Como vc começou sua carreira com o java?

Boa noite pessoal, tudo bem com vcs? Espero que sim!
Sou formado faz 2 anos em Sistemas de Informação, estou terminando o curso de Formação java na Caelum.

Atualmente trabalho como professor no Centro Paula Souza no curso técnico em informática.
Mesmo com a minha experiencia de 2 anos dando aula na linguagem java e com os cursos que tenho,
ainda estou com dificuldades em conseguir um emprego ou estágio no mercado de trabalho com o Java pois só possuo experiencia dentro da sala de aula.

Essa falta de experiencia no mercado de trabalho está pesando muito na hora de encontrar uma vaga.

Acredito que muitos novatos possuem tem dúvidas sobre como começar…
Pensando nisso resolvi abrir uma discussão para os veteranos na área (rsrs) contar como foi o seu ínicio de carreira e dar dicas
para nós novatos nos darmos bem nesta área!

Abração a todos!
:smiley: :smiley: :smiley:

Ola,

Eu trabalhei com Java por alguns anos, e eu comecei meio que por acaso.

Quando eu me mudei pra Suecia, eu comecei a procurar emprego e uma empresa me ligou pra marcar uma entrevista, marquei a entrevista e tudo mais, mas eu tinha um problema, nao tinha experiencia profissional em Java. Eu fazia os meus programinhas basicos e tal, mas nunca estudei a fundo.

Dias antes da entrevista eu estudei dia e noite (literalmente) Java, fui pra entrevista, fiz o testes de logica de programacao, teste teorico de orientacao a objetos e de linguagem, passei em todos. Mesmo assim fui sincero com eles e disse que nao tinha nenhuma experiencia profissional com Java. Mas mesmo assim eles me contrataram por causa do meu forte background em C++ e experiencia internacional (trabalhando no Brasil e na Inglaterra).
Quando eu comecei a trabalhar, estudava todo santo dia, varias horas, tentava aprender o maximo de coisas com os outros desenvolvedores, ficava examinando todas as partes do sistema.

Eh um pouco diferente como as coisas funcionam fora do pais, claro que os gringos dao valor para a experiencia, mas eles contratam muitas pessoas que acabaram de sair das universidades e nao tem experiencia profissional nenhuma, mas tem um forte conhecimento teorico e tem possibilidade de se desenvolver profissionalmente. Ai no Brasil as empresas praticamente ignoram pessoas que nunca trabalharam.

Trabalhei alguns anos neste empresa com Java e eu tive sorte porque era uma das empresas que mais investia em Java no mundo, aprendi muito por la. Depois recebi uma proposta pra trabalhar com .NET e C# e estou bem contente, estou trabalhando com tecnologia de ponta, aprendendo muito tb.

Eu acho que vc tera grandes changes de conseguir um emprego em Java porque vc eh professor de Java, pra mim conta como experiencia. Tb vc esta fazendo cursos, que sempre sao valorizados.

//Daniel

Há 16 anos atrás, na época que comecei o Java não existia.

Comecei então com o Clipper, mas ele já estava em declínio. Estudei Delphi na escola técnica, o que me ajudou muito na parte da grande novidade tecnológica da época: as linguagens orientadas à objetos. Mas meu primeiro emprego acabou sendo com Visual Basic.

Foi então que entrei na faculdade.
Mais tarde, consegui um estágio numa consultoria de OO, chamada Datran. O salário era baixíssimo, eu praticamente pagava para ir. Me passavam a valiosa tarefa de fazer “helps”, porém, os consultores me explicaram muito sobre OO, e saí bastante fera do assunto. Foi lá que ouvi falar de padrões de projeto pela primeira vez.

Em seguida, consegui meu primeiro emprego de verdade como PJ numa empresa que atende o HSBC, chamada TWIC. Trabalhei por lá com access e asp.net.

Saí de lá para uma empresa parceira da VISA, onde desenvolviamos um sistema para controle de frotas integrado ao cartão de crédito. Tive que desenvolver o software da máquina do cartão (em C), seguido do software de gestão (em C++) e o software do cartão de crédito (também em C).

Em paralelo, entrei em contato pela primeira vez com o Java na faculdade. A linguagem era lenta, não tinha hotspot compilation. Vi na disciplina, e não olhei para ela novamente tão cedo.

