Como retornar valor do método If

Boa tarde pessoal!
Estou começando com java agora, mas estou com um programa no qual preciso chegar qual radiobutton foi selecionado. Se selecionado o radiobutton1 faz uma ação e se selecionado o radiobutton 2, faz outra ação. Contudo, dentro dessas ações são realizados cálculos em variáveis que preciso utilizar fora do if. Alguém poderia me dizer como fazer para conseguir utilizar esses valores no resto do meu programa?

Segue código:

PROGRAMA
private void jButtonCALCULARActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

    //Assim que clicar em calcular começamos: 
    //chegando os Radiobuttons: 
    float s;
    float n;

    if (jRadioButton1.isSelected()) {
        float frequencia = (Float.valueOf(freq.getText()));
        float polos = Float.valueOf(pol.getText());
        s = Float.valueOf(esc.getText());
        //Começando os calculos: 
        float ns = (120 * frequencia) / polos;
        n = ns / (1 - s);

    }
    if (jRadioButton2.isSelected()) {
        float frequencia = (Float.valueOf(freq.getText()));
        float polos = Float.valueOf(pol.getText());
        n = Float.valueOf(rot.getText());
        //Começando os calculos: 
        float ns = (120 * frequencia) / polos;
        s = 1 - (n / ns);

    } else if (esc.getText().trim().equals("") && rot.getText().trim().equals("")) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Mensagem", "Título", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
    }

E daqui para frente vem o restante do código que preciso usar as váriaveis s,n e ns.

Alguém pode me ajudar? =D
Obrigada!!

Como você está usando Netbeans e já está utilizando os métodos que ele cria, por padrão, não tem como alterar o tipo de retorno (na verdade, não é um problema do NB).
Você deve criar um atributo que vai receber esse valor. Também deve criar os métodos assessores (getter e setter). Dentro do método, valida com o if/else e define o valor cabível à variável, utilizando seu setter.
No trecho onde deseja obter o valor, lê o mesmo com o getter.

1 curtida

Nossa! Eu estava usando setters para utilizar os valores em outro Jframe. Não sabia que precisaria para utilizar aqui também.
Obrigada! Vou tentar utilizar e depois volto com os resultados haahha