Como pegar o que o usuario digitar um campo txt?

Eu estou fazendo um trabalho da faculdade, criei uma tela de cadastro para funcionario, botei os campos txt e renomeei todos eles, e botei o botão salvar, porém agora não sei como criar um metodo dentro do botão salvar pra que ele pegue o que o usuario digitar nesses campos, tentei criar o metodo em outra classe e instanciar a classe no botão mas fica dando um erro dizendo que preciso criar um metodo nessa classe que criei onde já tem um metodo, alguém pode me dar um help pf? ç…ç deixei pra levar a faculdade a serio um pouco tarde ai agr estou totalmente atrasado nesses conteudos
Eu estou usando java, o botão esta usando Swing , e estou fazendo no netbeans 8.2
Conseguir criando uma classe so pro metodo de novo, e o metodo ficou dessa forma:

public void CadFunc(String text) {
       Funcionario func = new Funcionario();

func.getNome();
        func.getCpf();
        func.getRg();
        func.getLogin();
        func.getSenha();
        func.getPerfil();
        func.getSalario();
}

depois instanciei dentro do botão salvar dessa forma:

private void botsalvarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                          
        // CODIGO DO BOTÃO SALVAR
       CadastroDeFuncionario pegvar = new CadastroDeFuncionario();

pegvar.CadFunc(txtnomecompleto.getText());
       pegvar.CadFunc(txtrg.getText());
       pegvar.CadFunc(txtcpf.getText());
       pegvar.CadFunc(txtlogin.getText());
       pegvar.CadFunc(txtsenha.getText());
       pegvar.CadFunc(txtperfilfunc.getText());
       pegvar.CadFunc(txtsalariofunc.getText());

JOptionPane.showMessageDialog(rootPane,"CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO!");

}                    

E agora funcionario, mas ainda quero dicas se houver outras maneiras de fazer isso, e também gostaria de saber como testar pra saber se realmente esta salvo.

Cara, não tem uma descrição clara nem de que tecnologia você está usando (assumo que seja Swing), e não da pra ter ideia de como está seu projeto… Como está estruturado, se tem algum erro, etc.
Posta o código do que você fez para que possam te ajudar com seu problema.

2 curtidas

Putz, sabia que eu não tinha nem percebido?
Vlw, vou editar kk

Eu não entendi o que está acontecendo, ocorre algum problema, algum erro? Você postou os métodos, mas este método não faz sentido:

Posta a classe inteira e descreva melhor que o problema e qual o objetivo do código.
Você disse que criou um Frame com os JTextFields e JButtons e quer pegar o texto no Listener registrado no botão? é só fazer o getText() mesmo.

1 curtida

Meu amigo, por falta de informação não vamos conseguir resolver o seu problema direito. Mas pelo que você tá nos mostrando, creio que os atributos do objeto func não estão inicializados. Você pode mandar o código do construtor da classe Funcionário? Se no construtor, os atributos não foram inicializados direito, irá ser lançada uma NullPointerException. Bem… Realmente não consigo te ajudar com tanta pouca informação assim. Me ajuda a te ajudar, manda todos os códigos, e não apenas a parte que está dando erro.

1 curtida

Não entendi o motivo do método CadFunc, mas tudo bem. Enfim no código seguinte você pode digitar algo na caixa e ao clicar no botão ele informa o texto digitado:

public static void main(String[] args) {
	JFrame janela = new JFrame("Janela"); //cria a janela

JTextField texto = new JTextField(); //cria um campo de texto
	janela.add(texto); //adiciona o campo de texto

JButton botao = new JButton("Clique aqui para ver uma mensagem"); //cria o botão

botao.addActionListener(new ActionListener() { //adiciona um evento no botão com uma classe anônima	
		@Override
		public void actionPerformed(ActionEvent e) { //evento de clique no botão
			JOptionPane.showMessageDialog(null, 
					"Texto digitado: " + texto.getText(), "Mensagem", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
           //como pode ver, o método getText() da JTextField retorna o texto da caixa
		}
	});

janela.add(BorderLayout.SOUTH, botao); //adiciona o botão no sul da janela

janela.setSize(300, 300); //tamanho da janela
	janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); //operação de fechamento
	janela.setVisible(true); //tornando a janela visível
}

Exemplos:

1 curtida

Brigadão cara, consegui fazer seguindo esse exemplo que vc mandou!!!

1 curtida

Não precisa agradecer.
Eu fiz o evento do botão usando uma classe anônima, mas eu prefiro fazer criando uma nova classe, acho que fica mais organizado e de mais fácil acesso caso eu queira mudar algo.
Se quiser saber um pouco mais sobre o swing, tem aqui alguns vídeos em uma playlist:
Introdução ao JFrame
BorderLayout e FlowLayout
GridLayout
Eventos(recomendo olhar esse)
Enfim, tem mais vídeos ai você da uma olhada.

1 curtida