Como setar o client_encoding num banco Postgres 8.2 usando um pool de conexões do JBoss 4.2.2.GA

Boa tarde.

Busquei em vários sites uma forma de setar o client_encoding do Postgres porém não consegui resposta alguma. A minha situação é a seguinte: Tenho um banco de dados que está usando a codificação [b]latin1[/b] porém, ao buscar uma conexão do pool e executar o comando [b]select pg_client_encoding()[/b] o banco me retorna [b]UTF8[/b]. 
Tentei setar a variável de ambiente [b]PGCLIENTENCODING=latin1[/b] usando em paralelo o parâmetro [b]allowEncodingChanges=true[/b] porém não funcionou. Também tentei passar um parâmetro para a conexão usando o código abaixo mas não funcionou.

<local-tx-datasource> <jndi-name>NomeDataSource</jndi-name> <connection-url>jdbc:postgresql://192.168.0.1:5432/nomeBanco?allowEncodingChanges=true</connection-url> <connection-property name="client_encoding">LATIN1</connection-property> <driver-class>org.postgresql.Driver</driver-class> <user-name>postgres</user-name> <password>******</password> <min-pool-size>5</min-pool-size> <max-pool-size>5</max-pool-size> <metadata> <type-mapping>PostgreSQL</type-mapping> </metadata> </local-tx-datasource>

 Se eu utilizasse uma conexão direta com o banco via JDBC, bastaria que eu executasse uma vez a sentença SQL [b]SET client_encoding to latin1[/b] e meu problema seria resolvido. Porém, nesse caso, eu não vejo uma forma de resolver o problema.
 Qualquer ajuda será muito bem vinda. 

Abraço a todos.