Amigos, fiz um curso básico de java no ano passado e gostaia de saber por onde começo para fazer um programa que se comunica via portal serial (com1, com2, tanto faz) para ler e gravar informações em um equipamento.
Os comandos e regras eu tenho.
E tambpem gsotaria de saber se java é uma boa solução. Sei que o VB faz e o delphi tb, mas sei que o vb vc deixa várias dll dependentes do programa e o vb.net precis de framework. Gostaria de saber se java seria uma boa pedida pra fazer isso.
Se Java é uma boa solução ou não depende do caso. Java tem quintilhões de vantagens sobre linguagens tipo VB feitas para rodar em uma única máquina. Se o programa é só para Windows e vc não vai usar nenhuma das vantagens do Java então use qq coisa.
[Anúncio publicitário]
Aguarde, mais tarde, um artigo muito bom sobre JavaComm API aqui no GUJ.
Lembre-se, mais tarde!!
Mas se você ligar agora para (011)1406 você ainda ganha um lindo conjunto de facas Ginsu!!
[/Anúncio publicitário]
javacomm eh uma API do java que extende as APIs qua ja vem com ele. e é dependente de plataforma… ou seja, a javacomm precisa ser instalada no computador onde vai ser usada (no windows e solaris tem a javacomm mesmo da Sun, no linux tem uma implementacao chamada rxtx).
mas, uma vez q todas as suas maquinas tem o javacomm (ou rxtx, …) instalado, o SEU PROGRAMA, que usa essa tecnologia (com import javax.javacomm blbla), ele sim roda em qualquer lugar.
é como ter q instalar a virtual machine do java: cada SO tem uma VM propria, mas uma vez instalda, ela roda qq programa java.
é mas pra mim isso é ruim viu Sergio, pois precisria disponibilizar isso toda vez para os clientes que fossem configurar um pequeno equipamento não somente um arquivo que ele executaria e colocaria informações.
Não é verdade? me corrija por favor se eu estiver sendo ignorante!
o javacomm te da tudo q vc precisa pra se comunicar com as portas do computador. nao importa se vc troca qual o periferico com q quer se comunicar. o q vc vai precisar eh instalar o javacomm em todos os computadores que vao rodar seus aplicativos, assim como vc precisa instalar o j2re.
vc tem razão, eu que me confundi. Afinal de contas sempre será necessário instalar o j2re.
Ainda assim fico na dúvida sobre o que fazer com relação à isso tudo, pois quero dar o mínimo de trablaho possível e quanto menos coisa tuiver que instalar, melhor será, pois só configurará este equipamento uam vez enão precisa fazer mais nada. Talvez delphi … num sei. Mas obrigado pelas sugestõe e explicações.