Em minha aplicação necessito de alguns jobs com scopo de aplicação. E como se sabe não conseguimos injetar os componentes de request nesses jobs de application. Enfim, preciso de vários Daos e outros componentes nesses jobs.
O que devo fazer para utilizar estes componentes em meus jobs? Devo duplicar esses componentes para application scoped? Ou seja duplicar vários daos, sessionfactorys e etc, para poder trabalhar com eles dentro do job? Ou existe outra maneira de fazer isso de forma “correta”?
o problema é que os jobs executam fora de requisições, então vc não pode usar nenhum componente de request ou session…
um dos jeitos de resolver o problema é criar controllers que executam as lógicas e os jobs chamarem urls desses controllers… daí vc faz de um jeito que esses controllers só possam ser chamados desses jobs.
[quote=Lucas Cavalcanti]o problema é que os jobs executam fora de requisições, então vc não pode usar nenhum componente de request ou session…
um dos jeitos de resolver o problema é criar controllers que executam as lógicas e os jobs chamarem urls desses controllers… daí vc faz de um jeito que esses controllers só possam ser chamados desses jobs.[/quote]
Entendi lucas, obrigado pela dica. Uma dúvida: É possível resgatar, apartir desse job, informações de dominio, contexto e etc? Para não ficar hardcode a chamada da URL, de forma a ficar mais dinâmico. Tentei injetar o HttpServletRequest e também não foi possível.
Criando algumas classes daria para fazer algo desse tipo:
@Scheduled(fixedRate = 5000)
public class MyTask implements Task {
private final TaskRequest request; //ou TaskResult, RequestExecutor...
public MyTask(TaskRequest request){
this.request = request;
}
public void execute(){
request.access(Controller.class).method(); //ou request.invoke(Controller.class), request.at(Controller.class) ...
//TaskRequest recuperaria a URI do Router e faria a requisição. Assim a chamada ficaria refactor friendly
}
}
[code]
this.request = request;
}
public void execute(){
request.access(Controller.class).method(); //ou request.invoke(Controller.class), request.at(Controller.class) ...
//TaskRequest recuperaria a URI do Router e faria a requisição. Assim a chamada ficaria refactor friendly
}
}
[/code][/quote]
Parece legal este método, utilizando essa forma, como restringiria no controller a chamada somente apartir dessa task?
[code]
this.request = request;
}
public void execute(){
}
}
[/code][/quote]
Parece legal este método, utilizando essa forma, como restringiria no controller a chamada somente apartir dessa task?[/quote]
Show de bola, essa eu já implementei, mas o esquema do vraptor com o quartz ainda não, mas em breve farei.
Agora uma outra questão, implementei dois jobs aqui, ambos rodam de 1 em 1 minuto, porém um dos jobs demora 5 minutos pra executar, enquanto o mais demorado está executando o outro não roda ele fica esperando o de 5 terminar. Alguém saberia me dizer porque isso está ocorrendo? Pois pra mim esses jobs eram multi-thread, não deveriam possuir nenhum tipo de dependência, ou seja, se um dos jobs demorar 30 minutos pra rodar, o outro deveria continuar rodando de 1 em 1 minuto em paralelo, pelo menos esse é o meu conceito… hehehe
[code]
this.request = request;
}
public void execute(){
}
}
[/code][/quote]
Estou precisando criar uma classe para rodar em background num sistema que estou implementando. Quais classes devo criar para poder utilizar esse Task e por que o VRaptor não reconhece a interface Task aqui? É preciso configurar o Spring para utilizar essa anotação @Scheduled?
[code]
this.request = request;
}
public void execute(){
}
}
[/code][/quote]
Boa tarde,
tendo em conta que estou a usar o plugin acima, há alguma forma de definir o intervalo de tempo de execução de forma manual?
O Objectivo é ir buscar esta informação a um DAO, permitindo assim ter o intervalo de execução da task parametrizavel.
Já estive a dar uma vista de olhos nas classes TaskHandler ( que verifica se a annotation existe ) e na TriggerBuilder que é usada pelo Handler. Contudo nao queria reescrever todo o código já feito pelo plugin, até pq o mais provavel é perder funcionalidades.
Boas,
deixo a forma como resolvi o problema usando o vraptor-tasks, caso alguem procure aquilo q eu procurava…
@ApplicationScoped
@Scheduled(fixedRate = 1000 * 60 * 60 * 24, concurrent = false) //ms s m horas
public class EntitySyncTask implements Task{
//Os dao terão de ser prototypeScope
public EntitySyncTask(ProtoEntidadesDAO entidadesDao, TaskScheduler scheduler) {
this.entidadesDao = entidadesDao;
this.scheduler = scheduler;
}
public void execute() {
for (MosSincronizacao sincronizacao : entidadesDao.getAllSinc()) {
scheduler.schedule(GenericSyncTask.class, customTrigger("teste", sincronizacao.getPeriodicidadeMs() ), "GenericSyncTask");
}
private SimpleTrigger customTrigger(String triggerName, long repeatRate) {
//simpleSchedule() nao funciona...
return newTrigger().withIdentity(UUID.randomUUID().toString())
.startNow()
.withSchedule(repeatSecondlyForever().withIntervalInMilliseconds(repeatRate))
.build();
}
Depois basta criarem a outra Task. Reparei tambem que ,nesta versão que estou a usar 1.0.3 do vraptor-taks, a anotação Scheduled terá de estar presenta em Tasks que não tenham um construtor por omissão. O workaround que usei foi colocar o tal @Scheduled e dar 1 id diferente. Contudo pode nao ser um issue geral visto que eu recompilei o plugin com java 1.5 visto ser requisito do meu proj.