Como projetar/elaborar um DB relacional num projeto de sw OO?

Olá amigos, este é meu primeiro post e estou começando a navegar neste “novo” mundo O.O. :smiley:

Este post-dúvida é sobre análise e projeto OO:

Estou mudando de paradigma (de Estruturado para OO) no desenvolvimento de sw, mas a forma de armazenar minha base de dados continua sendo o bom e velho modelo relacional.

Num projeto estruturado e relacional era elaborado um DER (diagrama de entidade relacionamento) em seguida normalizava os dados (seguindo as formas normais) e construía o DTR (diagrama de tabela relacionamento) depois gerava o banco a partir do mesmo.

[B]Num projeto OO (com DB relacional) como proceder no projeto do DB?[/B]
Não estou falando de implementação (hibernate, etc.), estou me referindo ao projeto do banco… onde vou buscar as informações necessárias para construir o DB?

No momento tenho 2 suposições:

1 - depois de construir o diagrama de classes relativo ao modelo (classes que devem ser persistidas) criaria o banco tendo como base tais classes.
[B]ou[/B]
2 - o projeto da base de dados relacional é “independente” do modelo OO e deve-se continuar com o velho esquema DER->Normalização->DTR->DB.

Qualquer sugestão, indicação de artigo ou livro é bem-vinda.

Valeu!

PS: este post também está no javafree:
http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=855375

num mundo ideal, acho que seria isso o melhor…

No diagrama de classes, estará a base do modelo do banco, mas ter uma camada de persistencia ajuda a abstrair e isolar estas duas áreas e desta forma otimizar o banco.

Para mim é o número 2.