Uma amiga me pediu para criar um site para divulgar as peças manuais em argila que ela fabrica para seus clientes.
Como nunca na vida ( nem em sonho ) programei em WEB ( sempre Standalone, desktop ) , já falei para ela que a primeira coisa que ela vai precisar é ter um domínio na Internet ( www.empresa.com.br ).
O problema é que o rapaz que cria os domínios informou que o domínio já existe e que ele só estará disponível no final desse mês ( ele disse que é a data que expira, se entendi direito ).
Mas se alguém já tem esse domínio ela não vai poder ter o site com o nome da empresa dela certo? Mesmo com esse negócio de a pessoa não renovar após expiração? :roll:
Veja, nome de domínio é como se fosse uma certa propriedade, parecido com o direito de marca de um produto. E como tal ele pode ser negociado. Acontece que alguns domínio são muito valiosos. Por exemplo: digamos que você conseguisse registrar um domínio do tipo www.apple.com.br e a empresa Apple quisesse abrir um site aqui no Brasil, ela entraria em contato com você para que disponibilizasse esse domínio para ela visto que não faria sentido esta empresa usar domínio distinto do www.apple.com (no caso do EUA). Você então poderia vender o direito de uso deste domínio para ela por um preço bastante convidativo.
No seu caso específico, se não me engano, depois da data de expiração existe um prazo de alguns meses (posso estar enganado) onde o domínio www.empresa.com.br fica indisponível e depois desta data ele estará livre para qualquer um que se dispuser a registrá-lo. Se for o seu caso entre em contato com o proprietário, o aguarde (com o risco dele renovar e vc realmente não mais poder adquirí-lo a não ser o direito de uso por contrato entre as partes).
Vale uma pesquisa mais aprofundada. Faz tempo que também não me utilizo disto.
Então até onde sei a pessoa que registrou esse domínio não tem nada no ar, somente o registro. Quando se acessa o site dá erro 403.
Mas como faria para entrar em contato com a pessoa, nessas condições? Ao que me parece esse endereço está abandonado mas o moço que faz o registro disse que ele só expira no final do mês não estou entendendo direito isso…
Que prazo de meses é esse? Então depois de expirar tenho que esperar alguns meses e depois ainda descobrir quem é o responsável pelo registro para pedir o endereço e ainda pagar por ele?Nooossa !! Minha amiga vai desistir hihihihihi…
Obrigada pela ajuda.
Aguardarei mais respostas… Até +…
Então realmente acontece isso, o dominio tem um prazo determinando: 1, 2 até 10 anos.
Quando está vencendo esse prazo o proprietário pode renovar, ou não. Caso não renove o dominio fica disponível para a utilização.
Bom caso tenha urgencia, existem algunas opções:
Registrar em outra extensão (.com, .net, .net.br)
Registrar com outro nome, por exemplo: www.lge.com.br (empresa lg), ela teve que acrescentar o e por causa de já ter um registro lg.com.br.
Se caso a empresa já tenha um dominio, pode fazer uma ramificação deste dominio. Por exemplo:
Dominio principal: http://empresa.com.br
Ramificação: http://tecnologia.empresa.com.br <- se não me falha a memória essa ramificação não existe custo, somente do dominio principal.
No caso de você quer mesmo esse registro, deve entra em contato com o proprietário que registro para que ele "venda" para você o dominio. Na minha opinião acho não muito interessante essa opção, eu particularmente partiria para alguma desta que citei.
Olá… Mas então, fica disponível imediatamente ou não?
Pergunto assim: o tal prazo expira, por exemplo, dia 31/06/2010. Posso pedir o registro já no dia 01/07?
E isso qualquer empresa de hospedagem faz ou vai ser necessário, mesmo assim expirado o prazo, eu entrar em contato com a pessoa que fez o registro pela última vez?
Até onde eu sei o prazo é de um mês após o vencimento, mas acho que deve variar de host para host.
Após estar disponível o dominio qualquer empresa de hospedagem realiza o registro ou pode ser registrado por você mesmo no site: http://registro.br/.
