Indrodução(pulem essa parte se quiserem )
Salve! No começo deste ano, tive que decidir sobre qual seria meu TCC. No técnico que eu faço o pessoal(professores e adm da escola…) é meio limitado e poda a criatividade dos alunos. Tudo que sai de TCC são sistemas comerciais, do tipo locadora.E por incrível que pareça, conseguem fazer malfeito(apesar de serem feitos em Delphi e VB que facilita e muito a criação de sistemas como esses). Decidi fazer diferente, escolhi java como linguagem de programação( e Oracle como BD), talvez por sua portabilidade mas principalmente pelo aprendizado que a linguagem pode me proporcionar. O tema não ficou atráz: trata-se de um sistema integrado com parte web, client-server e um sistema interno que, no fim das contas, serve pra controlar dispositivos eletrônicos com uma interface gráfica amigável para o usuário e com a segurança exigida para esses sistemas. No começo, não sabia se ia chegar ou como terminar, só sabia como começar.
Dúvida:
Acreditei que funcionaria como um chat… então fiz umas rotinas via socket (começando com um chat em rede), fui aprimorando a GUI, coloquei comunicação serial … numa rede interna funcionou perfeitamente!!! O problema é que na internet não funciona: não consigo localizar o ip do cliente pois o ip que eu pego é o IP interno. Via socket, vc até consegue pegar o IP externo, mas isso não adianta para se conectar a um host específico dentro da rede.
Aqui no GUJ, me sugeriram para configurar o router para redirecionar determinada porta para determinado host, e acredito que isso funciona. Mas voltei ao meu primeiro raciocínio: deve funcionar como um chat. É claro que é possivel fazer um msn ou coisa do tipo em JAVA, então como é feito? Para quem é direcionado o IP nos sockets, e se sockets não sao usados, como faço para enviar as mensagens ( ou strings, classes, stream de vídeo :?) de outra forma? Quem já tiver feito algum chat ou programa que trabalhe de forma semelhante por favor me dê uma luz.
Qualquer sugestão eu agradeço