Estou terminando uma licenciatura em Matemática, mas gostaria de me aventurar em TI. Gosto de desenvolvimento e programo muito pouco. O que seria mais aconselhável: Uma Pós (Qual?) onde poderia aprender mais a programar? (penso em alguma em desenvolvimento Java…) Obrigado!
Claro que uma pos seria bom, independente se voce vai atuar na area de desenvolvimento ou nao, porem, na real nao faz tanta diferenca nessa area.
Eu conheco bastante gente que eh formado em matematica e fisica que foram para a area de desenvolvimento. O que a maioria deles fizeram foi estudar sozinhos e tambem cursos. Por exemplo, os cursos na escola do pessoal aqui do forum parece ser bons (pelo menos bastante gente elogia), da uma olhada no site deles e veja os cursos que eles tem disponiveis.
O fato de voce nao ter muita experiencia em desenvolvimento, pode ser uma vantagem, as vezes gente que trabalha na area algum tempo tem um pouco de dificuldade para se adequar as novas tecnologias, conceitos e etc. Talvez um ponto de partida seria entender logica de programacao (o que provavelmente vai ser simples pra voce, uma vez que voce eh matematico) e tb analise orientada a objetos, aprendendo isso sera mais facil de ir em frente e voce pode dar os primeiros passos em Java.
[quote=windsofhell]Claro que uma pos seria bom, independente se voce vai atuar na area de desenvolvimento ou nao, porem, na real nao faz tanta diferenca nessa area.
Eu conheco bastante gente que eh formado em matematica e fisica que foram para a area de desenvolvimento. O que a maioria deles fizeram foi estudar sozinhos e tambem cursos. Por exemplo, os cursos na escola do pessoal aqui do forum parece ser bons (pelo menos bastante gente elogia), da uma olhada no site deles e veja os cursos que eles tem disponiveis.
O fato de voce nao ter muita experiencia em desenvolvimento, pode ser uma vantagem, as vezes gente que trabalha na area algum tempo tem um pouco de dificuldade para se adequar as novas tecnologias, conceitos e etc. Talvez um ponto de partida seria entender logica de programacao (o que provavelmente vai ser simples pra voce, uma vez que voce eh matematico) e tb analise orientada a objetos, aprendendo isso sera mais facil de ir em frente e voce pode dar os primeiros passos em Java.
//Daniel
[/quote]
Estudar sozinho, trocar ideias no furom e fazer parte do seu guj é certamente o um bom começo.
Já que você pode compartilhar conhecimento e experiência com as pessoas que sabem até mais que você.
para quem está começando e querendo entrar na área eu sempre costumo indicar estudar para a certificação, é algo que não é assim tão dificil (da bastante trabalho para quem está começando mas não é nada impossível ) e conta bastante nessa fase.
Minha formação é em matemática e atuo como programador a cerca de 30 anos.
Recentemente contratei um licenciado em matemática com mestrado em matemática aplicada computacional para trabalhar comigo.
Está fazendo um trabalho fantástico. Trabalhando num projeto de roteamento, distribuitção, caminho mais curto, problema do caixeiro viajante. Só tem uma coisa, ele gosta muito de programar. A primeira parte do sistema já está pronta. Funcionando como uma luva. Mas para chegar a esse ponto ele leu quase 800 artigos, fez documentação de tudo que está fazendo.
Gostaria que o meu pessoal de CC fosse assim. A maioria só quer programar sem parar para pensar no que estão fazendo. Coloquei um programador com CC para fazer o mesmo sistema. Funcionava mas o caminho mais curto em 2 bairros de uma cidade levava 30 segundos para ser atingido, agora, com um matemático, na primeira versão ele já está conseguindo o mesmo caminho em menos de 1 segundo.
Matemáticos são mais compromissados com a pureza do sistema, e isso resulta em velocidade e menor uso de recursos de memória.
Você só quer se aventurar ou quer trabalhar também? No segundo caso, seria interessante fazer uma pós para conseguir um estágio ou coisa do tipo. Senão você você vai ficar fazendo site institucional por muito tempo.
Eu não cheguei a me formar, mas cursei matemática por 2 anos antes de ir para a área de informática.
A matemática me ajudou muito em sistemas industriais na área de engenharia, que muitas vezes exigem bons conhecimentos em cálculos, e agora na área acadêmica, pois é mais fácil formalizar e comprovar coisas.