Dai enche mais a paciencia fazer por lá, mas você tem liberdade de trocar de host (servidor de hospedagem) quando quiser. Caso faça pela uma empressa de hospedagem você fica um pouco dependente deles. Mas sem problemas.
Antes de vencer o prazo do vencimento, somente o proprietário libera o uso.
Mesmo realmente sendo mais complicado eu prefiro fazer isso sempre pelo http://registro.br . Afinal de contas é por lá mesmo que as coisas são feitas.
Siga as instruções do colega acima. De fato, a única alternativa para se adquirir um domínio específico são estas. Ou registrando um já livre, ou comprando os direito de uso de alguém que já o registrou.
Sabia que tem gente que ganha dinheiro com isso? Eles registram alguns domínios de com certa probabilidade de ser usados por algumas empresas. Daí quando as empresas crescem e desejam criar seus sites ele vendem por um preço bem alto. Claro eu não faria isso, porém… tem gente pra tudo.
Então eu entrei e estava lendo lá diz que precisa de números DNS para fazer o registro…
E pelo que entendi ( em uma busca no Google ) esses números só podem existir quando se há um provedor.
Aí pergunto: como vou registrar se não tenho números DNS?
Verdade… um comércio bastante desonesto, mas possível.
Isso volta a velha telefonia fixa ou móvel, que na epoca você precisava de se cadastrar para receber o direito a comprar um celular ou uma linha telefonica.
Teve gente que faturou rios de dinheiro, pois consegui o direito e repassava a preços altissimos.
Bom creio que isso não seja no caso dos dominios.
Mexo pouco com dominio, para não falar assim uma vez na vida outra na morte.
Mexo mais com ips (192.168.0.1, etc), e redirecionamentos, tipo (no-ip), ddns e outros.
Também pode ser uma saida para a nossa amiga aqui…
O duro é ter que dedicar um micro na internet 24h e 7 dias por semana. Mas tem louco para tudo néh.
Passei mais para falar e comentar um pouco sobre a venda de dominios.
[quote=thiago.filadelfo]Mexo pouco com dominio, para não falar assim uma vez na vida outra na morte.
Mexo mais com ips (192.168.0.1, etc), e redirecionamentos, tipo (no-ip), ddns e outros.
Também pode ser uma saida para a nossa amiga aqui…
O duro é ter que dedicar um micro na internet 24h e 7 dias por semana. Mas tem louco para tudo néh.[/quote]
Olá… desculpa Thiago, mas para que serve esse no-ip e ddns?
E porque ela teria que deixar o computador ‘sempre’ ligado?
Então esse no-ip, cria um nome, mas fica limitado a extensão.
Vou te dar um exemplo.
Tenho um micro conectado a internet cuja o ip externo dele é 184.151.201.5.
Dai quero que todos (as pessoas) conecte a esse micro, mas digitar esses números é meio complexo para algumas pessoas, dai vou no no-ip, cadastro um nome. thiagofiladelfo.no-ip.net, detalhe esse no-ip.net é estipulado pelo serviço não é possivel trocar, tem outras extensões.
Dai a hora que você cadastra no site, você vai falar assim esse DNS (thiagofiladelfo.no-ip.net) está para o IP (184.151.201.5).
Esse IP tal, é um micro que está na sua casa, em uma empresa… em qualquer lugar. Dai você é responsavel pela manutenção desta maquina ligada.
Você deixo de usar um datacenter, você esta usando PC ou servers seu.
[quote=thiago.filadelfo]Então esse no-ip, cria um nome, mas fica limitado a extensão.
Vou te dar um exemplo.
Tenho um micro conectado a internet cuja o ip externo dele é 184.151.201.5.
Dai quero que todos (as pessoas) conecte a esse micro, mas digitar esses números é meio complexo para algumas pessoas, dai vou no no-ip, cadastro um nome. thiagofiladelfo.no-ip.net, detalhe esse no-ip.net é estipulado pelo serviço não é possivel trocar, tem outras extensões.
