizadas da Microsoft. Então sei que terei uma solução de qualidade com opções padronizadas.
No mundo Java (e free software em geral) existem diversas soluções e a comunidade ao invés de focar em uma solução definitiva para um problema específico, se divide entre as diversas soluções existentes.
Meu problema é: estou começando uma empresa agora (desenvolvimento web) toda baseada em Linux. Tentei usar .NET através do Mono mas confesso que fiquei decepcionado.
Como já mexi um certo tempo com Java, e sei das vantagens dessa tecnologia, estou fazendo um estudo de viabilidade para sua adoção. Agora estou com uma série de dúvidas, como por exemplo:
- Qual servidor de aplicações usar? (Tomcat, JBoss, BEA WebLogic, WebSphere,…)
- Qual ambiente de desenvolvimento? (Netbeans, Eclipse, BEA, SUN, IBM, …)
- Uso Struts, Velocity, JSF?
Estou certo de que não existe uma solução padronizada, e que a minha escolha vai depender de uma série de fatores estratégicos. Até aí tudo bem.
O meu problema é que o único jeito que eu vejo para escolher quais ferramentas vou utilizar é tentar usar todas por um tempo e ver quais são as melhores e mais adequadas para mim. E, pensando como empresário - e não como programador - isso não me parece viável.
Idéias?
Qualquer sugestão será extremamente bem-vinda.
Obrigado!