Anos depois, fui contratado pela Siemens. E lá usei o Java para valer pela primeira vez. Desenvolvíamos um conjunto de ferramentas para testar centrais telefônicas. Parte do trabalho também envolvia o VB e o C++. Nessa época, comecei minha pós em jogos, toda em C++ e de lá consegui me tornar professor na mesma pós graduação.

Finalmente, saí da Siemens para meu emprego atual, na Positivo Informática, e hoje atuo com C# e MS MVC.

A 6 anos atrás,trabalhava numa empresa de telecomunicações e estava iniciando a faculdade.

Fiz um curso de Java cuja empresa parceira da empresa que ministrou o curso estava contratando 2 profissionais vindos do curso.

Dos 40 participantes do curso,fui um dos 2 escolhidos :smiley:

Comecei a 11 anos atras e meu plano foi e ainda é esse:

  • Investir em inglês.
  • Investir sistematicamente em livros - Quando estou na metade de um, já estou planejando e adquirindo outros.
  • Investir pesado nas certificações.
  • Não perder o foco - Java é a maior e mais completa plataforma em ecossistema de tecnologias do mercado e por isso não existe necessidades da pessoa ficar estudando ou aprendendo outras plataformas. E nem ficar perdendo o foco por oportunidades relâmpagos de outras plataformas. Dentro do Java ja existe uma infinidade crescente de coisas para aprender…

Eu te garanto que as oportunidades virão com o tempo…

Comecei com o bom e velho C/C++ na faculdade.
Depois, PHP.
Então, veio o java.
Profissionalmente, atuo com ele há 6 meses (verdade).
Enquanto isso, aprendi C#, ASP.NET e um pouco de Ruby on Rails.

A minha primeira linguagem que eu aprendi e que gostava demais era a linguagem C, o problema era que não tinha oportunidades de emprego, mas em 2005 me contaram que Java dava dinheiro e que poucos sabiam utiliza-la e que estava aumentando o número de vagas. Fiquei do final de 2005 até começo de 2007 estudando J2SE e um pouco de J2EE, e nesse meio tempo sempre procurava emprego e não aparecia nenhuma vaga com java(somente tinha vagas com VB 6 ou Delphi). Somente no começo de 2007, quando já estava desistindo de procurar emprego que surgiu uma oportunidade de estagiar em santo amaro, SP, e a partir dali trabalho exclusivamente com java EE até hoje em dia, já se passam 4 anos. No meu caso eu aprendi praticamente tudo por meio de livros, estudando em casa, estudando os projetos da empresa e também pelo conhecimento adquirido nas certificações.

Na época da escola consegui um estágio como office boy em uma empresa de T.I bem pequena…
comecei a fazer facul ( Processamento de Dados ) e em 6 meses de facul passei a programar em PHP nessa mesma empresa.
fiquei 6 meses trabalhando com PHP e consegui um emprego para trabalhar com Java ( Banksphere )
Hoje em dia trabalho com JAVA ( JSF , richfaces , hibernate, springs e outros).

Comecei estudando com vb, meu pai q tentou me ensinar, + depois que descobri java na facu ai eu pulei a cerca pro lado da Sum rs.
Depois de um tempo fui para c#, mas voltei para java…

Comecei estudando sózinhoo , é so consegui um ESTAGIO depois que tirei a SCJP

Antes de entrar na faculdade já comecei a fazer um curso de Java Básico com OO.
No primeiro semestre da faculdade consegui um estágio para desenvolvimento em php. Passei 8 meses lá.
No segundo semestre da faculdade, paralelamente eu fiz um curso de java web.
Foi quando surgiu uma oportunidade de um estágio em desenvolvimento em java web. Passei 8 meses como estagiario e depois fui contratado e estou lá até hoje.
No total faz quase um ano que estou trabalhando com java.
Considero que tive muita sorte, pois quando iniciei o curso já tinha muitos amigos que trabalhavam na area e eles me deram dicas muito importantes.

Eu comecei aprendendo C/C++ na faculdade em 2007, e logo saí procurando estágio. Não tava procurando java especificamente, qualquer coisa que aparecesse tava bom. Entrei num processo seletivo em 2008 e fui aprovado pra um “pré estágio” que seria um treinamento de 1 mes na empresa, e no final poderia entrar como estagiário.

