Como rodar eclipse no Ubuntu [resolvido]

Olá Pessoal.

tow com um problema aqui olha.

Baixei o JDK pro linux. segui passo a passo o tutorial da SUN

instalei junto com ele o NETBEANS.

mais na hora que vou rodar meu Eclipse Galileo “vesão pra linux” da a Seguinte mensagem…

A Java Runtime Environment (JRE) or Java Development Kit (JDK)
must be available in order to run Eclipse. No Java virtual machine
was found after searching the following locations:
/home/marciliojr/eclipse/jre/bin/java
java in your current PATH

tipo o NETBEANS executa filé.

então Logico e evidente tem um JDK aqui…

O que tah acontecendo ?

alguem pode me ajudar ?

Cara de uma olhada nesse tópico pra ver se te ajuda :

http://www.guj.com.br/posts/list/67326.java

acho que vc tem que configurar a variavel de ambiente no ubuntu.

Ontem coloquei o ubunto 9.04 na minha maquina e instalei tudo pelo synaptic e funcionou bala.

Abxx

Oi,

1- Realmente existe essa pasta /eclipse/jre/bin/java ?
2- O Eclipse abre ou simplesmente mostra o exception e fecha completamente ?

Tchauzin!

Oi lina.

você falou uma agora que eu não tinha percebido.

Essa pasta não Existe a JRE.

mais eu acabei de descompactar o Arquivo baixado do próprio Site do Eclipse.

O Que eu devo fazer ?

cara tem que configurar as variaveis de ambiente
e adicionar os comando no ~./bashrc

exemplo, eu declarei uma variavel assim export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.12
então fiz

vi ~./bashrc

e adicione essa linha o final do arquivo
ao inves de editar com o vi, vc pode fazer assim

echo "export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.12" >> ~./bashrc

que ele adiciona essa linha ao final do arquivo

isso é necessario para você não ter que ficar declarando as variaveis de ambiente toda vez que ligar a maquina, desse modo elas serão criadas automaticamente pelo Linux

RESOLVI.

COPIEI A PASTA JRE da PASTA JDK !!!

PRONTO O ECLIPSE RODOU !!!

VALEU LINA PELA DICA> !!! :smiley:

Oi,

Tudo bem… recomendo você utilizar o recurso -clean antes de usa-lo.
Entre pelo terminal na pasta do eclipse e execute o comando.: eclipse -clean

Coloque as tag [RESOLVIDO] no seu post (como fala na minha assinatura).

Tchauzin!

Olá

Porque este tópico tem o título todo escrito em maiúsculas? É mais importante do que todos os outros?

E escrever em letras maiúsculas todo mundo sabe que fere as regras mais básicas e elementares de netiqueta

Nem li o tópico e nem quero saber quem fez para não pensar mal do cara que fez isto.

Gente, vamos viver em comunidade. Não tentem aparecer mais do que os outros porque causa uma péssima impressão.

[]s
Luca

Desculpe ressucitar o tópico, mas a dica do ‘eclipse -clean’ vale pra quem apenas extraiu o eclipse em um diretório?

Sim, mas vamos ver o que realmente o Eclipse faz quando usamos o -clean:

O Eclipse mantém um cache dos plugins que estão no diretorio e pode não reconhecer alguma mudança (geralmente quando descompactamos um plugin direto no Eclipse - por isso eu sempre recomendo que usuários não familiarizados com a plataforma instalem plugins via Update Manager). O comando -clean remove esse cache e mais outras informações.

Ao remover o cache, o Eclipse irá analisar todos os plugins novamente. Dependendo do seu ambiente isso pode levar um tempo considerável.

[quote=Ataxexe]Sim, mas vamos ver o que realmente o Eclipse faz quando usamos o -clean:

O Eclipse mantém um cache dos plugins que estão no diretorio e pode não reconhecer alguma mudança (geralmente quando descompactamos um plugin direto no Eclipse - por isso eu sempre recomendo que usuários não familiarizados com a plataforma instalem plugins via Update Manager). O comando -clean remove esse cache e mais outras informações.

Ao remover o cache, o Eclipse irá analisar todos os plugins novamente. Dependendo do seu ambiente isso pode levar um tempo considerável.[/quote]

o comando ‘eclipse -clean’ não funciona aqui…

Tente colocar o -clean no arquivo eclipse.ini, só não se esqueça de retirar depois pra não prejudicar as próximas inicializações.

Apenas adicionar ‘-clean’?

Exatamente. Um exemplo:

[quote=eclipse.ini]-clean
-vmargs
-Xms256m
-Xmx768m[/quote]

Depois de carregado o Eclipse, remova o -clean do “eclipse.ini”.