como eu posso capturar uma mudança, por exemplo a seleção de uma opção no <select/>
pra atualizar outra sem recarregar a página? gostaria de fazer isso sem JavaScript ou SQL.
Sem usar javascript e sem recarregar a página é complicado. Os caminhos que conheço, ou usam JS, ou recarregam a página.
então, js até da, mas eu gostaria de fazer esse projeto inteiro só com java, eu achei uma anotação @WebListener, que parece que ela serve pra verificar as mudanças nas páginas, não sei se da pra substituir, n sei muito sobre ,
Esses listeners tem outro propósito. Com eles vc consegue executar ações acerca dos HttpSessions e das Servlets. Não envolve JSPs diretamente.
Pelo simples fato de ter uma mudança num select, como vc mencionou, seria necessário realizar uma subissão num form para executar uma ação, o que causaria o recarregamento da página, ou com js, mas ai teria o uso do JS (que vc não quer).
Infelizmente, não consigo pensar em outra forma.
Obrigado, vou usar JS msm ent. to o dia todo pesquisando e nada :-(. Qual a vantagem de programar em Java ou JSP, se ele tem esses tipos de limitações?É bem mais simples fzr td JS, to nessa teimosia pq gosto de java msm.
Não misture o frontend e o backend. Nesse caso, java é melhor utilizado no backend. Para frontend, hoje em dia, javascript domina. Principalmente nessa onda de single page applications.
Mas, a critério de curiosidade, vc consegue “usar java” nas páginas por meio de taglibs. Vc cria a taglib e a utiliza como uma tag no html.
ent, java no front só da dor de cabeça, é gambiarra demais pra funcionar. Mas tipo meu projeto é tão simples, que se eu deixar essa parte pro Java Script, acabo o usando o java só pro CRUD, tipo essa parte de preencher o select é buscar na api do IBGE e preencher o segundo select de acordo com o estado do primeiro select, e enviar o formulário pro banco.
Vc está acessando a API do IBGE diretamente pelo JSP? Se tu quiser usar mais o java para poder praticar, pode recuperar esses dados externos no backend.
eu faço a req toda no Java, passo só o JSONArray pro JSP, lá eu pego cada estado como JSONObject e preencho o select.
Minha linguagem preferida é de longe java, to aprendendo JS mas ainda tô num ponto muito superficial, ent até agr pelo que vi JS parece ser muito mais fácil de trabalhar e mais eficiente, mas eu acho que isso é pq eu ainda to na base ent n consigo comparar tds os pontos. Tipo, eu já sei o porque do Java n chegar nem aos pés do JS no Front, mas e no Back-end, oq torna o Java melhor pra isso?
No backend, o que fortalece o java, são as ferramentas que existem feitas com ela. Por exemplo, tem o spring que eh excelente para desenvolver qualquer sistema. É muita coisa disponível que permite criar sistemas críticos que deixa o ecossistema bastante robusto. Sem falar na comunidade que eh muita grande e sempre contribui com bastante coisa (acho que a parte da comunidade eh a parte fundamental para o sucesso que o java é).
Mas digo tb que, hoje em dia, nem eh o java msm que está com a bola toda, mas sim a JVM, pois permite rodar outras linguagens na mesma plataforma (linguagens ainda mais produtivas ainda). Tb gosto do java, mas foi fundamental as melhorais que a linguagem sofreu nas últimas versões, senão não iria valer a pena usá-la, diante dos recursos que outras linguagens tem.
concordo a comunidade mantem o Java vivo. ainda n cheguei no Spring, mas pelo que vi ele era um carro-chefe do Java, mas o Spring tbm ta migrando pra outras linguagens como o kottlin, que é mais prática e tbm usa a JVM. Infelizmente acho que o java vai perder bastante popularidade, mas java é divertido de programar e eu nem sei dizer pq.
Pode até perder popularidade, mas acredito que vá demorar bastante. Ainda tem muita coisa que sustenta a popularidade, como frameworks, libs, etc. E a questão da retrocompatibilidade é algo que ainda eh visto.
E, quando as novas versões ficarem mais disseminadas, talvez a popularidade aumente, e ainda mais se mais novidades vierem.
De qualquer forma é sempre bom aprender outras linguagens (e não ser programador de uma linguagem só). Quanto mais opções, melhor neh.
Vdd, recentemente o Java tem adotado a politica do ECMA, de atualizar com mais frequência. se n me engando do java 9 pra cá foi uma atualização por semestre.
Isso mesmo. Dai vieram grandes mudanças, pq até a versão 7, dava dó. O brabo eh os recursos das ultimas versões estiveram disseminadas. Até lah eh ir usando o que estiver mais maduro, como as versões 8 ou 11 mesmo.
A versão 11 na minha opinião foi a uma das mais relevantes, chegou httpClient que n sei pq n tinha antes, é barril ter que procurar por libs externas pra usar, agr tem um padrão pra fzr essas requests.