Eu até sei como conecto uma aplicação java a um banco de dados, utilizando jdbc… Mas em todas as aplicações que eu já fiz utilizando banco de dados, seja em java ou outra linguagem, eu sempre acho muito feia a maneira como eu interajo com o banco, como eu trato as informações, etc…
Gostaria de saber como vcs tratam essa interação, para ver se eu tiro algumas ideias boas para mim…
Se não me engano, acho que li em alguma mensagem aqui no pj, sobre a criação de classes para representar as tabelas do banco, ou algo assim… Vcs fazem isso? Podem explicar em mais detalhes?
Eu particularmente utilizo o Design Patterns Data Access Object (DAO)…
Quando o aplicativo envolve muita consulta, gravação, alteração de dados no banco, utilizo o Hybernate para auxiliar tb…
[]'s
Eu ouço muito falar em Design Patterns e no framework Hybernate… Hybernate eu nao faço a minima ideia doque seja, e Design Patterns também não entendo muito, a unica coisa que me vem na cabeça quando penso nisso, é que Design Patterns são soluções para problemas, que podem ser reaproveitadas, ou algo assim… é isso mesmo?
Poderia me falar um pouco sobre essas duas coisas?
Cara, na verdade esse negócio de usar JDBC é muito feio…
Não consigo imaginar uma aplicação com mais de uma tabela e algumas consultas (não precisa muito) rodando com códigos SQL no meio. Isso dificulta tudo. Em compensação o Hibernate resolve tudo isso de forma super simples.
Por exemplo:
Imagine que você tem aquela aplicação usando JDBC puro, que roda super bem com MySQL, só que derrepente você percebe que o MySql não está correspondendo em termos de performance, e quer mudar para Oracle por exemplo. Ter que mudar tudo no código.
Porém, se você usar Hibernate (que nada mais é que um framework de acesso a Dados, ou seja, uma classe DAO [Data Access Object]), você não precisa mais escrever SQL no seu código, o acesso seria feito ao Hibernate e o Hibernate fará o acesso aos seus dados através de classes beans. Classes beans são estruturas de dados que representam tabelas, e os registros são objetos que são inseridos no DB através do Hibernate.
Bem, o melhor de tudo isso é que no exemplo da troca de banco de dados, você não muda nada na sua aplicação, apenas altera um arquivo chamado hibernate.properties onde você define qual banco quer usar através de linhas que estão comentadas, e que você descomenta.
Além de tudo as consultas (select * from qualquer_coisa) pode deixar de lado. Tudo que você pode imaginar em SQL já vem pré-definido no Hibernate.
É claro que existem outros frameworks para Acesso a dados, inclusive um que a Sun lançou (não lembro o nome agora).
Isso tudo é chamado de Persistência de Dados.
Você pode procurar mais informações em www.hibernate.org
ou no onisciente google.
Espero que tenha clareado, e não difficultado…
Qualquer dúvida posta aí…
té +
Acabei de achar essa entrevista no JavaFree
No final tem uns links com tutoriais sobre o Hibernate.
Dá uma olhada:
http://www.javafree.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=40
té +
Eu tbm soh uso DAO, hibernate ainda naum cheguei a usar. Como agora to brincando um pouco com Entity Beans, naum preciso me preocupar com a persistencia (to usando CMP beans)
Sem persistência???
É a tal da prevalência???
onde posso achar algo referente a isso??? um tutor???
té +++
eu sempre usei DAO em Abstract Factory direto… agora to começando com hiber
E ai, matheus, q q c ta achando do hibernate, eh da hora mesmo!? Vale mais a pena do q o JDO?!
é produtivo cara, tu só conecta e sai usando… não posso comparar com JDO pq nunca usei JDO…
Pessoal, eu ouvi falar que permanência de dados é muito boa, mas tem um novo conceito que se chama Prevalência de dados…
Alguém já ouviu alguma coisa sobre isso?