Dai a hora que você cadastra no site, você vai falar assim esse DNS (thiagofiladelfo.no-ip.net) está para o IP (184.151.201.5).
Esse IP tal, é um micro que está na sua casa, em uma empresa… em qualquer lugar. Dai você é responsavel pela manutenção desta maquina ligada.
Você deixo de usar um datacenter, você esta usando PC ou servers seu.
Não sei se deu para entender.
ate mais[/quote]
Nossa que legal… é outra coisa que não sabia.
Interessante… eu não poderia, na hora de cadastrar, falar assim: esse DNS ( www.empresa.com.br ) está para o IP ( 184.151.201.5 -> que é do thiagofiladelfo.no-ip.net ) ?
Na verdade a pergunta é: quando vou cadastrar www.empresa.com.br posso informar o ip da minha máquina conectada na Internet? :roll:
Acho que entendi + ou - hihihihihi…
Imagino que sim, o registrobr, não vai impedir isso.
O que eles precisam saber é que nome você vai digitar como endereço e que ip vai ser invocado.
Lembre-se de que se colocar o IP (DNS) de uma máquina sua você deve ter um IP Fixo (aqui em SP posso te dar como exemplo o Speedy Business) que é um modem que tem um IP constante, quando o tecnico instala ele atribui esse IP e nunca mais muda, espera-se que isso seja verdade.
Mas tem serviços (Home) que a cada conexão ele recebe um ip do servidor, o famoso DHCP.
Nossa tah virando um sopa de letrinhas… mas acho que esta dando para entender.
Bom resumindo,
Não vejo problemas em apontar no registrobr uma máquina sua, desde que seja da forma que falei.
-> IP fixo.
-> Você deve prestar a manutenção do micro.
-> Deixar sempre disponivel, senão o site cai…
Pessoal, creio que haja um pequeno engano entre vocês.
Não é necessário um provedor contratado para registrar um domínio. É apenas necessário tê-lo para que este funcione. No caso em questão discutido por nossa amiga, creio que valha a pena registrar o domínio que ela deseja. Depois ela contrata o provedor que desejar o qual vai lhe informar o necessário para por em funcionamento o site.
É tipo o seguinte:
você registra um domínio www.XXXX.com.br, de agora em diante, até a expiração do contrato ele é de sua propriedade;
contrate um provedor de serviços (um servidor no caso). Eles te informarão alguns parâmetros que você informará na própria página do registro.br depois. (algo como ns1.blablabla.com.br e ns2.blablabla.com.br depende do servidor)
Instale seu site no servidor.
Fazer direto pelo registro.br lhe permite no caso de você não estar satisfeita com o seu servidor, apenas cancelar o contrato (ou mesmo deixar de pagar e finalizar por quebra de contrato). Imediatamente, contratando outro servidor vc vai no registro.br e informa os novos parâmetros. Isso é feito tão rápido quanto vc possa contratar outro servidor, diminuindo bastante a burocracia no caso do domínio ser registrado pelo servidor na hora do contrato ao invés de pelo próprio proprietário do site.
Eu tenho um domínio registrado que uso para meus estudos e coisas pessoais apenas, e sempre fiz desse jeito.
E mais, vc pode até ter o dominio registrado sem ter provedor em funcionamento. No caso do colega acima quando explicou sobre no-ip etc, o no-ip formece um domínio genérico para ser apontado (pois sempre um é necessário). Se vc já tem um pode usar todo o sistema do no-ip para apontar para o seu. E mais, se você não quer por sua página no ar agora, simplesmente não contrate um servidor, você fica com seu domínio em sua propriedade até a data de expiração deste, sem problema algum.
Só entendam uma coisa. Ter uma página funcionando e visível na internet é uma coisa. Ter um domínio registrado é outra, é apenas o direito de uso daquele nome. Como falei no primeiro post, o domínio é uma apropriedade intangível da empresa, como a marca e a imagem que ela tem no mercado.