João, nesse seu sistema de busca de caminhos, vocês estão usando o A*? Já usei ele em grafos gigantescos e, uma vez carregados na memória, o tempo de processamento dificilmente ultrapassa 10 segundos, mesmo em dispositivos bastante pequenos (o maior desafio geralmente passa a ser como paginar e manter o grafo na memória com eficiência, nem tanto como fazer a busca em si).
Ah sim, não sei como é o mercado na sua região. Mas se quer se manter usando muito da matemática que aprendeu, além da área acadêmica, você pode ir para a área de computação gráfica ou meteorologia.
matematica e informatica sempre estão juntas, seria uma boa vc fazer um curso de formação na area de ti, assim vc teria mais chances em um mercado disputado que nem nos dias atuais… e também por se tratar que existe a possibilidade de um concurso publico na area, que só aceitam quem tem diploma de ensino superior…
Se vc não tem dificuldades com matematica, não vai ter muitas dificuldades com informatica, programação as vezes parece ser chato mais se vc for analisar é uma coisa legal. Basta vc ter tempo e idéias… Se vc tem raciocinio logico bom, melhor ainda…
Obrigado pela ajuda de todos. Anotei as dicas dos livros. Ainda penso na pós para me ajudar. Creio que seria melhor para adquirir o que desejo do que uma segunda graduação, por exemplo.
quer um bom conselho? estude matemática aplicada. pode ser uma pós homônima. pode ser em estatística. tanto faz.
o futuro é muito promissor para quem souber espremer números, transformando grandes conjuntos de dados em algo útil. migrando para esta área, você só não vai efetivamente programar se não quiser.
sem contar que sai na frente por ter base matemática.
pense nisso.
[color=olive]p.s.: pesquise no google os termos “data scientist”, “data science” e “applied math” e leia tudo o que encontrar. ah, eu já ia esquecendo: invista em melhorar seu inglês, esteja você no nível em que estiver.[/color]
Esse comentário me chamou bastante a atenção… também sou formado em matemática licenciatura, como o autor do tópico, e estou meio “largado” quanto aos estudos porque não sei o que fazer. Essa opção parece EXCELENTE, um curso bem “teórico” (o que é muito legal!) e que pode ajudar a descobrir um mercado de trabalho inteiramente novo (computação sem CRUDs). E que eu poderia acompanhar sem problemas, diferente de um mestrado em computação, por exemplo, já que não tenho a base necessária nesse campo.
OBS1: Sobre o assunto principal do tópico, infelizmente não tenho nenhum conselho útil ao FLuiz, pois eu já estava na área de TI quando cursei a faculdade.
OBS2: Parece que alegria de pobre dura pouco mesmo
Em uma pesquisa rápida no google, esse curso de matemática aplicada existe em poucas instituições, em algumas federais pelo Brasil (PR, MG, RJ), na Unicamp e no IME(USP). Em São Paulo, que é onde moro, só o IME mesmo… que infelizmente é para quem tem possibilidade de dedicação exclusiva.
Alguém sabe de algum curso Lato Sensu nessa área?
matemática aplicada é um curso bem prático! :shock: de qualquer forma, adorei o 'computação se crud’s)! :lol:
penso que quem puder encarar uma fundação getúlio vargas, ou mesmo uma usp/unicamp/ufrj ‘da vida’ não deve nem pensar duas vezes! sei que a vida ‘real’ quase sempre é bem diferente da vida ‘ideal’, onde a maioria de nós de conta pra pagar, tem de trabalhar muito etc. sei disso. é difícil mesmo… mas não é impossível.
de mais a mais, boa parte do que é ensinado em um curso de matemática aplicada também o é um um curso de estatística e este, é ministrado à noite e em um número maior de faculdades, públicas e privadas. fica a dica.
[quote=pcassiano] matemática aplicada é um curso bem prático! :shock: [/quote]
Com certeza é um conteúdo aplicável em situações práticas, o que eu quis dizer é que tem uma parte teórica forte, explora um lado mais científico, demonstrações, definições formais, etc… como qualquer curso de matemática. Usei esse termo para diferenciar da maioria dos cursos de pós na nossa área, que explora linguagens, ferramentas, gerenciamento de projetos, etc. Isso sim é “prático”, assuntos que se aprende na Internet.
E obrigado pelas dicas (a segunda, Estatística, também), vou continuar pesquisando a respeito.
outra coisa: a amazon tá vindo pra cá; isso significa que poderemos comprar qualquer livro com eles - muitos, nem tem aqui no bazil - pagando (por exemplo) em boleto e esperando 2 ou 3 dias pra chegar.
nem preciso dizer que os melhores livros estão em inglês, preciso? :twisted: