Como que funciona as variaveis como private?

Estou estudando aquela apostila da caelum OO, estou com uma duvida na pagina 57, esta falando que devo proteger os meus atributos com private para que eles nao sejam acessado em um outra classe, no final da pagina estar dizendo que so devo alterar os valores dos atributos atravez dos metodos ? tipo as variaveis que armazena saldo e limite. Que eu nao posso alterar os valores uzando minhaConta.saldo = 1000; em outra classe e sim ultilizando os metodos saca e deposita?

Sim senhor; elas ficam “invisíveis” ou “inacessíveis” para outras classes (mesmo as que herdam da classe que contém as variáveis privadas).
Quando vou explicar essas coisas para alguém e quero que a pessoa não se esqueça nunca mais, costumo dizer que as variáveis e métodos privados são como aquelas partes do corpo que devem sempre ficar cobertas; nem seus filhos (subclasses) ou pais (superclasses) podem vê-las, quanto mais outras pessoas (classes não relacionadas).

Sim as variáveis ficam como privadas (visíveis somente dentro da própria classe), os métodos que acessam elas que devem ser visíveis (public, protected para outras classes.
Então voçê nao seta ou pega diretamente as variáveis, você os métodos get e set para fazerem isso!Iss
Isso é o que chamamos de encapsulamento em OO

thingol eu entendi perfeitamente , so mais uma coisa. As variaveis so vao armazenar os valoeres atravez dos metodos saca e deposita isso?

Variáveis com modificador de acesso private indicam que elas só podem ser acessadas no escopo da classe, para que elas possam ser acessadas por classes externas você deve criar métodos publicos que manipulem essas variáveis (métodos gettters e setters).

Isso é um conceito de encapsulamento, você deve fazer isso para proteger sua variável para que o valor dela não seja modificado sem autorização prévia.

Ex: sem encapsulamento

[code]class A {

//variavel declarada como publica, ou seja todo mundo poderá enxerga-la
public int vulneravel = 1;