Eu criei um programa e queria que os .class não fosse descompilado, como eu protego??
desde já obrigado.
Eu criei um programa e queria que os .class não fosse descompilado, como eu protego??
desde já obrigado.
vc pode ofuscar seu código…
… com Proguard :arrow: http://proguard.sourceforge.net/
:thumbup: [/quote]
public class telaPrincipal extend JFrame{
}
agora ofuscado:
public class a extend JFrame{
}
ofuscamento é como diz os ermanos: “muy divertido”.
Dependendo da forma como o código foi feito, nem precisa fazer nada. Já vi programadores que escrevem código ofuscado, criptografado e em chinês
pra falar a verdade, a maioria escreve código ofuscado.
o problema é q no fim, só tem o ofuscado.
não q quiseram assim fazer, mas é o “tá lento” pra aprender fazer códigos de fácil leitura/manutenção
uma rápida “googlada” e olha um exemplo de código já escrito de forma ofuscada:
node->score = -search(xside, (Quiesc) ? ply + 1 : NextCapture, (depth > 0) ? ((InChk) ? depth + ext - 1 : depth - 1) : ((InChk) ? ext - 1 : 0), (computer == black) ? BAWindow : WAWindow, (beta < -20000) ? score : alpha, -beta, -alpha);
Hum vou dar uma olhada no ProGuard, mas eu ofusco o codigo depois de copilado ja neh?
O Proguard tem um plugin para o Eclipse. Dê uma procurada por ele.
Eu até entendo a motivação da pessoa que quer “proteger” o seu código, mas assim, na boa, quantos milhões de programadores irão lidar com o seu código e que querem “roubar” a sua propriedade intelectual?
Sério, se seu código é tão valioso que não pode ser exposto ao público (como o algoritmo pageRank do Google), seja simples: Deixe o processamento desse código no SEU domínio. Do contrário, por mais que exista obfuscadores, não é nada complicado descompilar e reconstruí-lo.
Foque o seu esforço em entregar serviço de qualidade para aqueles aos quais você irá vender o seu app. Assim, eles até podem conhecer o teu código, mas com certeza não terão o seu cuidado no atendimento. Mas, é claro, se você baseia TODO o seu valor no código, aí, se preocupe…
[quote=ruivo]
Foque o seu esforço em entregar serviço de qualidade para aqueles aos quais você irá vender o seu app. Assim, eles até podem conhecer o teu código, mas com certeza não terão o seu cuidado no atendimento. Mas, é claro, se você baseia TODO o seu valor no código, aí, se preocupe…[/quote]
então é bobeira vc desenvolver. basta ter um bom “cuidado no atendimento”.
a solução a ser comercializada, basta vc copiar a do do seu concorrente.
é isso q vc quiz dizer?
Sinto informar mas um código java sempre será facilmente passível de engenharia reversa, pela simples questão de utilizar uma máquina virtual universal, o que em 70% das vezes atrapalha a engenharia reversa são as diversas plataformas e arquiteturas.
Os famosos bagunçadores de código são bem interessantes mas como o trabalho de bagunçar não é bem como uma encriptação o custo costuma de n para n entre bagunçar e organizar com força bruta.
O segredo da segurança ao vender o software não está em ocultar o código, mas em poder localizá-lo e ter um bom amparo legal, afinal de contas se seu produto vender bem e você tem prova de autoria, você leva um grana e ganha em publicidade.