O pessoal que entrou comigo dizia que nós éramos os “aspiras” a estagiário. Depois de um mes de aulas super corridas, fui aprovado mas fiquei meio largado na empresa. Os gerentes não valorizavam os estagiários, e voce basicamente tinha que ficar correndo atras deles implerando por algo pra fazer. Fiz muitos manuais de usuário nessa época, e cheguei até a me bandear com outros estags pra criar um sistema por conta propria pra ajudar os DBAs dali. Foi legal porque fiz algumas amizades e aprendi bastante, mas não tinha muita muita perspectiva de crescimento.

Depois de quase um ano e meio sem avançar, consegui emprego em outra empresa, aí eu realmente começei a aprender tecnologias mais modernas e a desenvolver realmente.
Agora já to me perguntando se já não é hora de mudar de novo…

Comecei a aprox. 7 anos.

Entrei na faculdade e não tinha planos de trabalhar com software. Na verdade, queria virar especialista em Hardware, montar dispositivos etc. Mas acabei curtindo bastante a área de software e quando ví, depois de alguns passos em Pascal, comecei a estudar Java.

Na verdade, o que mais me motivou a estudar Java foi a dificuldade. Naquela época, todos diziam que Java era MUITO difícil e quase ninguém sabia. Mas que nos grandes centros, se pagava bem.

Comecei a estudar e desde então não parei mais. Em paralelo a isso, comecei a trabalhar com .NET em uma empresa da minha cidade. Tirei algumas certificações Java, algumas várias empresas me ofereceram emprego e aí comecei a minha carreira :smiley:

Bom dia pessoal!!!

Nossa estou gostando de ver o pessoal contribuindo contando sua trajetória profissional!

O pessoal está de parabéns!

Abração!

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

comecei com um estagio em uma pequena empresa de TI que mechia bastante com remessas de cobrança bancária, eu era o conhecido estagiario “faz tudo relacionado a TI”…

tanto o meu chefe quanto eu tinhamos um grande interesse em eu programar, por isso ele pedia software para automatizar certas tarefas em TI e eu estudando ia me virando para criar o software em si…

depois de algum tempo sai dessa empresa (realmente gostava bastante deles, mas conhecia estagiario que ganhava mais do que eu como junior e não tinha como crescer ali nem tecnicamente, nem profissionalmente, nem financeiramente…enfim)…

fui para uma empresa de telecom, la ja interagi com aplicações mais robustas apesar de nem tanto, aprendi algumas coisas la, me acostumei com um ambiente um pouco maior, mais ainda pecava muito na organização… e no go horse…

sai de la e estou hoje em uma empresa além de organizada (em relação a documentação, processos, etc) estou me envolvendo com aplicações mais robustas, organizadas…etc

oi,

Eu comecei a trabalhar com Java no início de 2006. Antes disso trabalhei com C, PHP e outras coisas isso desde 2000.

As empresas cada vez mais querem o profissional “pronto” para chegar e sair fazendo, talvez por isso as exigências do mercado, não temos tempo para nos adaptar a cultura da empresa, aprender uma nova técnica, etc

Uma dica é você procurar um emprego na área, mesmo que a vaga seja apenas para fazer planilhas no excel já está valendo. Ai quando estiver lá dentro e você perceber uma oportunidade de fazer outra coisa que gosta você mostra que é capaz.

Abs

Começei a uns 5 anos.

Me deram uma apostila de Java (A FJ-11 da Caelum) e falaram para estuda-la.

Estudei, entrei em uma empresa de transportes para trbalahar em escritorio, e aproveitaram que eu estava aprendendo e deixaram eu refazer o sistema deles de clipper para Java. Fiz e refiz esse sistema umas quatro vezes.
Entrei na faculdade.
No segundo ano da faculdade começei a estagiar de verdade na area em uns projetos de processamento de dados com Java, e quando começou a surgir muitos projetos web para fazer, sai de lá e entrei em uma empresa para programar Android (onde estou agora).

Nesse tempo todo, estudei tudo que tive oportunidade. Todas as linguagens tem algo diferente que é legal aprender, e não acho disperdicio gastar tempo vendo coisas que nao vou usar.

Muito massa!
Estou gostando de ver o pessoal colaborando!

Abraços

:smiley: :smiley:

Puxa aprender Java não foi fácil! rs… Infelizmente não aprendí nada na faculdade… Eu era de suporte (infra-estrutura), nos últimos 3 meses da faculdade decidí que queria experimentar programação, fiz o TCC sobre Java (sem saber nada praticamente, nem a teoria) isso para juntar conhecimento e tentar nessa altura do campeonato, um estágio. Mas sem conhecimento algum, nem lógica eu tinha, por tais motivos conseguir estágio estava sendo um
real desafio, ponto de chegar a “pensar em desistir…”, foi quando decidí me vender da seguinte maneira “me proponho à trabalhar de graça nos primeiros meses até contribuir efetivamente com esta prestigiosa empresa”, e comecei a mandar em média mais de 15 currículos por dia com essa mensagem no corpo do texto (contatos pegos exclusivamente no ApInfo). Após isso, algumas empresas entraram em contato mostrando mais interesse e cobrando
menos, quase fui contratado pela Editora Globo, a menina do RH realmente havia gostado da minha disposição e desejo de ingressar na área, enfim, conseguí um estágio na consultoria Provider IT lá foi minha entrada ao universo Java, empresa que sou PROFUNDAMENTE GRATO por abrir as portas para mim (eu não sabia absulatamente nada, algumas empresas até me chamaram para entrevista, mas quando aplicavam testes de Java ou até mesmo de lógica eu até desanimava pois realmente não sabia nada).

Quando entrei no estágio, mais e mais desafios rs… Comecei a estudar estudar e estudar, foi quando percebí que minha faculdade foi pouco produtiva para o que eu estava fazendo (Sistemas de Informação) pois eu não tinha aprendido nada de programação. Ví várias linguagens mas não aprendí realmente nenhuma.

Foi quando, fiz + mais de 20 mini-cursos de 3 horas cada (GlobalCode); 2 cursos Caelum; 1 curso USP; cursos DevMedia (online); comecei a estudar SCJP (aprendí muito nesta fase); recorrí muito ao GUJ (aprendí muito nesta fase); conseguí todos os livros “considerados” referência em Java (DEITEL, HEAD FIRST, Efettive Java, FJ-11 etc) e comecei a ler, não foi fácil não não mesmo! Nada entrava na cabeça rs… Nada! rs…

Persistí persistí e comeceu a entrar, quando isso aconteceu eu decidí que não queria mais ser estagiário (ganhava 400 reais + VT + VR) e já era formado há 8 meses, foi quando a efetivação não saia, daí comecei a mandar currículos e quando fui aprovado na Editora Saraiva S/A para ser consultor resolveram me efetivar consultor na consultoria e o salário era algo como 1000 reais a mais que na Editora Saraiva S/A porém talvez pelo nome/peso
mais tarde optei pela Saraiva S/A. Lá realmente consolidei várias coisas e sentí o quanto é bom Java além de legal
financeiramente também rs…

Abraços,

Aos 19 anos em 1991, fiquei sabendo que minha namorada estava grávida, eu tinha acabado o 2º grau dois anos antes, e não tinha entrado ainda na faculdade. Fiz um curso técnico no SENAC, onde estudei Clipper, dbase e algoritmo. Em 1992 trabalhei em um grupo de usina de açúcar como digitador, depois fui transferido para o CPD para trabalhar com UNIX.
Nessa usina consegui com um amigo clientes para desenvolver em Clipper sistema para armazém de açúcar. Dois anos depois li um anuncio no jornal, precisa-se programador Clipper, fui aprovado e comecei a trabalhar em uma empresa de comunicação, TV, Rádio e Jornal, desenvolvi vários sistemas e em 1996 mudei os sistemas de Clipper para Delphi 1.0, nesse mesmo ano surgia o Java. Dois anos depois fiz alguns testes com Java, mas só em 2004 fiz uma aplicação JSP Servlet, logo depois desenvolvi um sistema de jornalismo para uma TV desse mesmo grupo que é afiliada da rede globo. Hoje trabalho com JSF e ainda desenvolvo em DELPHI. Trabalho para esse mesmo grupo, para uma faculdade e para alguns municípios de meu estado.
Aprendi Java pela internet e principalmente pelo livro como Programar da DEITEL e também pelo www.guj.com.br, onde muito me ajudou e ajuda até hoje