Opa galera tudo bem? é meu primeiro tópico aqui, espero estar fazendo no lugar certo.
Fazendo um exercicio aqui me veio uma dúvida, caso eu precise usar os métodos get e set de uma classe em outro método, como uso? com qual objeto?.. suponto que eu tenho o método setNum1 e o método setNum2 e preciso somá-los no método soma, como faço? pensei em usar getNum1 e getNum2 e então somar, mas dou o get com qual objeto? ou uso this?
public double getNum2() {
return num1;
public double getNum2() {
return num2;
}
public double soma(){
//aqui quero somar os dois acima
}
Então Pessoal, é como pensei mesmo, mas ainda não consigo um return na classe main.
o método
public double soma(double n1, double n2){
double res = this.getN1() + this.getN2();
return res;
}
e o main
calculator calculadora = new calculator();
double n1 = 0;
double n2 = 0;
n1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com o Primeiro Número"));
calculadora.setN1(n1);
n2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com o Segundo Número"));
calculadora.setN1(n2);
calculadora.soma(n1, n2);
ele executa, mas não exibe o resultado, gostaria de aproveitar o gancho e saber se posso exibir o return direto em um JOptionPane.showMessageDialog() se não, como exibo o return desta maneira.
Não é necessário passar por parâmetro as variáveis.
public double soma(){
double res = this.getN1() + this.getN2();
return res;
}
calculator calculadora = new calculator();
double n1 = 0;
double n2 = 0;
n1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com o Primeiro Número"));
calculadora.setN1(n1);
n2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Entre com o Segundo Número"));
//mude:
//calculadora.setN1(n2);
//para:
calculadora.setN2(n2);
//não é necessário passar as duas variáveis por parâmetro pois você já tem as mesmas informadas através dos métodos setN1 e setN2.
//mude:
//calculadora.soma(n1, n2);
//para:
double retorno = calculadora.soma();
Sim, você pode exibir o resultado em um JOptionPane.
Perfeito cara, funcionou agora! Sou iniciante em OOP então me confundo as vezes se há necessidade de passar parâmetros ou não. e o n1 no método set do
n2 foi culpa do Ctrt + C =D.
Muito obrigado!