Como trabalhar com jboss de uma forma organizada

Salve Javeiros do Guj !!!

Recentemente comecei a trabalhar com Jboss 4, antes eu utilizava somente o tomcat. Aprendi o mínimo para fazer o deploy no Jboss,ou seja: fechar o pacote, colocar na pasta default/deploy.

Agora gostaria de trabalhar de uma forma mais organizada. Alguns tópicos que me intrigam no momento :

Como trabalhar com mais de um projeto, de uma forma que eles fiquem separados por pacotes dentro do jboss e não vários ears dentro da pasta default/deploy ?

Como fazer o deploy de uma forma automática, invés de gerar um pacote e colocar na pasta default/deploy ?

e como simplesmente de restartar o server e o pacote ser atualizado , como eu fazia com o tomcat ?

[quote=pabloleary]Salve Javeiros do Guj !!!

Recentemente comecei a trabalhar com Jboss 4, antes eu utiliza somente o tomcat. Aprendi o minimo para fazer o deploy no Jboss: fecha o pacote e coloca na pasta default deploy.

Agora gostaria de trabalha de uma forma mais organizada. Gostaria de trabalhar com mais de um projeto e que ficasse separado por pacotes dentro do Jboss. E gostaria de fazer o deploy de uma forma automática, invés de gerar um pacote e colocar no deploy. Gostaria simplesmente de restartar o server e o pacote ser atualizado , como eu fazia com o tomcat.

[/quote]

Vamos por partes:

1-) Se você quiser ter bibliotecas comuns para o servidor, logo na raiz dele existe uma pasta chamada common/lib. Você pode colocar bibliotecas comuns a todos lá.

2-) Se você quiser configurar por tipo de servidor, o jboss tem uma estrutura server/(tipo de instância)/lib. Você pode selecionar a instância que você quiser e colocar a lib lá.

Nos casos citados acima, só são válidos colocar jar´s “normais” lá. Para ejb-jars, war´s ou ear´s, você tem que colocar na pasta deploy, mesmo.

3-) O JBoss possui alguns recursos de “hot deploy” (que nem sempre funcionam, mas que existem, existem). Ou seja, se você desenvolver integrado com o Eclipse, por exemplo, e atualizar uma classe, às vezes (veja bem: às vezes) ele pode atualizar a classe direto no JBoss pra você, sem necessidade de reiniciar o servidor.

4-) Também é possível trabalhar com as classes de maneira “não-empacotada”, ou seja, sem ser dentro de um jar ou ear ou war. Só o que você precisa fazer é criar uma pasta com um nome de arquivo compatível, por exemplo, “xyz.ear”. Se essa pasta tiver estrutura interna idêntica à de um ear, ele vai trabalhar com ela normalmente. No que isso muda sua vida? Você pode atualizar só alguns .class específicos, sem necessidade de atualizar tudo.

Provavelmente, existem alguns pontos a mais a serem citados, esse é só o começo…

[]´s

Nesse link vc pode obter em PDF, varios tutoriais sobre o JBoss, para administração e tudo mais: http://docs.redhat.com/docs/pt-BR/JBoss_Enterprise_Application_Platform/index.html