Como trabalhar no suporte depois de tantos anos sendo prog-dev sr

Durante varios anos eu trabalhei como prog dev java, criei uma pancada de sistemas e os implantei.
Passei por várias empresas e por motivos pessoais, mudei de estados e cidades diferentes e até países onde tive de trocar de empresas já que todo mundo sabe que transferencia é algo inexistente em empresas, mesmo em multinacionais.
O negócio é que aogra, em 2016, depois de uns 15 anos de experiencia no build, na criação, análise técnica e arquitetura caí em uma oportunidade de trabalhar em uma equipe de suporte.
Antes que venham me julgar e me chamar de incompetente saibam que nao se trata de suporte qualquer, estamos falando de sistemas que trafegam transações bancárias de um país inteiro o qual não desejo revelar qual é. É trabalho altamente complexo, a equipe que eu integro possui mais integrantes que apesar de mais jovens que eu já estão nisso há um bom tempo e já conseguem se virar muito bem.
Ainda estou tentando pegar o jeito deste trabalho pois a rotina e o fluxo de trabalho são totalmente diferentes do que estou acostumado, não tem absolutamente nada a ver com desenvolvimento de sistemas.
Se puderem me dar algumas dicas se alguém ja passou por tal situação gostaria de ouvir experiencias sobre isto. Evitem os pré julgamentos por favor sei do preconceito que existe em quem trabalha com suporte mas garanto que muitos de voces se sentiriam completamente perdidos ao entrar aqui nao importando quantos mil anos tenham de java, o negócio aqui é brutal para quem acabou de chegar.

1 curtida

Não sei se há muito a se dizer, mas…

Seja humilde. Reconheça que você não domina essa área e que há muito o que aprender.

Aprenda com os demais colegas de trabalho, esteja aberto à críticas e a lições. Seja curioso e sempre pergunte quanto tiver dúvida. Evite deduzir as coisas, mesmo as aparentemente óbvias. Como em programação, os detalhes podem fazer muita diferença.

Tive um curto período de suporte à aplicações financeiras e sei como a responsabilidade pode pesar. Quando dinheiro está envolvido, as pessoas mudam.

Abraço.

obrigado.

Outro ponto que vale a pena comentar: veja quais as políticas de proteção de dados, antifraude e sobre lavagem de dinheiro da empresa, pois pode estar sob sua responsabilidade detectar sinais de problemas nas transações bancárias e reportar às pessoas necessárias (seus superiores, clientes, e até mesmo às autoridades).

Abraço.

Primeiramente, não seja preconceituoso com você mesmo (não estou dizendo que você é, mas pelo seu texto, mostra que possa ser). Suporte, Desenvolvimento e Testes estão todos no mesmo nível, cada um exige uma habilidade diferente, nenhum é mais alto nível que o outro.

Tirando esse ponto acima da cabeça, abre muito a cabeça pra querer fazer o melhor trabalho possível. Se empolgue com o seu trabalho, levante coisas interessantes para seu trabalho. Entenda como o cliente se sente e como gostaria de ser atendido por você. Use sua experiência como desenvolvedor e passe as melhores informações para a equipe de dev, baseado na sua conversa com o cliente. Crie rotinas que facilitam no seu trabalho do dia-a-dia. Analise os erros mais grotescos que os clientes reclamam, pense como desenvolvedor e sugira novos processos para que isso não ocorra mais. Pense fora da caixa

Obrigado amigo pela resposta. De fato algum preconceito há mesmo porque o trabalho é o oposto do de um desenvolvedor. Por exemplo, aqui temos um conjunto de sistemas grandes que conversam uns com os outros e abrem bugs. Cada bug tem uma solução diferente, um bug que resolvo hoje amanhã é inutil na solução de outro.
Enfim é um trabalho estressante tambem pois voce tem de falar com varias e varias pessoas tentando obter uma solução. Nestes anos de programador, nunca tive de lidar com mais de 5 ou 6 pessoas em uma equipe e em muitos casos com duas ou tres e o chefe de equipe. Raramente pessoas externas.
Sinto falta dos tempos de developer, quem está trabalhando como programador possivelmente é feliz e não sabe…